11037
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Encontrando o múltiplo da potência de base 10

Plano de aula de Matemática com atividades para o 5º ano do Fundamental sobre encontrar um múltiplo da potência de 10 mais próximo de um número natural.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marytta Vilela Perez Masseli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima

Objetivos específicos

Encontrar um múltiplo da potência de 10 mais próximo de um número natural.

Conceito-chave

Localizar o múltiplo da potência de 10 mais próximo.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Tempo sugerido: 2 minuto

Orientação: Projete, leia ou escreva no quadro o objetivo da aula, para a turma.

Material Complementar:

  • No link da Khan Academi, você encontrará uma sequência de vídeo aulas gratuitas, explicando aproximação de múltiplos de 10. Para acessá-lo clique aqui.

  • No link do Brasil Escola, temos descrito as regras de arredondamento, que é o mesmo que aproximar. Para acessá-lo clique aqui.

Propósito: Apresentar o objetivo que será trabalhado na unidade.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Inicie a aula apresentando a situação posta, e pedindo para que os estudantes resolvam a atividade. Esse é um momento que se deve ter atenção para possíveis dificuldades de localização na reta. Caso perceba que os estudantes não conseguem localizar na reta, é preciso retomar ordenação crescente de números. Uma sugestão é retomar as unidades Nova Escola - MAT4_03NUM e MAT5_01NUM.

Propósito: Elencar possíveis dificuldades em ordenação e localização na reta numerada, bem como retomar a sequência numérica utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Questione sobre o posicionamento dos números na reta e a relação existente entre a ordenação crescente entre eles.

Possível solução:

O 14 ficará entre o 10 e 20, antes da sinalização do meio; O 25 ficará exatamente na marcação do meio entre o 20 e 30; o 5 ficará exatamente na marcação do meio entre o zero e o 10; o 30 ficará exatamente na marcação do 30; o 56 ficará depois da marcação do meio entre o 50 e 60; e o 45 ficará exatamente na marcação do meio entre o 40 e 50.

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Em duplas, peça para que resolvam a atividade, compartilhando as estratégias escolhidas para resolver.

Esse é um momento que você deverá deixar que as duplas resolvam sozinhas sem mediação do professor.

Propósito: Possibilitar que os estudantes resolvam a atividade sugerida sem mediação do professor e que compartilhem entre eles as possíveis estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia pode ser usada para localizar as temperaturas na reta?

Materiais complementares para impressão

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)

Orientação: Depois de resolverem a atividades, peça que compartilhem as estratégias escolhidas. Anote no quadro as diferentes estratégias, compartilhando com o restante da turma a forma de pensar de cada dupla.

Propósito: Compartilhar e apresentar as diferentes estratégias escolhidas pelas duplas.

Discuta com a turma:

  • Quais as semelhanças e diferenças entre as estratégias apresentadas?
  • Existe alguma outra forma de resolver? Qual?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)

Orientação: Depois de resolverem a atividades, peça que compartilhem as estratégias escolhidas. Anote no quadro as diferentes estratégias, compartilhando com o restante da turma a forma de pensar de cada dupla.

Propósito: Compartilhar e apresentar as diferentes estratégias escolhidas pelas duplas.

Discuta com a turma:

  • Quais as semelhanças e diferenças entre as estratégias apresentadas?
  • Existe alguma outra forma de resolver? Qual?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as estratégias apresentadas. Se possível esquematize em uma cartolina ou no quadro as estratégias compartilhadas.

Propósito: Encerrar a aula e organizar um resumo do que foi aprendido na aula.

Discuta com a turma:

  • Qual a finalidade de se fazer aproximações desse tipo? Onde são aplicadas aproximações?
  • O que de novo aprendemos hoje?
  • Alguém ficou com alguma dúvida?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Peça para que os estudantes resolvam a atividade individualmente. Aproveite para verificar a aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Depois do que vimos na aula, existem alguma outra estratégia para resolver?
  • Alguém pensou diferente do que foi apresentado até o momento?

Para imprimir a atividade clique aqui.

Para imprimir a solução detalhada clique aqui.

Propósito: Verificar o aprendizado do aluno na aula.

Solução:

Para 923 deverá ser marcado o número 9 x 102.

Para 483 deverá ser marcado o número 5 x102.

Para 356 deverá ser marcado o número 4 x102.

Atividade Complementar para impressão:

Raio x

Resolução do raio x

TITULO DO DOCUMENTO

Resolução do atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientação: Projete, leia ou escreva no quadro o objetivo da aula, para a turma.

Material Complementar:

  • No link da Khan Academi, você encontrará uma sequência de vídeo aulas gratuitas, explicando aproximação de múltiplos de 10. Para acessá-lo clique aqui.

  • No link do Brasil Escola, temos descrito as regras de arredondamento, que é o mesmo que aproximar. Para acessá-lo clique aqui.

Propósito: Apresentar o objetivo que será trabalhado na unidade.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima

Objetivos específicos

Encontrar um múltiplo da potência de 10 mais próximo de um número natural.

Conceito-chave

Localizar o múltiplo da potência de 10 mais próximo.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Inicie a aula apresentando a situação posta, e pedindo para que os estudantes resolvam a atividade. Esse é um momento que se deve ter atenção para possíveis dificuldades de localização na reta. Caso perceba que os estudantes não conseguem localizar na reta, é preciso retomar ordenação crescente de números. Uma sugestão é retomar as unidades Nova Escola - MAT4_03NUM e MAT5_01NUM.

Propósito: Elencar possíveis dificuldades em ordenação e localização na reta numerada, bem como retomar a sequência numérica utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Questione sobre o posicionamento dos números na reta e a relação existente entre a ordenação crescente entre eles.

Possível solução:

O 14 ficará entre o 10 e 20, antes da sinalização do meio; O 25 ficará exatamente na marcação do meio entre o 20 e 30; o 5 ficará exatamente na marcação do meio entre o zero e o 10; o 30 ficará exatamente na marcação do 30; o 56 ficará depois da marcação do meio entre o 50 e 60; e o 45 ficará exatamente na marcação do meio entre o 40 e 50.

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Em duplas, peça para que resolvam a atividade, compartilhando as estratégias escolhidas para resolver.

Esse é um momento que você deverá deixar que as duplas resolvam sozinhas sem mediação do professor.

Propósito: Possibilitar que os estudantes resolvam a atividade sugerida sem mediação do professor e que compartilhem entre eles as possíveis estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia pode ser usada para localizar as temperaturas na reta?

Materiais complementares para impressão

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)

Orientação: Depois de resolverem a atividades, peça que compartilhem as estratégias escolhidas. Anote no quadro as diferentes estratégias, compartilhando com o restante da turma a forma de pensar de cada dupla.

Propósito: Compartilhar e apresentar as diferentes estratégias escolhidas pelas duplas.

Discuta com a turma:

  • Quais as semelhanças e diferenças entre as estratégias apresentadas?
  • Existe alguma outra forma de resolver? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)

Orientação: Depois de resolverem a atividades, peça que compartilhem as estratégias escolhidas. Anote no quadro as diferentes estratégias, compartilhando com o restante da turma a forma de pensar de cada dupla.

Propósito: Compartilhar e apresentar as diferentes estratégias escolhidas pelas duplas.

Discuta com a turma:

  • Quais as semelhanças e diferenças entre as estratégias apresentadas?
  • Existe alguma outra forma de resolver? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as estratégias apresentadas. Se possível esquematize em uma cartolina ou no quadro as estratégias compartilhadas.

Propósito: Encerrar a aula e organizar um resumo do que foi aprendido na aula.

Discuta com a turma:

  • Qual a finalidade de se fazer aproximações desse tipo? Onde são aplicadas aproximações?
  • O que de novo aprendemos hoje?
  • Alguém ficou com alguma dúvida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Peça para que os estudantes resolvam a atividade individualmente. Aproveite para verificar a aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Depois do que vimos na aula, existem alguma outra estratégia para resolver?
  • Alguém pensou diferente do que foi apresentado até o momento?

Para imprimir a atividade clique aqui.

Para imprimir a solução detalhada clique aqui.

Propósito: Verificar o aprendizado do aluno na aula.

Solução:

Para 923 deverá ser marcado o número 9 x 102.

Para 483 deverá ser marcado o número 5 x102.

Para 356 deverá ser marcado o número 4 x102.

Atividade Complementar para impressão:

Raio x

Resolução do raio x

TITULO DO DOCUMENTO

Resolução do atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano