Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_12NUM04
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal, Discussão das soluções e Raio X
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade, solicite que os alunos copiem a sequência em seus cadernos e responda os questionamentos. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas respostas em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o problema presente nesta atividade e solicite que reproduzam o quadro em seus cadernos, criem a quantidade de colunas necessárias e tentem responder às perguntas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas resoluções em formato de imagem (foto) e explicá-las através de áudio ou vídeo.
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando os slides e refletindo as soluções propostas. Para fomentar as discussões você pode sugerir que os alunos acessem o material a seguir: https://br.ixl.com/math/5-ano/complete-a-sequ%C3%AAncia-aritm%C3%A9tica-de-n%C3%BAmeros.
Raio X
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem responder os questionamentos colocados. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de imagem (foto), áudio ou vídeo.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os estudantes se baseiem na atividade de padrões proposta no Raio X e criem uma nova sequência lógica. Eles podem apresentar a seus familiares e solicitar que eles encontrem o padrão. Pode-se propor também que os estudantes criem um padrão juntamente com seus familiares e posteriormente compartilhem entre a turma.
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_12NUM04
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes