Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens das atividades e comandas ou impressas.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, Whatsapp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Aquecimento e Atividade principal
Tanto para aulas síncronas como assíncronas, apresente o aquecimento como uma introdução à comanda da atividade principal. Encaminhe na sequência o problema (através de imagem digital ou impresso), solicitando que leiam, pensem em soluções e registrem as ideias. Oriente as famílias para que incentivem os alunos a buscarem mais de uma estratégia e façam os registros das respostas através de desenhos, esquemas ou palavras.
Solicite que enviem as soluções por meio digital ou no papel.
Discussão das soluções
A troca de informações sobre estratégias de resolução e registro é importante para que os alunos comparem soluções, aprendam outras formas de pensar e resolver problemas. Assim, se a aula for síncrona, peça para alguns alunos apresentarem as soluções, explicarem as estratégias e compararem as apresentadas com as próprias.
Se não estiver em momento síncrono, utilize as resoluções que os alunos enviaram e realize uma devolutiva com algumas delas, acrescentando questões para refletirem e responderem, se possível, com algum acompanhamento da família.
- O que você achou das resolução dos colegas? São parecidas ou diferentes da sua maneira de pensar?
- Qual estratégia diferente da sua você usaria para resolver o problema de Isa?
- Você já teve algum problema como o de Isa? Como resolveu?
Sistematização do conceito e Encerramento
Ao final da aula síncrona ou ao enviar a devolutiva aos alunos, apresente as aprendizagens da aula (ao vivo, mensagem de voz ou escrita), como a sugestão dos slides no plano de aula.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se isso não for viável, poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares para acompanharem a aula (especialmente nos momentos assíncronos), sempre valorizando a participação deles nas oportunidades de aprendizagem dos alunos, salientando que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto.
Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos, como neste caso, incentivando a buscarem a solução e realizarem conversas com bases nas questões enviadas.