11049
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Medida de capacidade: litro

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre Medidas de capacidade. Litro.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Mentor: Fernando Barnabé

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Medir a capacidade de um recipiente em litros e saber utilizar em situações práticas.

Conceito-chave

Medidas de capacidade. Litro.

Conhecimentos Prévios

Operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.



Recursos necessários

  • Material impresso com as atividades;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Datashow ( opcional ).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Convide todos a participarem da aula. Projete o slide para a turma. Estimule-os a pensar como poderiam ajudar Roberta. Deixe que eles se expressem livremente. Estimule todos a dar a sua opinião e faça as intervenções necessárias para validar corretamente os conceitos.

Propósito: Refletir sobre quais produtos são vendidos por litro.

Discuta com a turma:

  • Alguma vez você já ouviu em sua casa que precisamos comprar 1 litro de algum produto?
  • Tente lembrar de outras situações em que você já leu ou ouviu essa palavra, como na tv, revistas ou na internet.
  • Será que é possível comprar um metro de leite?

O INMETRO disponibiliza um vídeo que fala sobre metro, quilo e litro, acesse https://www.youtube.com/watch?v=3ojA2MKMoGA

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a atividade impressa para cada aluno. Deixe que eles leiam e desenvolvam estratégias para resolver. Vá de grupo em grupo e utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades que podem surgir diante da atividade. Faça perguntas que permitam o avanço da aprendizagem. Enquanto eles resolvem, procure observar as diferentes soluções e escolha alguns alunos para depois irem ao quadro explicar os caminhos que percorreram para encontrar aquela resposta. É muito importante que os alunos apresentem também a solução errada, não com objetivo de constranger, e sim de potencializar a aprendizagem significativa. Se julgar necessário, projete o slide seguinte e discuta a solução com a turma.

Discuta com a turma:

  • O que é metade? Como podemos encontrar a metade de alguma coisa?
  • É possível encher o aquário usando apenas uma das jarras?
  • Caso Rafael dispusesse de um balde com capacidade para 5 litros, como ele poderia encher o aquário?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Questione os grupos quais foram as estratégias utilizadas para resolver o problema. Pergunte se há outras formas de encontrar a solução. Peça que expliquem como procederam para escolher um ou outro percurso. Utilize os percursos apresentados pelos alunos para destacar a importância de medir a capacidade de um recipiente em litros. Se optar por projetar esta imagem, lembre-se que o mais importante é discutir esta solução. Deixe claro que existem diferentes formas para se resolver este problema, mas que em todas elas o mais importante é identificar o litro como medida de capacidade de um recipiente.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas para medir a capacidade de um recipiente em litros.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a importância da medida de capacidade litro e seu uso no cotidiano. E fale sobre a simbologia que representa esta medida. Garanta a participação de todos neste momento de validação dos conceitos estudados. Explore as imagens reforçando quais produtos do nosso dia a dia que são comprados em litros.

Propósito: Sistematizar o conceito aprendido em aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes como podemos medir a capacidade de um recipiente em litros. Fale sobre a importância da medida litro e comente sobre os produtos que compramos em litros. Explore a imagens das caixas de leites para encher este recipiente.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos sobre medir a capacidade de um recipiente em litros.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Mentor: Fernando Barnabé

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Medir a capacidade de um recipiente em litros e saber utilizar em situações práticas.

Conceito-chave

Medidas de capacidade. Litro.

Conhecimentos Prévios

Operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.



Recursos necessários

  • Material impresso com as atividades;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Datashow ( opcional ).
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Convide todos a participarem da aula. Projete o slide para a turma. Estimule-os a pensar como poderiam ajudar Roberta. Deixe que eles se expressem livremente. Estimule todos a dar a sua opinião e faça as intervenções necessárias para validar corretamente os conceitos.

Propósito: Refletir sobre quais produtos são vendidos por litro.

Discuta com a turma:

  • Alguma vez você já ouviu em sua casa que precisamos comprar 1 litro de algum produto?
  • Tente lembrar de outras situações em que você já leu ou ouviu essa palavra, como na tv, revistas ou na internet.
  • Será que é possível comprar um metro de leite?

O INMETRO disponibiliza um vídeo que fala sobre metro, quilo e litro, acesse https://www.youtube.com/watch?v=3ojA2MKMoGA

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a atividade impressa para cada aluno. Deixe que eles leiam e desenvolvam estratégias para resolver. Vá de grupo em grupo e utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades que podem surgir diante da atividade. Faça perguntas que permitam o avanço da aprendizagem. Enquanto eles resolvem, procure observar as diferentes soluções e escolha alguns alunos para depois irem ao quadro explicar os caminhos que percorreram para encontrar aquela resposta. É muito importante que os alunos apresentem também a solução errada, não com objetivo de constranger, e sim de potencializar a aprendizagem significativa. Se julgar necessário, projete o slide seguinte e discuta a solução com a turma.

Discuta com a turma:

  • O que é metade? Como podemos encontrar a metade de alguma coisa?
  • É possível encher o aquário usando apenas uma das jarras?
  • Caso Rafael dispusesse de um balde com capacidade para 5 litros, como ele poderia encher o aquário?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Questione os grupos quais foram as estratégias utilizadas para resolver o problema. Pergunte se há outras formas de encontrar a solução. Peça que expliquem como procederam para escolher um ou outro percurso. Utilize os percursos apresentados pelos alunos para destacar a importância de medir a capacidade de um recipiente em litros. Se optar por projetar esta imagem, lembre-se que o mais importante é discutir esta solução. Deixe claro que existem diferentes formas para se resolver este problema, mas que em todas elas o mais importante é identificar o litro como medida de capacidade de um recipiente.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas para medir a capacidade de um recipiente em litros.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a importância da medida de capacidade litro e seu uso no cotidiano. E fale sobre a simbologia que representa esta medida. Garanta a participação de todos neste momento de validação dos conceitos estudados. Explore as imagens reforçando quais produtos do nosso dia a dia que são comprados em litros.

Propósito: Sistematizar o conceito aprendido em aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes como podemos medir a capacidade de um recipiente em litros. Fale sobre a importância da medida litro e comente sobre os produtos que compramos em litros. Explore a imagens das caixas de leites para encher este recipiente.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos sobre medir a capacidade de um recipiente em litros.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano