11043
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Desafio das Medidas II

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º do Fundamental sobre diferentes instrumentos de medidas padronizados.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriana Cecilia Monteiro Cavalcante da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16)Reconhecer e relacionar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Compreender ideias de medidas de comprimento com unidades padronizadas em diferentes situações do cotidiano.

Conceito-chave

Diferentes instrumentos de medidas  padronizados.

Recursos necessários

     -        Folha com malha quadriculada.

     -        Régua

     -        Lápis grafitte

     -         Folha de atividade impressa

Conhecimentos que a turma deve dominar

O aluno deve ter noção de maior e menor, inteiro e metade, da sequência numérica crescente, reconhecer os instrumento padrão e noção de plano espacial.


Tempo: 2min

Orientação: Leia para os alunos o objetivo da aula. A leitura do objetivo é para que o aluno saiba o assunto a ser desenvolvido.

Propósito: Reconhecer a importância da unidade de medida padronizada para realizar comparações corretas.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Pode ser entregue para os alunos os seis pedaços de barbante, para que o utilizem de forma concreta, para chegar ao resultado. Incentive-os a elaborar estratégias para a proposta. Ouça-os e resolva de forma coletiva. Aproveite para falar sobre as unidades de medir que serão desenvolvidas na aula: o metro e centímetro.

Propósito: Refletir sobre a melhor maneira de medir o caminho sem um instrumento padronizado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos medir um local se não possuirmos um instrumento para medir?
  • De que formas podemos saber o tamanho da parede da classe, por exemplo, sem um instrumento de medir?
  • Como eram feitas as medidas antigamente?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Deve ser discutido antes, a equivalência de um metro. Para tal é proposto o aquecimento. Nesse momento, leia a situação problema, e peça para que, em duplas, elaborem uma hipótese de como podem auxiliar a menina a compreender o que significa 150 centímetros. Se possível, disponibilize instrumentos de medir padrões como régua, trena etc e instrumentos de medir não padronizados, como barbantes, varetas, ou o que tiver disponível. Ande entre os alunos, ouça suas discussões, proponha perguntas que auxiliem seu desenvolvimento e consigam caminhar nas descobertas. Os alunos devem registrar no caderno, suas hipóteses.

Propósito: Compreender o uso de medidas para e instrumentos para indicar o tamanho ou distância de algo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos explicar o que significa 150 centímetros, para Joana?
  • O que você pode utilizar para demonstrar essa medida?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar, por meio de materiais concretos ou instrumentos de medida suas elaborações. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos.

Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar uma medida.

Discuta com a turma:

  • Como podemos explicar para Joana a medida que ela está em dúvida?
  • O que pode ajudar a resolver esse problema?
  • A explicação fica mais fácil com instrumentos de medir padronizados ou não?
  • Quando usamos o barbante para medir, conseguimos garantir que a medida é exata? Explique sua resposta.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar, por meio de materiais concretos ou instrumentos de medida suas elaborações. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos.

Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar uma medida.

Discuta com a turma:

  • Como podemos explicar para Joana a medida que ela está em dúvida?
  • O que pode ajudar a resolver esse problema?
  • A explicação fica mais fácil com instrumentos de medir padronizados ou não?
  • Quando usamos o barbante para medir, conseguimos garantir que a medida é exata? Explique sua resposta.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar, por meio de materiais concretos ou instrumentos de medida suas elaborações. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos.

Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar uma medida.

Discuta com a turma:

  • Como podemos explicar para Joana a medida que ela está em dúvida?
  • O que pode ajudar a resolver esse problema?
  • A explicação fica mais fácil com instrumentos de medir padronizados ou não?
  • Quando usamos o barbante para medir, conseguimos garantir que a medida é exata? Explique sua resposta.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Nesse momento, a ideia é retomar o conceito aprendido, focando nas diversas formas de medir algo: utilizando instrumentos de medir padronizados ou não padronizados.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as formas de medir e as nomenclaturas da situação problema (metro e centímetro). Peça para que registrem essa forma de resolução no caderno.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a importância de uma medida padronizada para que as medições sejam exatas.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Podemos ter uma medida exata usando medidas não convencionais? E com as medidas convencionais, as medições serão sempre exatas?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Vamos registrar as diferentes formas que utilizaram?
  • Dentre essas maneiras, o resultado foi diferente?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo: 2min

Orientação: Leia para os alunos o objetivo da aula. A leitura do objetivo é para que o aluno saiba o assunto a ser desenvolvido.

Propósito: Reconhecer a importância da unidade de medida padronizada para realizar comparações corretas.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16)Reconhecer e relacionar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Compreender ideias de medidas de comprimento com unidades padronizadas em diferentes situações do cotidiano.

Conceito-chave

Diferentes instrumentos de medidas  padronizados.

Recursos necessários

     -        Folha com malha quadriculada.

     -        Régua

     -        Lápis grafitte

     -         Folha de atividade impressa

Conhecimentos que a turma deve dominar

O aluno deve ter noção de maior e menor, inteiro e metade, da sequência numérica crescente, reconhecer os instrumento padrão e noção de plano espacial.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Pode ser entregue para os alunos os seis pedaços de barbante, para que o utilizem de forma concreta, para chegar ao resultado. Incentive-os a elaborar estratégias para a proposta. Ouça-os e resolva de forma coletiva. Aproveite para falar sobre as unidades de medir que serão desenvolvidas na aula: o metro e centímetro.

Propósito: Refletir sobre a melhor maneira de medir o caminho sem um instrumento padronizado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos medir um local se não possuirmos um instrumento para medir?
  • De que formas podemos saber o tamanho da parede da classe, por exemplo, sem um instrumento de medir?
  • Como eram feitas as medidas antigamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Deve ser discutido antes, a equivalência de um metro. Para tal é proposto o aquecimento. Nesse momento, leia a situação problema, e peça para que, em duplas, elaborem uma hipótese de como podem auxiliar a menina a compreender o que significa 150 centímetros. Se possível, disponibilize instrumentos de medir padrões como régua, trena etc e instrumentos de medir não padronizados, como barbantes, varetas, ou o que tiver disponível. Ande entre os alunos, ouça suas discussões, proponha perguntas que auxiliem seu desenvolvimento e consigam caminhar nas descobertas. Os alunos devem registrar no caderno, suas hipóteses.

Propósito: Compreender o uso de medidas para e instrumentos para indicar o tamanho ou distância de algo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos explicar o que significa 150 centímetros, para Joana?
  • O que você pode utilizar para demonstrar essa medida?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar, por meio de materiais concretos ou instrumentos de medida suas elaborações. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos.

Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar uma medida.

Discuta com a turma:

  • Como podemos explicar para Joana a medida que ela está em dúvida?
  • O que pode ajudar a resolver esse problema?
  • A explicação fica mais fácil com instrumentos de medir padronizados ou não?
  • Quando usamos o barbante para medir, conseguimos garantir que a medida é exata? Explique sua resposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar, por meio de materiais concretos ou instrumentos de medida suas elaborações. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos.

Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar uma medida.

Discuta com a turma:

  • Como podemos explicar para Joana a medida que ela está em dúvida?
  • O que pode ajudar a resolver esse problema?
  • A explicação fica mais fácil com instrumentos de medir padronizados ou não?
  • Quando usamos o barbante para medir, conseguimos garantir que a medida é exata? Explique sua resposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar, por meio de materiais concretos ou instrumentos de medida suas elaborações. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos.

Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar uma medida.

Discuta com a turma:

  • Como podemos explicar para Joana a medida que ela está em dúvida?
  • O que pode ajudar a resolver esse problema?
  • A explicação fica mais fácil com instrumentos de medir padronizados ou não?
  • Quando usamos o barbante para medir, conseguimos garantir que a medida é exata? Explique sua resposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Nesse momento, a ideia é retomar o conceito aprendido, focando nas diversas formas de medir algo: utilizando instrumentos de medir padronizados ou não padronizados.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as formas de medir e as nomenclaturas da situação problema (metro e centímetro). Peça para que registrem essa forma de resolução no caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a importância de uma medida padronizada para que as medições sejam exatas.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Podemos ter uma medida exata usando medidas não convencionais? E com as medidas convencionais, as medições serão sempre exatas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Vamos registrar as diferentes formas que utilizaram?
  • Dentre essas maneiras, o resultado foi diferente?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano