Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem o que são expressões algébricas, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência.
Propósito: Retomar a ideia da função do monômio e polinômios, (parte literal e coeficiente numérico) nas expressões algébricas, bem como expressões algébricas equivalente (forma reduzida e forma desenvolvida).
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o desenvolvimento e a generalização das expressões algébricas
Discuta com a turma:
- Como procedemos para desenvolver cada expressão algébrica?
- Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
- Como podemos utilizar o que desenvolvemos em cada questão para generalizar os conceitos em jogo?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Leitura Complementar
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o desenvolvimento e a generalização das expressões algébricas
Discuta com a turma:
- Como procedemos para desenvolver cada expressão algébrica?
- Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
- Como podemos utilizar o que desenvolvemos em cada questão para generalizar os conceitos em jogo?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender de desenvolver e generalizar as expressões algébricas, compreendendo que as mesmas podem ser escritas de diferentes formas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como obtemos a expressão algébrica semelhante em cada desafio?
- Como procedemos para desenvolver as expressões algébricas?
- Por que podemos escrever a mesma expressão de maneiras diferentes?
- Qual é a importância de generalizar expressões matemáticas?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender de desenvolver e generalizar as expressões algébricas, compreendendo que as mesmas podem ser escritas de diferentes formas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como obtemos a expressão algébrica semelhante em cada desafio?
- Como procedemos para desenvolver as expressões algébricas?
- Por que podemos escrever a mesma expressão de maneiras diferentes?
- Qual é a importância de generalizar expressões matemáticas?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender de desenvolver e generalizar as expressões algébricas, compreendendo que as mesmas podem ser escritas de diferentes formas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como obtemos a expressão algébrica semelhante em cada desafio?
- Como procedemos para desenvolver as expressões algébricas?
- Por que podemos escrever a mesma expressão de maneiras diferentes?
- Qual é a importância de generalizar expressões matemáticas?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de compreender a generalização das expressões algébricas.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia de desenvolvimento e generalização das expressões algébricas. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de desenvolvimento e generalização das expressões algébricas.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar