Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome os conceitos de acrescentar e juntar quantidades. Explore os dedos das mãos, juntando-os e acrescentando-os, trabalhando com os fatos fundamentais da adição. Projete este slide, ou use suas mãos para simular situações-problema que envolvam juntar e acrescentar dedos para formar novas quantidades.Peça que os alunos também representem usando suas mãos, conforme você for questionando. Registre no quadro as sentenças matemáticas representadas com as mãos, para os alunos associarem o sinal de adição ao fato de juntar e acrescentar quantidades.
Propósito: Realizar contagens, reconhecer algarismos, juntar e acrescentar quantidades.
Discuta com a turma:
- Quantos dedos tenho nesta mão? E nesta? Se eu juntar as duas mãos quantos dedos terei?
- Quantos dedos preciso acrescentar agora para obter essa quantidade?
- Como podemos registrar essa operação?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )
Orientação: A caixa matemática é um recurso de apoio à criança para realizar contagens, sequências numéricas, agrupamentos, e resolver situações-problema diversos. Pode ser coletiva, contendo materiais suficientes para todas as crianças, bem como pode ser de uso individual e cada criança ter a sua. O interessante é ir acrescentando os materiais na caixa à medida que for surgindo a necessidade de utilização. A caixa matemática precisa estar num lugar de fácil acesso das crianças para que recorram sempre que precisarem para resolver as problematizações. É importante criar combinados com a turma para cuidarem do material, o que deverá ser constantemente retomado durante o ano. Nesse caso específico, a atividade requer que sejam formados quatro grupos de crianças na sala e seja disponibilizada para cada grupo uma caixa matemática com tampinhas de refrigerantes de duas cores diferentes, azuis e vermelhas.Nessa atividade, as crianças têm um desafio: construir um jogo de damas. Para isso, precisam buscar na caixa matemática tampinhas das cores vermelhas e azuis e resolver as problematizações que surgirem.Disponibilize para cada grupo,além da caixa, as tabelas para registro e cálculos. Explique aos grupos que registrarão os dados de sua caixa e que depois da apresentação dos cálculos de cada grupo, farão o registro na segunda tabela.Caminhe pela sala enquanto os grupos vão contando, registrando e calculando.Faça intervenções de acordo com as necessidades percebidas.
Discuta com a turma:
- Quantas tampinhas de cada cor que são necessárias para formar um jogo de damas?
- Quantas tampinhas de cada cor vocês têm dentro da caixa?
- Qual a quantidade que falta para completar?
- Como farão para descobrir?
- Qual a quantidade total de tampinhas necessárias?
Propósito: Resolver situações-problema a partir das ideias de juntar e acrescentar tampinhas.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )
Orientação: A caixa matemática é um recurso de apoio à criança para realizar contagens, sequências numéricas, agrupamentos, e resolver situações-problema diversos. Pode ser coletiva, contendo materiais suficientes para todas as crianças, bem como pode ser de uso individual e cada criança ter a sua. O interessante é ir acrescentando os materiais na caixa à medida que for surgindo a necessidade de utilização. A caixa matemática precisa estar num lugar de fácil acesso das crianças para que recorram sempre que precisarem para resolver as problematizações. É importante criar combinados com a turma para cuidarem do material, o que deverá ser constantemente retomado durante o ano. Nesse caso específico, a atividade requer que sejam formados quatro grupos de crianças na sala e seja disponibilizada para cada grupo uma caixa matemática com tampinhas de refrigerantes de duas cores diferentes, azuis e vermelhas. Nessa atividade, as crianças têm um desafio: construir um jogo de damas. Para isso, precisam buscar na caixa matemática tampinhas das cores vermelhas e azuis e resolver as problematizações que surgirem.Disponibilize para cada grupo,além da caixa, as tabelas para registro e cálculos. Explique aos grupos que registrarão os dados de sua caixa e que depois da apresentação dos cálculos de cada grupo, farão o registro na segunda tabela.Caminhe pela sala enquanto os grupos vão contando, registrando e calculando.Faça intervenções de acordo com as necessidades percebidas.
Discuta com a turma:
- Quantas tampinhas de cada cor que são necessárias para formar um jogo de damas?
- Quantas tampinhas de cada cor vocês têm dentro da caixa?
- Qual a quantidade que falta para completar?
- Como farão para descobrir?
- Qual a quantidade total de tampinhas necessárias?
Propósito: Resolver situações-problema a partir das ideias de juntar e acrescentar tampinhas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )
Orientação: A caixa matemática é um recurso de apoio à criança para realizar contagens, sequências numéricas, agrupamentos, e resolver situações-problema diversos. Pode ser coletiva, contendo materiais suficientes para todas as crianças, bem como pode ser de uso individual e cada criança ter a sua. O interessante é ir acrescentando os materiais na caixa à medida que for surgindo a necessidade de utilização. A caixa matemática precisa estar num lugar de fácil acesso das crianças para que recorram sempre que precisarem para resolver as problematizações. É importante criar combinados com a turma para cuidarem do material, o que deverá ser constantemente retomado durante o ano. Nesse caso específico, a atividade requer que sejam formados quatro grupos de crianças na sala e seja disponibilizada para cada grupo uma caixa matemática com tampinhas de refrigerantes de duas cores diferentes, azuis e vermelhas. Nessa atividade, as crianças têm um desafio: construir um jogo de damas. Para isso, precisam buscar na caixa matemática tampinhas das cores vermelhas e azuis e resolver as problematizações que surgirem.Disponibilize para cada grupo,além da caixa, as tabelas para registro e cálculos. Explique aos grupos que registrarão os dados de sua caixa e que depois da apresentação dos cálculos de cada grupo, farão o registro na segunda tabela.Caminhe pela sala enquanto os grupos vão contando, registrando e calculando.Faça intervenções de acordo com as necessidades percebidas.
Discuta com a turma:
- Quantas tampinhas de cada cor que são necessárias para formar um jogo de damas?
- Quantas tampinhas de cada cor vocês têm dentro da caixa?
- Qual a quantidade que falta para completar?
- Como farão para descobrir?
- Qual a quantidade total de tampinhas necessárias?
Propósito: Resolver situações-problema a partir das ideias de juntar e acrescentar tampinhas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 13 minutos.( slides 7 a 9 )
Orientações: Após as crianças explorarem os materiais, fazerem as contagens das tampinhas que estiverem na caixa e registrarem essas quantidades, ajude-os a organizar uma tabela com as informações de todos os grupos.As tampinhas que faltam para cada grupo completar 12 peças, não precisam ser registradas por todos, pois já foram apresentadas por eles. Nessa atividade podem ser feitas outras explorações além dessas que aparecem descritas.
Discuta com a turma:
- Qual grupo tem a maior quantidade de tampinhas verdes?
- Qual cor tem a maior quantidade de tampinhas?
- Qual grupo chegou mais perto de formar um jogo?
- Quantas tampinhas azuis e vermelhas o grupo 4 tem?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos.( slides 7 a 9 )
Orientações: O registro e as somas das quantidades que constam nesse e no próximo slide são apenas uma simulação. Você deve explorar os registros das próprias crianças. Caso apareçam registros e cálculos errados de algum grupo, como esses apresentados, é importante que as crianças observem e percebam as estratégias equivocadas e estabeleçam relações, façam comparações com os procedimentos da turma e discutam maneiras para ajudar os colegas em suas resoluções. Faça provocações que as levem a comunicar suas estratégias de resolução para a situação.
Propósito: Discutir os resultados apresentados e aplicar estratégias de cálculo para juntar e acrescentar tampinhas.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia Pedro deve ter utilizado para somar as quantidades de tampinhas?
- Como Pedro pensou?
- Quem usou um caminho diferente?
- Paula conseguiu chegar a resposta correta? Como você ajudaria Paula a resolver essa situação?
Propósito:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos.( slides 7 a 9 )
Orientações: O registro e as somas das quantidades que constam nesse e no próximo slide são apenas uma simulação. Você deve explorar os registros das próprias crianças. Caso apareçam registros e cálculos errados de algum grupo, como esses apresentados, é importante que as crianças observem e percebam as estratégias equivocadas e estabeleçam relações, façam comparações com os procedimentos da turma e discutam maneiras para ajudar os colegas em suas resoluções. Faça provocações que as levem a comunicar suas estratégias de resolução para a situação.
Propósito: Discutir os resultados apresentados e aplicar estratégias de cálculo para juntar e acrescentar tampinhas.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia Pedro deve ter utilizado para somar as quantidades de tampinhas?
- Como Pedro pensou?
- Quem usou um caminho diferente?
- Paula conseguiu chegar a resposta correta? Como você ajudaria Paula a resolver essa situação?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Retome as estratégias de acrescentar e juntar tampinhas, revendo os conceitos das ideias da adição.
Propósito: Encerrar a aula, retomando a atividade proposta.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: As duas situações-problema podem ser apresentadas de forma simultânea ou separadamente. O que se espera é que a criança mobilize diferentes ideias para a resolução, além de criar procedimentos próprios. A proposta é que as crianças ao compararem percebam que há diferenças entre as duas situações, mesmo tendo informações semelhantes e que para cada uma delas será necessário usar caminhos distintos.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar