11057
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Tabelas e outras representações gráficas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Ler dados em tabelas

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

EF01MA21 Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Relacionar  dados em tabelas com outra formas gráficas.

Conceito-chave

Ler dados em tabelas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartolina.
  • Lápis e borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para saber mais:

https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes

https://tvescola.mec.gov.br/tve/video/revista-estatistica-e-combinatoria-no-ciclo-de-alfabetizacao

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%207-pg001-080.pdf

http://www.sbem.com.br/files/ebook_sbem.pdf

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o texto do balão do slide. Em seguida, deixe que as crianças falem suas experiências. Caso elas não se lembrem de alguma ocasião de uso de tabelas, mostre a tabela acima e pergunte se já viram em outros lugares.

Propósito: Retomar os princípios de leitura de tabelas.

Discuta com a turma:

  • É possível usar tabelas assim em outros jogos?
  • Para que são utilizadas tabelas nesse caso?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 4 a 6)

Orientações: Coloque as crianças em duplas e entregue a atividade impressa, leia a comanda em voz alta, leia quantas vezes for preciso até que observe que não há dúvidas, você deve ir de mesa em mesa fazendo as perguntas necessárias para auxiliá- los,peça para que em dupla tentem resolver. Faça as perguntas do Discuta com a turma e anote os comentários para usar no momento do painel de soluções .

Propósito: Resolver situaç?o problema lendo dados em tabelas.

Discuta com a turma:

  • Qual a cor de cabelo que mais aparece na pesquisa? Quantos?
  • Quantas crianças tem cabelo loiro?
  • Quantas tem cabelo castanho? E preto? Quantos ruivos temos?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 4 a 6)

Orientações: Coloque as crianças em duplas e entregue a atividade impressa, leia a comanda em voz alta, leia quantas vezes for preciso até que observe que não há dúvidas, você deve ir de mesa em mesa fazendo as perguntas necessárias para auxiliá- los,peça para que em dupla tentem resolver. Faça as perguntas do Discuta com a turma e anote os comentários para usar no momento do painel de soluções .

Propósito: Resolver situaç?o problema lendo dados em tabelas.

Discuta com a turma:

  • Qual a cor de cabelo que mais aparece na pesquisa? Quantos?
  • Quantas crianças tem cabelo loiro?
  • Quantas tem cabelo castanho? E preto? Quantos ruivos temos?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 4 a 6)

Orientações: Coloque as crianças em duplas e entregue a atividade impressa, leia a comanda em voz alta, leia quantas vezes for preciso até que observe que não há dúvidas, você deve ir de mesa em mesa fazendo as perguntas necessárias para auxiliá- los,peça para que em dupla tentem resolver. Faça as perguntas do Discuta com a turma e anote os comentários para usar no momento do painel de soluções .

Propósito: Resolver situaç?o problema lendo dados em tabelas.

Discuta com a turma:

  • Qual a cor de cabelo que mais aparece na pesquisa? Quantos?
  • Quantas crianças tem cabelo loiro?
  • Quantas tem cabelo castanho? E preto? Quantos ruivos temos?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Retome o registro que as crianças fizeram na atividade principal, convide a frente alguns alunos para mostrarem suas soluções. Deixe que os alunos comparem suas respostas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Os desenhos devem ser iguais em que?
  • Em que aspectos podem ser diferentes?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando o que aprenderam durante a aula, pergunte e deixe que se expressem, utilize o DISCUTA COM A TURMA .

Propósito: Retomar as aprendizagens da aula

Discuta com a turma:

  • Como vocês utilizaram a tabela para compor o desenho? Seria possível se a tabela?
  • Se a tabela mudasse, o desenho também mudaria?
  • Se os dados não estivesse em tabela, poderia está de que maneira? Seria mais fácil fazer o desenho a partir dessa forma?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes registrem individualmente e anote os comentários de cada um.

Propósito: Relacionar dados em tabelas com outra formas gráficas.

Discuta com a turma:

  • Qual a cor da pele tem mais pessoas?
  • Qual o total de pessoas que participaram dessa pesquisa?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para saber mais:

https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes

https://tvescola.mec.gov.br/tve/video/revista-estatistica-e-combinatoria-no-ciclo-de-alfabetizacao

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%207-pg001-080.pdf

http://www.sbem.com.br/files/ebook_sbem.pdf


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

EF01MA21 Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Relacionar  dados em tabelas com outra formas gráficas.

Conceito-chave

Ler dados em tabelas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartolina.
  • Lápis e borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o texto do balão do slide. Em seguida, deixe que as crianças falem suas experiências. Caso elas não se lembrem de alguma ocasião de uso de tabelas, mostre a tabela acima e pergunte se já viram em outros lugares.

Propósito: Retomar os princípios de leitura de tabelas.

Discuta com a turma:

  • É possível usar tabelas assim em outros jogos?
  • Para que são utilizadas tabelas nesse caso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 4 a 6)

Orientações: Coloque as crianças em duplas e entregue a atividade impressa, leia a comanda em voz alta, leia quantas vezes for preciso até que observe que não há dúvidas, você deve ir de mesa em mesa fazendo as perguntas necessárias para auxiliá- los,peça para que em dupla tentem resolver. Faça as perguntas do Discuta com a turma e anote os comentários para usar no momento do painel de soluções .

Propósito: Resolver situaç?o problema lendo dados em tabelas.

Discuta com a turma:

  • Qual a cor de cabelo que mais aparece na pesquisa? Quantos?
  • Quantas crianças tem cabelo loiro?
  • Quantas tem cabelo castanho? E preto? Quantos ruivos temos?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 4 a 6)

Orientações: Coloque as crianças em duplas e entregue a atividade impressa, leia a comanda em voz alta, leia quantas vezes for preciso até que observe que não há dúvidas, você deve ir de mesa em mesa fazendo as perguntas necessárias para auxiliá- los,peça para que em dupla tentem resolver. Faça as perguntas do Discuta com a turma e anote os comentários para usar no momento do painel de soluções .

Propósito: Resolver situaç?o problema lendo dados em tabelas.

Discuta com a turma:

  • Qual a cor de cabelo que mais aparece na pesquisa? Quantos?
  • Quantas crianças tem cabelo loiro?
  • Quantas tem cabelo castanho? E preto? Quantos ruivos temos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 4 a 6)

Orientações: Coloque as crianças em duplas e entregue a atividade impressa, leia a comanda em voz alta, leia quantas vezes for preciso até que observe que não há dúvidas, você deve ir de mesa em mesa fazendo as perguntas necessárias para auxiliá- los,peça para que em dupla tentem resolver. Faça as perguntas do Discuta com a turma e anote os comentários para usar no momento do painel de soluções .

Propósito: Resolver situaç?o problema lendo dados em tabelas.

Discuta com a turma:

  • Qual a cor de cabelo que mais aparece na pesquisa? Quantos?
  • Quantas crianças tem cabelo loiro?
  • Quantas tem cabelo castanho? E preto? Quantos ruivos temos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Retome o registro que as crianças fizeram na atividade principal, convide a frente alguns alunos para mostrarem suas soluções. Deixe que os alunos comparem suas respostas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Os desenhos devem ser iguais em que?
  • Em que aspectos podem ser diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando o que aprenderam durante a aula, pergunte e deixe que se expressem, utilize o DISCUTA COM A TURMA .

Propósito: Retomar as aprendizagens da aula

Discuta com a turma:

  • Como vocês utilizaram a tabela para compor o desenho? Seria possível se a tabela?
  • Se a tabela mudasse, o desenho também mudaria?
  • Se os dados não estivesse em tabela, poderia está de que maneira? Seria mais fácil fazer o desenho a partir dessa forma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes registrem individualmente e anote os comentários de cada um.

Propósito: Relacionar dados em tabelas com outra formas gráficas.

Discuta com a turma:

  • Qual a cor da pele tem mais pessoas?
  • Qual o total de pessoas que participaram dessa pesquisa?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano