Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
- (EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Objetivos específicos
Resolver problemas com mais do que uma resposta.
Conceito-chave
Resolução de problemas com mais do que uma resposta.
Recursos necessários
- Quadro,
- giz,
- lápis,
- borracha,
- cópias das atividades ou computador e projetor de slides para a apresentação.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Professor(a), escreva o objetivo no quadro ou o apresente utilizando um computador ou datashow. Leia o objetivo com seus alunos e, logo a seguir, realize o aquecimento.
Propósito:Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Roda de conversa sobre formas de combinar elementos.
Propósito: Levantar os conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre problemas de contagem e de raciocínio combinatório, provocando sua curiosidade para as atividades que serão realizadas.
Discuta com a turma:
- Em quais situações podemos combinar elementos?
- O que podemos fazer para não esquecer nenhuma combinação possível?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organize os alunos em duplas produtivas para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução. Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.
Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado. Foque a atenção para o objetivo da aula e relembrem o que foi realizado.
Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento.
Discuta com a turma:
- O que devemos considerar nos problemas que envolvem combinações de elementos?
- Quais são as melhores estratégias para resolver problemas que envolvem combinações?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, com muita atenção, para que cada possa perceber o que cada um aprendeu nessa aula.
Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar