Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Janaina Pinheiro Vece
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias de resolução a partir da reflexão de situações reais e representá-las por meio de registro pessoal.
Conceito-chave
Problemas que simulam a realidade.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Levante os conhecimentos prévios das crianças sobre as situações problema presentes no cotidiano. A proposta nesta conversa inicial é que elas percebam que não existem apenas problemas na escola, nas aulas de matemática, mas sim, em diferentes situações do dia a dia. Leia o balão de fala da personagem Bia e conduza a discussão de modo que elas conversem e ampliem as indagações apresentadas.
Propósito: Levantar os conhecimentos prévios sobre as situações problema presentes no cotidiano.
Discuta com a turma:
- Os problemas estão presentes somente nas aulas de Matemática? E nas outras disciplinas?
- Você já se deparou com situações problemas na sua vida? Quais?
- Como podemos fazer para identificar um problema no nosso dia a dia?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Com as crianças sentadas em individualmente, leia em voz alta o enunciado do problema e o balão de fala da personagem. Em seguida, peça para que as crianças pensem e registrem as diferentes estratégias possíveis para a resolução da situação (desenhos, esquemas ou palavras) e as possibilidades de respostas. Reserve um tempo para que as crianças,possam registrar no caderno ou numa folha à parte suas estratégias de resolução. Durante esse momento circule pela sala e realize intervenções quando necessário, para isso, consulte o Guia de Intervenções do plano de aula. Para realizar a próxima etapa da aula, discussão das soluções, aproveite para selecionar alguns registros, estabelecendo como critério a diversidade de estratégias, representações e resultados.
Propósito: Interpretar a situação problema e pensar em diferentes estratégias de resolução e representação.
Discuta com a turma:
- O que vocês entenderam sobre a situação?
- Para vocês a situação de Isa é um problema? Por quê?
- Qual é a pergunta do problema?
- Vocês já vivenciaram uma situação semelhante? O que fizeram para resolvê-la?
Resolução da Atividade Principal
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Este é um momento destinado à socialização das estratégias utilizadas pela turma para resolução do problema. Convide algumas crianças que tenham utilizado procedimentos, representações (desenhos, esquemas ou palavras) e também aqueles que chegaram a resultados diferentes. É importante que nesse momento o professor conduza à discussão valorizando as estratégias e registros pessoais das crianças.
Saiba mais sobre como as crianças registram suas estratégias a partir da leitura do texto “O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização”. Clique aqui para ler o artigo.
Propósito: Comunicar estratégias de resolução de problemas por meio da linguagem oral.
Discuta com a turma:
- O que você acha que Isa sentiu quando o copo de leite caiu na sua atividade?
- Como ela deve se comportar para conseguir resolver o problema?
- O que você achou da resolução do colega? É parecida ou diferente da sua maneira de pensar?
- Qual estratégia diferente da sua você usaria para resolver o problema de Isa?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Nesta etapa da aula o propósito é sistematizar o que foi aprendido durante a aula: Interpretar a situação problema e pensar em diferentes estratégias de resolução e representação. Essa discussão será importante para o desenvolvimento da Atividade de Raio-X.
Propósito: Compreender que as situações problema estão presentes no cotidiano e que é possível pensar em diferentes estratégias para resolvê-las.
Discuta com a turma:
- Pense em outras situações do nosso dia a dia que podem ser consideradas problemas.
- O que é preciso fazer para resolver um problema do cotidiano?
- As estratégias de resolução dos problemas frequentes no cotidiano são diferentes dos problemas que resolvemos na escola, nas aulas de Matemática? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia em voz alta o texto do slide e amplie a discussão sobre as aprendizagens construídas durante a aula.
Propósito: Resumir o que foi aprendido durante a aula.
Discuta com a turma:
- O que você aprendeu na aula de hoje?
- O que você aprendeu com a situação problema de Isa?
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Com as crianças sentadas individualmente, leia o enunciado do problema em voz alta no coletivo. Faça a leitura quantas vezes for necessário. Durante a leitura procure não enfatizar palavras ou dar pistas sobre as possíveis respostas. Afinal, o raio-x é um momento para que o professor possa avaliar se o objetivo da aula foi alcançado. Enquanto as crianças registram suas respostas, procure observar e identificar os avanços e as dificuldades apresentadas pelas crianças. Deixe para intervir no final da aula, propondo a socialização de alguns registros.
Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi alcançado.
Discuta com a turma:
- Qual é o contexto do problema?
- Qual é a pergunta do problema?
- Como você pode registrar a sua estratégia de resolução?
- Quais são as possíveis resoluções para a situação problema? Quais são as mais viáveis e permitem a resolução imediata do problema?