Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_07NUM_04
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: -
- Opcionais: FlipGrid, Google Meet, Google Formulários, WhatsApp, Google Apresentações.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
Propor para a turma a pergunta do Daniel e pedir que indiquem suas respostas, o que pode ser feito por Google Meet (síncrono) ou FlipGrid (assíncrono), sendo que nesse último eles gravariam um vídeo curto explicando o que pensaram para a solução antes de partir para as atividades do plano. Sem os recursos digitais, o professor pode pedir o registro escrito dessas questões, lembrando de incluir as questões presentes nas orientações ao professor aqui.
Atividade principal
Transpor as questões de “verdadeiro ou falso” do jogo presente nesta etapa para o Google Formulários ampliando o número de questões (sugerimos dobrar esse número) e solicitar que resolvam o mais rápido possível. Após a resolução o professor consegue comparar o tempo de resolução dos alunos e o número de acertos. Sem o recurso digital, o professor pode propor que os alunos resolvam as questões apresentadas e, após uma devolutiva, criem outras possíveis para o professor enviar aos demais colegas.
Discussão das soluções
Propor que os alunos identifiquem as vantagens e desvantagens de cada uma das formas de calcular aqui apresentadas. Isso pode ser feito por escrito ou via Google Formulários.
Sistematização
O professor pode sistematizar o que foi estudado aqui a partir de uma sequência de slides que contemplem a ideia e mais um exemplo relacionado ao conceito, usando o Google Apresentações ou enviando um registro escrito disso. Unir essa etapa à próxima (Encerramento).
Encerramento
Ver orientação da etapa anterior.
Raio X
Além de resolver, pedir que os alunos façam um registro explicando como pensaram ou como explicariam o que pensaram para um colega.
É possível solicitar registro escrito ou a gravação de um vídeo para envio via WhatsApp.
Convite às famílias
Convidar a família a jogar o jogo da atividade principal no formato original com os alunos.
Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé
Código: MAT4_07NUM04
(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes