11040
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Números

Plano de aula - A adição e suas diferentes ideias

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre juntar e acrescentar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Keila Cristina de Araújo Reis

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: comanda (impressa, digitalizada ou gravada), tampinhas (ou feijões e macarrões, por exemplo), papel e lápis.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, Whatsapp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares.

Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens, e as famílias encaminhem à escola, para que assim, possa intervir através das próximas escolhas e enviar devolutiva aos alunos.

Retomada
Caso sua aula não seja síncrona, proponha que um familiar, que possa acompanhar o aluno, faça as questões do discuta com a turma, como se fosse uma brincadeira, incentivando que o aluno também faça perguntas sobre quantidades: "Quantos dedos tenho nesta mão? E nesta? Se eu juntar as duas mãos quantos dedos terei? Quantos dedos preciso acrescentar agora para obter essa quantidade? Como podemos registrar essa operação?".

Atividade principal
Tanto para uma aula síncrona, como assíncrona, você poderá enviar, para realizar esta atividade, junto à comanda, o desenho de uma quantidade de tampinhas de cada cor aos alunos para que possam realizar a contagem e completar com as quantidades necessárias, realizando o registro numa folha impressa da atividade ou num caderno, caso não haja possibilidade de impressão. Se preferir, poderá substituir as tampinhas por feijões e macarrões, por exemplo, assim os alunos poderão manipular. Envie uma comanda aos familiares com a quantidade de cada que deverão disponibilizar aos alunos, para que possam completar as quantidades de acordo com a comanda da atividade. Se possível, envie as comandas gravadas por mensagem de voz e ou escritas.

Discussão das soluções
Se for viável, você pode solicitar que os alunos enviem seus registros através de WhatsApp ou outra forma mais conveniente e pode, também, compartilhar alguns deles com os alunos para que possam comparar formas diversas de pensar e registrar. Se tiver possibilidade, poderá compartilhar as situações-problema propostas, para que resolvam e encaminhem suas soluções ou discutam com seus familiares (para tanto envie sugestões de questões para essa discussão da sessão “Discuta com a turma”, que encontra-se nas orientações de cada atividade).

Encerramento
O encerramento poderá ser gravado ou enviado por escrito, contendo as aprendizagens e também uma mensagem positiva, incentivando alunos e familiares, fortalecendo vínculos.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite aos familiares deve incentivar a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem, de forma que fortaleçam vínculos e que possam contribuir para que os alunos aprendam, paulatinamente, a se organizarem e tornarem-se cada vez mais autônomos.
É importante salientar aos familiares para encorajá-los a pensar em estratégias para resolver as situações-problema de maneira mais independente possível. Proponha que façam questões, como: "Quantas tampinhas de cada cor (ou feijões e macarrões) são necessárias para formar um jogo de damas? Quantas tampinhas de cada cor (ou feijões e macarrões) vocês têm dentro da caixa? Qual a quantidade que falta para completar? Como farão para descobrir? Qual a quantidade total de tampinhas (ou feijões e macarrões) são necessárias?".

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_04NUM02

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas