11045
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Trocas no Sistema de Numeração Decimal

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre resolver problema com mais do que uma resposta

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Esther Maria Freixedelo Martins

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_28RDP_01

Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Cédulas e moedas confeccionadas ou encartes prontos;
                     - Atividades impressas;
                     - Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.

Atividade principal
A atividade principal aborda a resolução de problemas com mais do que uma resposta, envolvendo situações de compra e venda. Dessa forma, sugiro a abordagem dos problemas apresentados nos slides 4 e 5 (o primeiro problema apresenta a resolução recorrendo à troca de moedas e o segundo, utilizando cédulas).
A realização da atividade, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.

Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar os slides (um de cada vez), solicitando que os alunos realizarem a leitura e solucionem o problema no caderno. Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e em seguida inicie os questionamentos:
     - Só existe uma maneira de resolver esse problema?
     - De quais maneiras vocês resolveram?

De acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar.

Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 4 e 5 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva das resoluções e deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, escolha atividades desse e de outros planos que, juntamente com as apresentadas nos slides citados, formem uma sequência e faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Ressaltando que em todas as possibilidades de trabalho sugerido, pode ser utilizadas as cédulas e moedas confeccionadas ou de encartes prontos para favorecer a compreensão de algum estudante que apresente dificuldades.

Lembre-se que o plano apresenta atividades complementares que contribuem para a sistematização ou verificação da aprendizagem dos estudantes.

Discussão das soluções
Na aula síncrona, os problemas podem ser respondidos no caderno e as resoluções socializadas e discutidas. Lembrando professor(a) de estimular o aluno a explicar seu raciocínio. Em seguida questione a turma:
     - Já apresentaram todas as possibilidades de resolução?
Após a discussão das possibilidades apresentadas pelos alunos, você pode apresentar os slides 7, 8 e 9, correspondentes a Discussão da solução, possibilitando reflexão quanto às semelhanças e diferenças das estratégias de resolução.

Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos e na Discussão da solução, por meio de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.

Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, favorecer aos alunos, através da socialização das resoluções apresentadas, o reconhecimento que problemas envolvendo o Sistema Monetário Brasileiro permitem mais do que uma resposta.

Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 12, pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas com mais do que uma resposta. Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.

Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite se necessário, o apoio na construção das cédulas e moedas.
Sugira que os familiares compartilhem com o seu/sua filho(a) uma situação de compra realizada por alguém da família, possibilitando a discussão de:
     - Quanto gastou?
     - Como e quanto pagou?
     - Teve troco? Quanto?
     - Quais as possibilidades de cédulas ou moedas para representar o valor pago ou o troco recebido?
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.

Sugestão Enviada Por: Sônia Maria Neves


Código: MAT4_28RDP01

(EF04MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 4º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas