11046
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Muitas escolhas em que a ordem dos elementos importa

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre resolver problemas com mais do que uma resposta.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Esther Maria Freixedelo Martins

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

  • (EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

Resolver problemas com mais do que uma resposta.

Conceito-chave

Resolução de problemas com mais do que uma resposta.

Recursos necessários

  • Quadro,
  • giz,
  • lápis,
  • borracha,
  • cópias das atividades ou computador e projetor de slides para a apresentação.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor(a), escreva o objetivo no quadro ou o apresente utilizando um computador ou datashow. Leia o objetivo com seus alunos e, logo a seguir, realize o aquecimento.

Propósito:Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Roda de conversa sobre formas de combinar elementos.

Propósito: Levantar os conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre problemas de contagem e de raciocínio combinatório, provocando sua curiosidade para as atividades que serão realizadas.

Discuta com a turma:

  • Em quais situações podemos combinar elementos?
  • O que podemos fazer para não esquecer nenhuma combinação possível?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organize os alunos em duplas produtivas para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução. Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.

Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado. Foque a atenção para o objetivo da aula e relembrem o que foi realizado.

Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento.

Discuta com a turma:

  • O que devemos considerar nos problemas que envolvem combinações de elementos?
  • Quais são as melhores estratégias para resolver problemas que envolvem combinações?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, com muita atenção, para que cada possa perceber o que cada um aprendeu nessa aula.

Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor(a), escreva o objetivo no quadro ou o apresente utilizando um computador ou datashow. Leia o objetivo com seus alunos e, logo a seguir, realize o aquecimento.

Propósito:Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

  • (EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

Resolver problemas com mais do que uma resposta.

Conceito-chave

Resolução de problemas com mais do que uma resposta.

Recursos necessários

  • Quadro,
  • giz,
  • lápis,
  • borracha,
  • cópias das atividades ou computador e projetor de slides para a apresentação.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Roda de conversa sobre formas de combinar elementos.

Propósito: Levantar os conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre problemas de contagem e de raciocínio combinatório, provocando sua curiosidade para as atividades que serão realizadas.

Discuta com a turma:

  • Em quais situações podemos combinar elementos?
  • O que podemos fazer para não esquecer nenhuma combinação possível?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organize os alunos em duplas produtivas para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução. Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.

Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado. Foque a atenção para o objetivo da aula e relembrem o que foi realizado.

Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento.

Discuta com a turma:

  • O que devemos considerar nos problemas que envolvem combinações de elementos?
  • Quais são as melhores estratégias para resolver problemas que envolvem combinações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, com muita atenção, para que cada possa perceber o que cada um aprendeu nessa aula.

Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano