11044
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Problemas que simulam a realidade

POR: Janaina Pinheiro Vece  17/07/2018
Código: MAT1_11RDP07

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano de aula alinhado à BNCC:

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre Problemas que simulam a realidade.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias de resolução a partir da reflexão de situações reais e representá-las por meio de registro pessoal.

Conceito-chave

Problemas que simulam a realidade.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Levante os conhecimentos prévios das crianças sobre as situações problema presentes no cotidiano. A proposta nesta conversa inicial é que elas percebam que não existem apenas problemas na escola, nas aulas de matemática, mas sim, em diferentes situações do dia a dia. Leia o balão de fala da personagem Bia e conduza a discussão de modo que elas conversem e ampliem as indagações apresentadas.

Propósito: Levantar os conhecimentos prévios sobre as situações problema presentes no cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Os problemas estão presentes somente nas aulas de Matemática? E nas outras disciplinas?
  • Você já se deparou com situações problemas na sua vida? Quais?
  • Como podemos fazer para identificar um problema no nosso dia a dia?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Com as crianças sentadas em individualmente, leia em voz alta o enunciado do problema e o balão de fala da personagem. Em seguida, peça para que as crianças pensem e registrem as diferentes estratégias possíveis para a resolução da situação (desenhos, esquemas ou palavras) e as possibilidades de respostas. Reserve um tempo para que as crianças,possam registrar no caderno ou numa folha à parte suas estratégias de resolução. Durante esse momento circule pela sala e realize intervenções quando necessário, para isso, consulte o Guia de Intervenções do plano de aula. Para realizar a próxima etapa da aula, discussão das soluções, aproveite para selecionar alguns registros, estabelecendo como critério a diversidade de estratégias, representações e resultados.

Propósito: Interpretar a situação problema e pensar em diferentes estratégias de resolução e representação.

Discuta com a turma:

  • O que vocês entenderam sobre a situação?
  • Para vocês a situação de Isa é um problema? Por quê?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • Vocês já vivenciaram uma situação semelhante? O que fizeram para resolvê-la?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Este é um momento destinado à socialização das estratégias utilizadas pela turma para resolução do problema. Convide algumas crianças que tenham utilizado procedimentos, representações (desenhos, esquemas ou palavras) e também aqueles que chegaram a resultados diferentes. É importante que nesse momento o professor conduza à discussão valorizando as estratégias e registros pessoais das crianças.

Saiba mais sobre como as crianças registram suas estratégias a partir da leitura do texto “O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização”. Clique aqui para ler o artigo.

Propósito: Comunicar estratégias de resolução de problemas por meio da linguagem oral.

Discuta com a turma:

  • O que você acha que Isa sentiu quando o copo de leite caiu na sua atividade?
  • Como ela deve se comportar para conseguir resolver o problema?
  • O que você achou da resolução do colega? É parecida ou diferente da sua maneira de pensar?
  • Qual estratégia diferente da sua você usaria para resolver o problema de Isa?

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nesta etapa da aula o propósito é sistematizar o que foi aprendido durante a aula: Interpretar a situação problema e pensar em diferentes estratégias de resolução e representação. Essa discussão será importante para o desenvolvimento da Atividade de Raio-X.

Propósito: Compreender que as situações problema estão presentes no cotidiano e que é possível pensar em diferentes estratégias para resolvê-las.

Discuta com a turma:

  • Pense em outras situações do nosso dia a dia que podem ser consideradas problemas.
  • O que é preciso fazer para resolver um problema do cotidiano?
  • As estratégias de resolução dos problemas frequentes no cotidiano são diferentes dos problemas que resolvemos na escola, nas aulas de Matemática? Por quê?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia em voz alta o texto do slide e amplie a discussão sobre as aprendizagens construídas durante a aula.

Propósito: Resumir o que foi aprendido durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu com a situação problema de Isa?

Raio-X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Com as crianças sentadas individualmente, leia o enunciado do problema em voz alta no coletivo. Faça a leitura quantas vezes for necessário. Durante a leitura procure não enfatizar palavras ou dar pistas sobre as possíveis respostas. Afinal, o raio-x é um momento para que o professor possa avaliar se o objetivo da aula foi alcançado. Enquanto as crianças registram suas respostas, procure observar e identificar os avanços e as dificuldades apresentadas pelas crianças. Deixe para intervir no final da aula, propondo a socialização de alguns registros.

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi alcançado.

Discuta com a turma:

  • Qual é o contexto do problema?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • Como você pode registrar a sua estratégia de resolução?
  • Quais são as possíveis resoluções para a situação problema? Quais são as mais viáveis e permitem a resolução imediata do problema?

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias de resolução a partir da reflexão de situações reais e representá-las por meio de registro pessoal.

Conceito-chave

Problemas que simulam a realidade.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Levante os conhecimentos prévios das crianças sobre as situações problema presentes no cotidiano. A proposta nesta conversa inicial é que elas percebam que não existem apenas problemas na escola, nas aulas de matemática, mas sim, em diferentes situações do dia a dia. Leia o balão de fala da personagem Bia e conduza a discussão de modo que elas conversem e ampliem as indagações apresentadas.

Propósito: Levantar os conhecimentos prévios sobre as situações problema presentes no cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Os problemas estão presentes somente nas aulas de Matemática? E nas outras disciplinas?
  • Você já se deparou com situações problemas na sua vida? Quais?
  • Como podemos fazer para identificar um problema no nosso dia a dia?

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Com as crianças sentadas em individualmente, leia em voz alta o enunciado do problema e o balão de fala da personagem. Em seguida, peça para que as crianças pensem e registrem as diferentes estratégias possíveis para a resolução da situação (desenhos, esquemas ou palavras) e as possibilidades de respostas. Reserve um tempo para que as crianças,possam registrar no caderno ou numa folha à parte suas estratégias de resolução. Durante esse momento circule pela sala e realize intervenções quando necessário, para isso, consulte o Guia de Intervenções do plano de aula. Para realizar a próxima etapa da aula, discussão das soluções, aproveite para selecionar alguns registros, estabelecendo como critério a diversidade de estratégias, representações e resultados.

Propósito: Interpretar a situação problema e pensar em diferentes estratégias de resolução e representação.

Discuta com a turma:

  • O que vocês entenderam sobre a situação?
  • Para vocês a situação de Isa é um problema? Por quê?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • Vocês já vivenciaram uma situação semelhante? O que fizeram para resolvê-la?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Este é um momento destinado à socialização das estratégias utilizadas pela turma para resolução do problema. Convide algumas crianças que tenham utilizado procedimentos, representações (desenhos, esquemas ou palavras) e também aqueles que chegaram a resultados diferentes. É importante que nesse momento o professor conduza à discussão valorizando as estratégias e registros pessoais das crianças.

Saiba mais sobre como as crianças registram suas estratégias a partir da leitura do texto “O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização”. Clique aqui para ler o artigo.

Propósito: Comunicar estratégias de resolução de problemas por meio da linguagem oral.

Discuta com a turma:

  • O que você acha que Isa sentiu quando o copo de leite caiu na sua atividade?
  • Como ela deve se comportar para conseguir resolver o problema?
  • O que você achou da resolução do colega? É parecida ou diferente da sua maneira de pensar?
  • Qual estratégia diferente da sua você usaria para resolver o problema de Isa?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nesta etapa da aula o propósito é sistematizar o que foi aprendido durante a aula: Interpretar a situação problema e pensar em diferentes estratégias de resolução e representação. Essa discussão será importante para o desenvolvimento da Atividade de Raio-X.

Propósito: Compreender que as situações problema estão presentes no cotidiano e que é possível pensar em diferentes estratégias para resolvê-las.

Discuta com a turma:

  • Pense em outras situações do nosso dia a dia que podem ser consideradas problemas.
  • O que é preciso fazer para resolver um problema do cotidiano?
  • As estratégias de resolução dos problemas frequentes no cotidiano são diferentes dos problemas que resolvemos na escola, nas aulas de Matemática? Por quê?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia em voz alta o texto do slide e amplie a discussão sobre as aprendizagens construídas durante a aula.

Propósito: Resumir o que foi aprendido durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu com a situação problema de Isa?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Com as crianças sentadas individualmente, leia o enunciado do problema em voz alta no coletivo. Faça a leitura quantas vezes for necessário. Durante a leitura procure não enfatizar palavras ou dar pistas sobre as possíveis respostas. Afinal, o raio-x é um momento para que o professor possa avaliar se o objetivo da aula foi alcançado. Enquanto as crianças registram suas respostas, procure observar e identificar os avanços e as dificuldades apresentadas pelas crianças. Deixe para intervir no final da aula, propondo a socialização de alguns registros.

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi alcançado.

Discuta com a turma:

  • Qual é o contexto do problema?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • Como você pode registrar a sua estratégia de resolução?
  • Quais são as possíveis resoluções para a situação problema? Quais são as mais viáveis e permitem a resolução imediata do problema?

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias de resolução a partir da reflexão de situações reais e representá-las por meio de registro pessoal.

Conceito-chave

Problemas que simulam a realidade.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes