Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
Objetivo específico
Resolver problema com mais do que uma resposta.
Conceito-chave
Resolução de problemas com mais do que uma resposta.
Recursos necessários
- Quadro,
- giz,
- lápis,
- borracha,
- cópias das atividades ou projetor de slides,
- computador ou datashow para projeção da apresentação.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo da aula para seus alunos e, logo a seguir, realize o aquecimento.
Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o Sistema Monetário Brasileiro, suas cédulas e moedas.
Orientação: Roda de conversa sobre cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro.
Discuta com a turma:
- Você conhece o nosso dinheiro?
- Costuma fazer pequenas compras ou guardar moedas no cofrinho?
- Sabe quantos tipos de moedas existem e quais são seus valores?
- E as cédulas ou notas do real, quantas são? Que valores elas têm?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.
Orientação: Peça que os alunos leia e resolvam o problema individualmente. Após 5 minutos, forme duplas produtivas para que eles possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução. Nesse momento o professor deve intervir nos grupos apenas para para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento do aluno, sem redirecionar para estratégias diferentes.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Peça que os alunos leia e resolvam o problema individualmente. Após 5 minutos, forme duplas produtivas para que eles possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução. Nesse momento o professor deve intervir nos grupos apenas para para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento do aluno, sem redirecionar para estratégias diferentes.
Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças; discutir outras estratégias, definir as estratégias mais práticas e eficientes.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Faça o mesmo procedimento para cada um dos problemas propostos.
Discuta com a turma:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos .
Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a frase do quadro junto com seus alunos, relembrando o que foi realizado na aula, para que os alunos reconheçam que há muitas maneiras de termos a mesma quantia de dinheiro, utilizando moedas e cédulas variadas.
Propósito: Levar o aluno a perceber que aprendeu algo novo na aula de Matemática.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado. Foque a atenção dos alunos para o objetivo da aula e para a retomada do que foi realizado.
Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que aos alunos que, individualmente, leiam e resolvam o exercício.
Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.
Materiais complementares para impressão: