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Plano de aula - Intervalo de tempo/calendário

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre compreender que há intervalo nas medidas de tempo na relação dia, semana, mês e ano

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Ricardo Azevedo da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: José Ricardo Azevedo da Silva

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.

Objetivos específicos

  • Compreender que há intervalo nas medidas de tempo na relação dia, semana, mês e ano.

Conceito-chave

  • Compreender intervalos de tempo entre datas e relacionar dias, semanas, meses e ano.

Recursos necessários

  • lápis;
  • borracha;
  • cartaz - retomada para impressão;
  • cartaz mural dos aniversariantes para impressão;
  • atividades principal impressa;
  • atividade complementar impressa;
  • atividade raio x impressa;

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Compartilhe com a turma o resultado que se quer alcançar durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante registrarmos a data do nascimento?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Comece a aula apresentando o calendário anual fixado na sala. Retome os conceitos já estudados sobre o uso do calendário no dia a dia. Faça uma sondagem dos conhecimentos já apreendidos pelos alunos estabelecendo a relação dia, mês e ano. Peça que completem os espaços em branco da atividade que deve ser apresentada em forma de cartaz. No calendário anual explore quais são os meses do ano e relembre o conceito que o calendário é um instrumento que nos permite medir e representar graficamente a passagem do tempo, servindo também para que possamos organizar nossas rotinas e que o ano possui 12 meses.

Propósito: Relembrar a relação entre dia, mês e ano.

Discuta com a turma:

  • O que o primeiro número que será escrito representa?
  • Quais as unidades de medidas de tempo que você identificou?
  • Vocês acham que o número 10 e 15 representam alguma unidade de medida de tempo?
  • Em qual dos espaços em branco pode ser colocado o número 2018?
  • O número 28 representa qual mês do ano?
  • Se uma semana tem 7 dias como saber quantas semanas tem um mês?

Material complementar para impressão:

Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Projete este slide ou apresente em forma de cartaz para os alunos. Distribua a atividade impressa. Explore com os alunos os conhecimentos que já saibam acerca da dos intervalos de tempo entre datas e a importância social de registrar a data do nascimento.

Propósito: Identificar o dia e mês do aniversário.

Discuta com a turma:

  • Alguém faz aniversário no mesmo dia?
  • Observem no mural qual é a data de aniversário mais próxima da sua?
  • Quais dos alunos aniversariante comemoram no início do mês?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de Intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Apresente a situação problema aos alunos, escreva-a na lousa. Peça aos alunos que formem trios e que observem o mural dos aniversariantes. Distribua a atividade impressa e estimule-os a resolverem a situação problema para que percebam que é no mês de março que Lúcia e Marcelo fazem aniversário. É um momento para os alunos identificarem as informações sobre as datas de aniversários para que dessa forma, eles possam compreender que há um intervalo de tempo apresentado na situação proposta que é equivalente a quantidade de 22 dias. Neste momento, os alunos com suas estratégias próprias, podem agrupar os dias por semana, dessa forma, os alunos terão que distribuir a quantidade de dias por 7(sete) e obter como resultado o período de 3 semanas.

Propósito: Distribuir o intervalo de tempo em semanas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês farão para distribuir os dias?
  • A quantidade de dias para ser distribuída é maior ou menor que 3 semanas?
  • O que vocês entendem sobre intervalo de tempo?
  • Vocês acham que o intervalo de tempo entre os aniversários correspondem a semanas completas com 7 dias?
  • Nesse espaço de tempo para ser calculado podemos usar que tipo de operação?
  • Se Lúcia fizesse aniversário dia 17 e Marcelo dia 25. Corresponde a duas semanas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Nesta atividade, solicite que os alunos leiam as informações em relação ao mês (março), a quantidade de dias entre os aniversários de Lúcia e Marcelo (22 dias) e que observem os números do dia do aniversário de cada um que são dia 3 e dia 25 de março. Antes de resolver a situação problema, explore com os alunos os dados e as informações sobre os dias do aniversário apresentados no mural dos aniversariantes. Observe se os alunos estão contando a quantidade de dias e explique que para descobrir quantas semanas e dias corridos são eles podem optar em contar usando os dedos, anotar em um papel avulso, usar o calendário para contar, usar subtração, entre outros. Logo em seguida analise as formas que eles encontraram para resolver a situação proposta.

Propósito: Identificar o dia do mês de comemoração do aniversário.

Discuta com a turma:

  • Quando Lúcia comemorar seu aniversário quantos dias terão se passado?
  • Vocês acham que a festa pode ocorrer em um final de semana?
  • Como descobrir que dia da semana é a festa de Lúcia?
  • De que forma podemos saber em que dia da semana é comemorado o aniversário de Marcelo? É em um final de semana?
  • Se Marcelo comemora-se sua festa uma semana antes que dia seria?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7, 8 e 9)

Orientação: Após os alunos terem respondido a atividade principal de forma oral, compartilhe com a turma as resoluções da questão para que possam refletir que a forma de solucionar a situação problema nem sempre é única e quando apresentam mais de uma forma de solução com a mesma resposta, ambas são válidas, ou seja, dividindo por 7 dias correspondendo a três semanas ou contando de semana em semana respeitando a sequência correta. Em seguida, apresente as soluções, projete o slide ou escreva no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que explique para a turma. Peça que expliquem como esses alunos pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Espera-se que os alunos, a partir das informações, possam refletir qual a maneira mais adequada de solucionar a situação problema.

Discuta com a turma:

  • Se fosse o aniversário de Luana e Lúcia, nós poderíamos fazer a subtração?
  • Como podemos encontrar o total de dias fazendo uso do calendário?
  • Por que o trio das meninas calcularam por semana?
  • Se Marcelo fizesse aniversário uma semana antes do dia 22, como vocês fariam para identificar este dia?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7, 8 e 9)

Orientação: Após os alunos terem respondido a atividade principal de forma oral, compartilhe com a turma as resoluções da questão para que possam refletir que a forma de solucionar a situação problema nem sempre é única e quando apresentam mais de uma forma de solução com a mesma resposta, ambas são válidas, ou seja, dividindo por 7 dias correspondendo a três semanas ou contando de semana em semana respeitando a sequência correta. Em seguida, apresente as soluções, projete o slide ou escreva no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que explique para a turma. Peça que expliquem como esses alunos pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Espera-se que os alunos, a partir das informações, possam refletir qual a maneira mais adequada de solucionar a situação problema.

Discuta com a turma:

  • Porque o grupo dos meninos dividiu por 7? Poderia dividir por 5?
  • Como podemos encontrar o total de dias fazendo uso do calendário?
  • Por que foi usado uma subtração?
  • Alguns dos aniversariantes comemoram no fim de semana?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7, 8 e 9)

Orientação: Compartilhe as resoluções da questão oralmente e discuta com a turma sobre as possíveis soluções encontradas para que possam perceber que várias formas de resolução podem atingir o mesmo resultado. Em seguida, projete o slide ou escreva no quadro a solução. Pergunte à turma o que eles entenderam ou pensaram para resolver o problema proposto. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Espera-se que os alunos, a partir das informações, possam socializar suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Se fosse comemorado uma semana depois, em que dia seria a festa de aniversário?
  • Se a festa tivesse que ocorrer no próximo sábado, que dia seria?
  • Alguém pode explicar porque o grupo de Marina considerou dia 11 o terceiro domingo do mês de março?
  • Porque o grupo de Marcelo marcou dia 18 com 3º domingo do mês de março?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Finalize o conteúdo relembrando o que foi estudado durante a aula, explique aos alunos que de acordo com a situação problema proposta, os mesmos terão que adotar a estratégia mais adequada para a solução da questão.

Propósito: Perceber que as estratégias entre os intervalos de tempo podem ser válidas a depender da situação proposta.

Discuta com a turma:

  • Qual a maneira mais prática que vocês acharam para resolver a situação problema?

Indicações de leitura e estudo ao professor

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 9 minutos (Slides 11 e 12)

Orientações: Ao distribuir esta atividade impressa, oriente aos alunos que observem no mural dos aniversariantes do meses de março, julho e novembro as datas dos aniversários. Conduza-os a perceberem que há um intervalo de tempo entre esses aniversários, que são a quantidade de dias entre os aniversariantes do mesmo mês.

Propósito: Compreender que uma determinada quantidade de dias representa um intervalo de tempo entre datas em um mesmo mês.

Discuta com a turma:

  • Como vocês descobriram que o intervalo de tempo entre os aniversários de Lúcia e Marcelo são três semanas?
  • Nesses intervalos de tempo entre os aniversários qual deles representa uma semana?
  • Carlos Sousa faz aniversário dia 5 de julho e Luana dia 17 de julho, o intervalo de tempo entre essas datas corresponde a mais ou menos de duas semanas? Como você descobriu?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 9 minutos (Slides 11 e 12)

Orientações: Nesta atividade, a partir das informações do mural dos aniversariante e do calendário do mês de novembro de 2018, explore com a turma questionando sobre as informações de modo que possam compreender os intervalos tempo em dias entre os aniversários e as informações contidas nas questões da situação problema.

Propósito: Compreender que a quantidade de dias representam um intervalo de de tempo.

Discuta com a turma:

  • Entre a datas de aniversário quais poderemos ter duas semanas completas?
  • Qual a quantidade de dias para se ter 3 semanas completas?
  • Como vocês vão identificar se o dia da viagem de Jonathan será em um fim de semana?
  • Se a família de Jonathan viajar uma semana antes, que dia da semana será a viagem?
  • De que maneira podemos descobrir qual o intervalo de tempo entre os aniversários de Jonathan de e Cauany? Quantas semanas se passaram?

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Compartilhe com a turma o resultado que se quer alcançar durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante registrarmos a data do nascimento?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: José Ricardo Azevedo da Silva

    Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

    Especialista de área: Fernando Barnabé



    Habilidade da BNCC

    (EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.

    Objetivos específicos

    • Compreender que há intervalo nas medidas de tempo na relação dia, semana, mês e ano.

    Conceito-chave

    • Compreender intervalos de tempo entre datas e relacionar dias, semanas, meses e ano.

    Recursos necessários

    • lápis;
    • borracha;
    • cartaz - retomada para impressão;
    • cartaz mural dos aniversariantes para impressão;
    • atividades principal impressa;
    • atividade complementar impressa;
    • atividade raio x impressa;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Comece a aula apresentando o calendário anual fixado na sala. Retome os conceitos já estudados sobre o uso do calendário no dia a dia. Faça uma sondagem dos conhecimentos já apreendidos pelos alunos estabelecendo a relação dia, mês e ano. Peça que completem os espaços em branco da atividade que deve ser apresentada em forma de cartaz. No calendário anual explore quais são os meses do ano e relembre o conceito que o calendário é um instrumento que nos permite medir e representar graficamente a passagem do tempo, servindo também para que possamos organizar nossas rotinas e que o ano possui 12 meses.

Propósito: Relembrar a relação entre dia, mês e ano.

Discuta com a turma:

  • O que o primeiro número que será escrito representa?
  • Quais as unidades de medidas de tempo que você identificou?
  • Vocês acham que o número 10 e 15 representam alguma unidade de medida de tempo?
  • Em qual dos espaços em branco pode ser colocado o número 2018?
  • O número 28 representa qual mês do ano?
  • Se uma semana tem 7 dias como saber quantas semanas tem um mês?

Material complementar para impressão:

Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Projete este slide ou apresente em forma de cartaz para os alunos. Distribua a atividade impressa. Explore com os alunos os conhecimentos que já saibam acerca da dos intervalos de tempo entre datas e a importância social de registrar a data do nascimento.

Propósito: Identificar o dia e mês do aniversário.

Discuta com a turma:

  • Alguém faz aniversário no mesmo dia?
  • Observem no mural qual é a data de aniversário mais próxima da sua?
  • Quais dos alunos aniversariante comemoram no início do mês?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Apresente a situação problema aos alunos, escreva-a na lousa. Peça aos alunos que formem trios e que observem o mural dos aniversariantes. Distribua a atividade impressa e estimule-os a resolverem a situação problema para que percebam que é no mês de março que Lúcia e Marcelo fazem aniversário. É um momento para os alunos identificarem as informações sobre as datas de aniversários para que dessa forma, eles possam compreender que há um intervalo de tempo apresentado na situação proposta que é equivalente a quantidade de 22 dias. Neste momento, os alunos com suas estratégias próprias, podem agrupar os dias por semana, dessa forma, os alunos terão que distribuir a quantidade de dias por 7(sete) e obter como resultado o período de 3 semanas.

Propósito: Distribuir o intervalo de tempo em semanas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês farão para distribuir os dias?
  • A quantidade de dias para ser distribuída é maior ou menor que 3 semanas?
  • O que vocês entendem sobre intervalo de tempo?
  • Vocês acham que o intervalo de tempo entre os aniversários correspondem a semanas completas com 7 dias?
  • Nesse espaço de tempo para ser calculado podemos usar que tipo de operação?
  • Se Lúcia fizesse aniversário dia 17 e Marcelo dia 25. Corresponde a duas semanas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Nesta atividade, solicite que os alunos leiam as informações em relação ao mês (março), a quantidade de dias entre os aniversários de Lúcia e Marcelo (22 dias) e que observem os números do dia do aniversário de cada um que são dia 3 e dia 25 de março. Antes de resolver a situação problema, explore com os alunos os dados e as informações sobre os dias do aniversário apresentados no mural dos aniversariantes. Observe se os alunos estão contando a quantidade de dias e explique que para descobrir quantas semanas e dias corridos são eles podem optar em contar usando os dedos, anotar em um papel avulso, usar o calendário para contar, usar subtração, entre outros. Logo em seguida analise as formas que eles encontraram para resolver a situação proposta.

Propósito: Identificar o dia do mês de comemoração do aniversário.

Discuta com a turma:

  • Quando Lúcia comemorar seu aniversário quantos dias terão se passado?
  • Vocês acham que a festa pode ocorrer em um final de semana?
  • Como descobrir que dia da semana é a festa de Lúcia?
  • De que forma podemos saber em que dia da semana é comemorado o aniversário de Marcelo? É em um final de semana?
  • Se Marcelo comemora-se sua festa uma semana antes que dia seria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7, 8 e 9)

Orientação: Após os alunos terem respondido a atividade principal de forma oral, compartilhe com a turma as resoluções da questão para que possam refletir que a forma de solucionar a situação problema nem sempre é única e quando apresentam mais de uma forma de solução com a mesma resposta, ambas são válidas, ou seja, dividindo por 7 dias correspondendo a três semanas ou contando de semana em semana respeitando a sequência correta. Em seguida, apresente as soluções, projete o slide ou escreva no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que explique para a turma. Peça que expliquem como esses alunos pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Espera-se que os alunos, a partir das informações, possam refletir qual a maneira mais adequada de solucionar a situação problema.

Discuta com a turma:

  • Se fosse o aniversário de Luana e Lúcia, nós poderíamos fazer a subtração?
  • Como podemos encontrar o total de dias fazendo uso do calendário?
  • Por que o trio das meninas calcularam por semana?
  • Se Marcelo fizesse aniversário uma semana antes do dia 22, como vocês fariam para identificar este dia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7, 8 e 9)

Orientação: Após os alunos terem respondido a atividade principal de forma oral, compartilhe com a turma as resoluções da questão para que possam refletir que a forma de solucionar a situação problema nem sempre é única e quando apresentam mais de uma forma de solução com a mesma resposta, ambas são válidas, ou seja, dividindo por 7 dias correspondendo a três semanas ou contando de semana em semana respeitando a sequência correta. Em seguida, apresente as soluções, projete o slide ou escreva no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que explique para a turma. Peça que expliquem como esses alunos pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Espera-se que os alunos, a partir das informações, possam refletir qual a maneira mais adequada de solucionar a situação problema.

Discuta com a turma:

  • Porque o grupo dos meninos dividiu por 7? Poderia dividir por 5?
  • Como podemos encontrar o total de dias fazendo uso do calendário?
  • Por que foi usado uma subtração?
  • Alguns dos aniversariantes comemoram no fim de semana?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7, 8 e 9)

Orientação: Compartilhe as resoluções da questão oralmente e discuta com a turma sobre as possíveis soluções encontradas para que possam perceber que várias formas de resolução podem atingir o mesmo resultado. Em seguida, projete o slide ou escreva no quadro a solução. Pergunte à turma o que eles entenderam ou pensaram para resolver o problema proposto. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Espera-se que os alunos, a partir das informações, possam socializar suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Se fosse comemorado uma semana depois, em que dia seria a festa de aniversário?
  • Se a festa tivesse que ocorrer no próximo sábado, que dia seria?
  • Alguém pode explicar porque o grupo de Marina considerou dia 11 o terceiro domingo do mês de março?
  • Porque o grupo de Marcelo marcou dia 18 com 3º domingo do mês de março?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Finalize o conteúdo relembrando o que foi estudado durante a aula, explique aos alunos que de acordo com a situação problema proposta, os mesmos terão que adotar a estratégia mais adequada para a solução da questão.

Propósito: Perceber que as estratégias entre os intervalos de tempo podem ser válidas a depender da situação proposta.

Discuta com a turma:

  • Qual a maneira mais prática que vocês acharam para resolver a situação problema?

Indicações de leitura e estudo ao professor

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 9 minutos (Slides 11 e 12)

Orientações: Ao distribuir esta atividade impressa, oriente aos alunos que observem no mural dos aniversariantes do meses de março, julho e novembro as datas dos aniversários. Conduza-os a perceberem que há um intervalo de tempo entre esses aniversários, que são a quantidade de dias entre os aniversariantes do mesmo mês.

Propósito: Compreender que uma determinada quantidade de dias representa um intervalo de tempo entre datas em um mesmo mês.

Discuta com a turma:

  • Como vocês descobriram que o intervalo de tempo entre os aniversários de Lúcia e Marcelo são três semanas?
  • Nesses intervalos de tempo entre os aniversários qual deles representa uma semana?
  • Carlos Sousa faz aniversário dia 5 de julho e Luana dia 17 de julho, o intervalo de tempo entre essas datas corresponde a mais ou menos de duas semanas? Como você descobriu?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 9 minutos (Slides 11 e 12)

Orientações: Nesta atividade, a partir das informações do mural dos aniversariante e do calendário do mês de novembro de 2018, explore com a turma questionando sobre as informações de modo que possam compreender os intervalos tempo em dias entre os aniversários e as informações contidas nas questões da situação problema.

Propósito: Compreender que a quantidade de dias representam um intervalo de de tempo.

Discuta com a turma:

  • Entre a datas de aniversário quais poderemos ter duas semanas completas?
  • Qual a quantidade de dias para se ter 3 semanas completas?
  • Como vocês vão identificar se o dia da viagem de Jonathan será em um fim de semana?
  • Se a família de Jonathan viajar uma semana antes, que dia da semana será a viagem?
  • De que maneira podemos descobrir qual o intervalo de tempo entre os aniversários de Jonathan de e Cauany? Quantas semanas se passaram?

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