11045
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Trocas no Sistema de Numeração Decimal

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre resolver problema com mais do que uma resposta

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Esther Maria Freixedelo Martins

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.



Objetivo específico

Resolver problema com mais do que uma resposta.

Conceito-chave

Resolução de problemas com mais do que uma resposta.

Recursos necessários

  • Quadro,
  • giz,
  • lápis,
  • borracha,
  • cópias das atividades ou projetor de slides,
  • computador ou datashow para projeção da apresentação.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula para seus alunos e, logo a seguir, realize o aquecimento.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o Sistema Monetário Brasileiro, suas cédulas e moedas.

Orientação: Roda de conversa sobre cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro.

Discuta com a turma:

  • Você conhece o nosso dinheiro?
  • Costuma fazer pequenas compras ou guardar moedas no cofrinho?
  • Sabe quantos tipos de moedas existem e quais são seus valores?
  • E as cédulas ou notas do real, quantas são? Que valores elas têm?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Orientação: Peça que os alunos leia e resolvam o problema individualmente. Após 5 minutos, forme duplas produtivas para que eles possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução. Nesse momento o professor deve intervir nos grupos apenas para para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento do aluno, sem redirecionar para estratégias diferentes.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça que os alunos leia e resolvam o problema individualmente. Após 5 minutos, forme duplas produtivas para que eles possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução. Nesse momento o professor deve intervir nos grupos apenas para para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento do aluno, sem redirecionar para estratégias diferentes.

Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças; discutir outras estratégias, definir as estratégias mais práticas e eficientes.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Faça o mesmo procedimento para cada um dos problemas propostos.

Discuta com a turma:

  • Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos .

Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a frase do quadro junto com seus alunos, relembrando o que foi realizado na aula, para que os alunos reconheçam que há muitas maneiras de termos a mesma quantia de dinheiro, utilizando moedas e cédulas variadas.

Propósito: Levar o aluno a perceber que aprendeu algo novo na aula de Matemática.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado. Foque a atenção dos alunos para o objetivo da aula e para a retomada do que foi realizado.

Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que aos alunos que, individualmente, leiam e resolvam o exercício.

Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula para seus alunos e, logo a seguir, realize o aquecimento.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.



Objetivo específico

Resolver problema com mais do que uma resposta.

Conceito-chave

Resolução de problemas com mais do que uma resposta.

Recursos necessários

  • Quadro,
  • giz,
  • lápis,
  • borracha,
  • cópias das atividades ou projetor de slides,
  • computador ou datashow para projeção da apresentação.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o Sistema Monetário Brasileiro, suas cédulas e moedas.

Orientação: Roda de conversa sobre cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro.

Discuta com a turma:

  • Você conhece o nosso dinheiro?
  • Costuma fazer pequenas compras ou guardar moedas no cofrinho?
  • Sabe quantos tipos de moedas existem e quais são seus valores?
  • E as cédulas ou notas do real, quantas são? Que valores elas têm?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Orientação: Peça que os alunos leia e resolvam o problema individualmente. Após 5 minutos, forme duplas produtivas para que eles possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução. Nesse momento o professor deve intervir nos grupos apenas para para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento do aluno, sem redirecionar para estratégias diferentes.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça que os alunos leia e resolvam o problema individualmente. Após 5 minutos, forme duplas produtivas para que eles possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução. Nesse momento o professor deve intervir nos grupos apenas para para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento do aluno, sem redirecionar para estratégias diferentes.

Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças; discutir outras estratégias, definir as estratégias mais práticas e eficientes.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Faça o mesmo procedimento para cada um dos problemas propostos.

Discuta com a turma:

  • Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos .

Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a frase do quadro junto com seus alunos, relembrando o que foi realizado na aula, para que os alunos reconheçam que há muitas maneiras de termos a mesma quantia de dinheiro, utilizando moedas e cédulas variadas.

Propósito: Levar o aluno a perceber que aprendeu algo novo na aula de Matemática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado. Foque a atenção dos alunos para o objetivo da aula e para a retomada do que foi realizado.

Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que aos alunos que, individualmente, leiam e resolvam o exercício.

Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano