Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_09ALG10
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
O Aquecimento pode ser encaminhado junto à orientação feita por você para os alunos resolverem a Atividade principal. Sugerimos que no foco da aula seja centrado na Atividade principal.
Atividade principal
A atividade propõe o desenvolvimento de seis expressões algébricas. Você pode solicitar que os alunos façam todos os itens ou apenas alguns. Você pode dividir a turma em 2 grupos e solicitar que cada grupo realize 3 deles. Mas, faça uma separação dos itens criteriosa, considerando os conhecimentos necessários à resolução (que está no slide 2 da Atividade principal). Encaminhe para os alunos (via WhatsApp) a versão impressa da atividade. Grave um áudio/vídeo com orientações complementares e dicas para realização da questão. Neste áudio/vídeo você pode incluir informações do Aquecimento. Solicite que os alunos encaminhem as respostas para sua apreciação. Eles podem mandar um print ou foto das respostas. Posteriormente, indique a realização das atividades complementares e do Raio X.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de temas algébricos. Você pode explorar o link a seguir e sugerir materiais selecionados (atividades, vídeos e textos) aos alunos que têm acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/algebra-home/alg-intro-to-algebra
Discussão das soluções
Analise as respostas apresentadas pelos alunos e selecione alguns pontos relevantes para dar o feedback à turma. Verifique a necessidade de orientar os alunos sobre equívocos cometidos nas respostas. Socialize com a turma suas impressões sobre as respostas e os possíveis erros apresentados, através de vídeo curto ou mesmo um áudio (WhatsApp). Proponha a realização também do Raio X e das atividades complementares para ampliar e consolidar as aprendizagens.
Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
xxxx
Encerramento
xxxxx
Raio X
Sugerimos o uso do Raio X, juntamente com as atividades complementares como forma de revisão e consolidação das aprendizagens.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a discutir sobre o que é álgebra? Já escutaram essa palavra? O que ela significa? Há exemplos para ilustrar os conceitos pensados? Onde tem álgebra no dia a dia? É provável que os alunos tenham mais a contribuir, nesse ponto, do que os familiares. E isso é uma coisa boa, pois há a possibilidade dos alunos ‘ensinarem’ alguma coisa aos pais.
Sugestão Enviada Por: Rita Batista
Código: MAT8_09ALG10
(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
AULA 03
AULA 04
AULA 06
AULA 07
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes