Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Não apresente a solução à primeira vista. Pergunte aos alunos para que eles tentem resolver o problema de maneiras distintas.
Propósito: Relembrar um conteúdo chave para a aula.
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 4 a 7)
Orientação: Para auxiliar na interpretação do problema, peça para os alunos lerem novamente e pergunte elementos chave do problema.
Propósito: Interpretar e resolver um problema que pode ser resolvido a partir da resolução de uma equação na forma ax²=b e comparar resoluções.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 4 a 7)
Orientação: Pergunte aos alunos quais as relações entre a resolução que eles tentaram e a resolução em língua materna.
Propósito: Interpretar e resolver um problema que pode ser resolvido a partir da resolução de uma equação na forma ax²=b e comparar resoluções.
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 4 a 7)
Orientação: Pergunte as relações com as resoluções vistas anteriormente.
Propósito: Interpretar e resolver um problema que pode ser resolvido a partir da resolução de uma equação na forma ax²=b e comparar resoluções.
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 4 a 7)
Orientação: Pergunte as relações com as resoluções vistas anteriormente.
Propósito: Interpretar e resolver um problema que pode ser resolvido a partir da resolução de uma equação na forma ax²=b e comparar resoluções.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)
Orientações: Apresente os métodos de resolução de cada solução
Propósito: Mostrar diversas maneiras de resolver um problema
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)
Orientações: É preciso que o aluno perceba que a resolução algébrica não está errada, mas sim, incompleta, ou seja, é necessário que seja feita uma reflexão sobre a coerência da solução válida.
Propósito: Justificar as diferenças e semelhanças e avaliar quais são consideradas corretas ou não.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Reforce que sempre é necessário voltar ao enunciado para verificar a veracidade da solução.
Propósito: Fazer uma síntese do que foi visto na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Verifique quando é possível que o problema aceite duas ou apenas uma solução.
Propósito: Reforçar a necessidade de revisitar o enunciado e verificar se a solução é aceita.