Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Whatsapp.
Opcionais:
- Loom;
- Meet;
- Jamboard.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
A atividade é uma breve explicação do termo porcentagem e do cálculo de porcentagem usando número decimais. Compartilhe a foto dos slides de retomada com os alunos usando o Whatsapp, proponha o estudo de revisão do objeto de conhecimento indicando que assistam ao vídeo do Khan academy (disponível aqui), grave um podcast com a retomada em um movimento de ensino Híbrido ou convide-os para uma aula síncrona via Jamboard para a revisão.
Oriente-os explicando que esse é um momento de revisão de conteúdos e que, caso tenham dúvidas, elas serão retomadas e aprofundadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de Whatsapp ou no Google Classroom, para que eles possam pensar. Oriente-os a filmarem ou fotografarem as estratégias e respostas para compartilharem com você e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal.
Os alunos devem postar os vídeos ou fotografias para compartilhar as respostas em um ambiente de interação, como Whatsapp ou Google Sala de Aula. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre alunos e professor.
Neste momento, estimule a turma a falar sobre como pensou para resolver o problema através de ferramenta de áudio ou vídeo ou em um momento de aula síncrona (usando o Meet, por exemplo). Lance perguntas presentes no slide de discussão das soluções para guiá-los. Estimule a perceberem que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, que combate a valorização excessiva da resposta certa.
Raio X
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Compartilhe a imagem do slide com os alunos usando o recurso de e-mail.
Peça para responderem a questão e devolva o e-mail com ela resolvido. Analise as respostas e elabore devolutivas individuais sobre a atividade e reenvie com comentários para os alunos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para os alunos. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves
Código: MAT7_02NUM04
(EF07MA02) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
AULA 02
AULA 05
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes