Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: PROPONDO PROBLEMAS COM MAIS DE UMA OPERAÇÃO.
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolvendo e elaborando problemas de matemática
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
Objetivos específicos
- Interpretar situações-problema com mais de uma operação e apontar algumas características desse tipo de problema.
- Elaborar um problema envolvendo mais de uma operação.
- Discutir sobre a elaboração de problema com mais de uma operação e compartilhar estratégias particulares de resolução.
Conceito-chave
Elaboração de problemas com mais de uma operação
Recursos necessários
-Lápis.
-Papel.
-Borracha.
-Materiais impressos.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Interpretar situações-problema com mais de uma operação e apontar algumas características desse tipo de problema.
- Elaborar um problema envolvendo mais de uma operação.
- Discutir sobre a elaboração de problema com mais de uma operação e compartilhar estratégias particulares de resolução.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo Sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresentar o problema para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
AQUECIMENTO
Tempo Sugerido: 5 minutos
Orientação: Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação.
Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.
Discuta com a turma:
- Como você responderia a pergunta do balão?
- Qual foi a sua estratégia de resolução utilizada?
AQUECIMENTO
Tempo Sugerido: 5 minutos
Orientação: Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação.
Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.
Discuta com a turma:
- Como você responderia a pergunta do balão?
- Qual foi a sua estratégia de resolução utilizada?
AQUECIMENTO
Tempo Sugerido: 5 minutos
Orientação:Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação.
Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.
Discuta com a turma:
- Você concorda com a fala apresentada no balão? Por que?
AQUECIMENTO
Tempo Sugerido: 5 minutos
Orientação: Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação.
Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.
Discuta com a turma:
- Você já ouviu falar sobre problemas com mais de uma operação? O que ?
AQUECIMENTO
Tempo Sugerido: 5 minutos
Orientação: Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação. Neste momento, os questionamentos do “discuta” se direcionam a mostrar aos alunos que adição e subtração e multiplicação e divisão são operações conceitualmente complementares , então não é adequado que o aluno apresente uma solução utilizando somente estas operações.
Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.
Discuta com a turma:
- Quais são as operações que vocês conhecem?
- É possível afirmar que adição e subtração seriam mais de uma operação, nestes problemas? E a multiplicação e a divisão? Por que?
AQUECIMENTO
Tempo Sugerido: 5 minutos
Orientação: Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação.
Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.
Discuta com a turma:
- Você concorda com a solução apresentada?
- E quais operações podem aparecer nas soluções deste tipo de problema?
ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDES 09 e 10)
Tempo Sugerido: 25 minutos.
Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidos e apresentados para toda a turma.
Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.
Discuta com a turma:
- O que você entende por elaborar um problema?
- Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
- Como você pensa em começar a elaborar este problema?
Material complementar:
Resolução da Atividade Principal
ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDES 09 e 10)
Tempo Sugerido: 25 minutos.
Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidos e apresentados para toda a turma.
Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.
Discuta com a turma:
- O que você entende por elaborar um problema?
- Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
- Como você pensa em começar a elaborar este problema?
Material complementar:
Resolução da Atividade Principal
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19)
Tempo Sugerido: 25 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como foi a elaboração do problema?
- O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
- O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com mais de uma operação?
- Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19)
Tempo Sugerido: 25 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Você conhece outra maneira de se obter o valor de 50%? Como seria?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19)
Tempo Sugerido: 25 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como você responderia a pergunta do balão?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19)
Tempo Sugerido: 25 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como você explicaria a expressão “metade” da “metade”?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19)
Tempo Sugerido: 25 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Você acha que a conclusão da menina está correta? Por que?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19)
Tempo Sugerido: 25 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual foi o equívoco cometido pela garota?
- O que você entendeu quando o garoto disse “análise inversa”?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19)
Tempo Sugerido: 25 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Você concorda com a estratégia apresentada apara determinar as porcentagens solicitadas?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19)
Tempo Sugerido: 25 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19)
Tempo Sugerido: 25 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu das falas deste balões?
- E você concorda com essas afirmações?
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo Sugerido: 10 minutos
Orientação: Inicie este momento fazendo um apanhado de tudo o que foi realizado na aula de hoje, e depois apresente aos alunos algumas ideias relacionadas a problemas com mais de uma operação.
Propósito: Compreender sobre problemas com excesso de dados destacando algumas características.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientação: Escreva no quadro “problemas com mais de uma operação” e peça aos alunos que citem características desse tipo de problema. Escreva essas características ao redor da expressão e depois pergunte aos alunos o que eles acharam de elaborar problemas, elencando no quadro algumas especificidades desse processo criativo.
Propósito: Destacar as aprendizagens ocorridas na elaboração de problemas com mais de uma operação.
RAIO X
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente o problema proposto e que apresente suas estratégias de resolução.
Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.
Discuta com a turma:
- Você já realizou alguma atividade semelhante a esta de hoje? Indique alguma diferença entre essas atividades.
- O que você destacaria de mais importante ao se elaborar um problema?
- Que estratégia você utiliza para elaborar seus problemas?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_25RDP09
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp
- Opcionais: Google docs, Google sala de aula, podcast
Para este plano, foque na etapa Aquecimento
Aquecimento
Professor, a atividade é uma retomada de ideias que são fundamentais para o trabalho com a resolução de problemas. Numa proposta síncrona e colaborativa, você pode propor os questionamentos apresentados no primeiro slide de Retomada usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo), de modo que os alunos possam respondê-los. Você também pode compartilhar o slide pelo WhatsApp para que cada aluno possa postar suas respostas ou hipóteses sobre as questões disparadoras. Explique que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Discussão das soluções
A discussão das soluções é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto no Aquecimento. Os alunos devem postar a foto das suas conclusões para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Incentive os alunos a usar ferramentas de áudio ou vídeo para explicar como pensaram para resolver o problema. Pergunte se eles pensaram da mesma forma e, caso contrário, peça que compartilhem suas estratégias. Estimule os alunos a perceberem que podemos seguir por diversos caminhos para chegar a uma solução e que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Assim, você estará combatendo a valorização excessiva da resposta certa. Professor, lembre-se que o objetivo dessa aula é que os alunos resolvam problemas com mais de uma operação. Explore essa atividade com boas perguntas para que eles possam perceber as possíveis interpretações do problema. Fique atento às sugestões dos itens Orientação e Discuta com a turma. Garanta que o encerramento seja feito nessa etapa. Caso sua aula não seja síncrona, organize essa proposta pelo whatsapp, enviando o problema e fazendo a discussão por áudios ou mensagens de texto. Para a devolutiva você pode gravar um áudio ou um podcast e enviar para os alunos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
Objetivos específicos
- Interpretar situações-problema com mais de uma operação e apontar algumas características desse tipo de problema.
- Elaborar um problema envolvendo mais de uma operação.
- Discutir sobre a elaboração de problema com mais de uma operação e compartilhar estratégias particulares de resolução.
Conceito-chave
Elaboração de problemas com mais de uma operação
Recursos necessários
-Lápis.
-Papel.
-Borracha.
-Materiais impressos.