Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_13ALG04
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADES COMPLEMENTARES (especificado no item Atividade principal)
Aquecimento
Você pode suprimir o Aquecimento e focar nas Atividades complementares
Atividade principal
A atividade principal pode ser adaptada como exemplo para orientar os alunos, caso seja necessário. Sugerimos o foco da aula nas atividades complementares. Você pode optar por trabalhar com uma, duas ou as três questões. Avalie a pertinência do uso de todas as questões e a possibilidade de retomada das mesmas. Encaminhe a versão para impressão para a turma. Eles podem copiar ou imprimir. Grave um vídeo ou áudio focando nas orientações para a realização da atividade (use exemplos, como da Atividade principal). Utilize o WhatsApp ou outra plataforma de maior acesso pelos seus alunos para fazer a ponte entre você e sua turma. Deixe sempre um canal aberto para que eles possam tirar possíveis dúvidas (WhatsApp ou outro). Os alunos devem mandar suas respostas para sua apreciação. Posteriormente, indique a realização das atividades complementares e do Raio X.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de equações de 2º grau. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/algebra/quadratics
Discussão das soluções
Selecione alguns registros dos alunos em relação às questões realizadas para ilustrar seu feedback e nortear as discussões que podem ser em tempo real ou não (ver sugestões para aula em tempo real abaixo). É importante que você aborde estratégias, erros e dicas para realização de novas atividades. Socialize com a turma suas impressões por meio de um áudio ou vídeo curto (WhatsApp ou outra plataforma). Use informações da sistematização do conceito e do encerramento em seu feedback. Proponha a realização do Raio X para ampliar e consolidar as aprendizagens. Não esqueça de retomar as discussões também dessa atividade.
Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
Use no feedback
Encerramento
Use no feedback
Raio X
Use o Raio X como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessa atividade e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos.
Convite às famílias
xxxx
Sugestão Enviada Por: Rita Batista
Código: MAT8_13ALG04
(EF08MA09) Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax2 = b.
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes