Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos o que será discutido nesta aula, dando destaque ao conceito de volume, ou seja, o “espaço” que paralelepípedo ocupa. Se desejar, introduza a discussão sobre se o espaço que ele ocupa é igual a seu espaço interno. Isso será o princípio da conceituação da diferença entre volume e capacidade.
Propósito: Indicar para a turma o que será apresentado na aula
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Mostre aos alunos a imagem do paralelepípedo retângulo ou leve uma caixa nesse formato para sala. Discorra sobre suas características e veja se os alunos se lembram como calcular seu volume. Utilize a imagem (no slide ou desenhada na lousa) do paralelepípedo formado por 16 cubos para mostrar que seu volume é dado por 2 x 2 x 4 unidades lineares.
Propósito: Discutir sobre as variações das formas dos paralelepípedos retângulos, comparando-os a objetos como caixas de sapatos, por exemplo, que possuem formato aproximado. Dessa maneira, introduzir a visão técnica do volume do paralelepípedo analisando também as suas medidas.
Discuta com a turma:
- Quais os conceitos de largura, altura e profundidade (dimensões)?
- Quais as formas das faces de um paralelepípedo reto retângulo?
- O que é o volume de um sólido?
- Qual unidade usamos para medir volume?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Deixe que os alunos leiam o problema sozinhos. Você pode apresentar o slide, escrever o problema na lousa ou imprimir a atividade para os alunos. Após a leitura inicial, organize a sala em pequenos grupos para que discutam soluções. Você pode pedir que eles representem as soluções utilizando malhas hexagonais ou blocos retangulares (como barras Cuisinaire, caixas trazidas de casa ou material dourado).
Discuta com a turma:
• Vocês compreenderam a proposta do problema?
• Vocês conseguem imaginar uma forma de solucionar o problema?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das Soluções (slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Peça aos alunos para que exponham suas respostas. Uma boa possibilidade é pedir a um aluno que apresente sua solução e em seguida vá perguntando aos outros se utilizaram estratégias distintas. É possível fazer isso a cada item (a, b e c), mas pode ser interessante pedir aos alunos para que expliquem como uma resposta influenciou a outra, da forma como aparece no slide 5.
Você pode utilizar apenas as respostas dos alunos ou apresentar o slide e perguntar quem fez assim e quem fez diferente.
No slide 6 há três formas distintas de organizar as caixas nos nichos. Uma proposta interessante é pedir para os alunos verificarem se as imagens apresentadas são condizentes com o tamanho dos nichos, pedindo inclusive que eles identifiquem as medidas das arestas das caixas que estão posicionadas de forma diferente na terceira figura.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com as soluções apresentadas?
- Há alguma muito diferente?
- Alguém não precisou desenhar a figura para resolver?
Discussão das Soluções (slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Peça aos alunos para que exponham suas respostas. Uma boa possibilidade é pedir a um aluno que apresente sua solução e em seguida vá perguntando aos outros se utilizaram estratégias distintas. É possível fazer isso a cada item (a, b e c), mas pode ser interessante pedir aos alunos para que expliquem como uma resposta influenciou a outra, da forma como aparece no slide 5.
Você pode utilizar apenas as respostas dos alunos ou apresentar o slide e perguntar quem fez assim e quem fez diferente.
No slide 6 há três formas distintas de organizar as caixas nos nichos. Uma proposta interessante é pedir para os alunos verificarem se as imagens apresentadas são condizentes com o tamanho dos nichos, pedindo inclusive que eles identifiquem as medidas das arestas das caixas que estão posicionadas de forma diferente na terceira figura.
Aproveite a discussão dos alunos para mostrar que o volume das 144 caixas corresponde ao espaço interno dos nove nichos, mas não ao volume do móvel. Essa discussão pode ser importante para começar a despertar nos alunos a diferença entre os conceitos de volume e capacidade.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com as soluções apresentadas?
- Há alguma muito diferente?
- Alguém não precisou desenhar a figura para resolver?
- Ao mudar as caixas de posição, muda seu volume?
- Há diferença entre o volume das 16 caixas e o espaço interno de cada nicho?
- Pode-se dizer que o volume da estante é igual a nove vezes o volume das 16 caixas?
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente a ideia central do slide aos alunos e reforce o conceito de cálculo do volume, destacando as respectivas medidas do desenho representado. Ressalte a diferença entre volume (espaço ocupado) e capacidade (espaço interno) de um sólido e explique que independente da posição escolhida para apoiar o paralelepípedo (mudando assim a face escolhida como base), o volume é sempre o mesmo.
Propósito: Apresentar aos alunos de forma sistemática os conceitos trabalhados na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Com o auxílio dos alunos, relacione o conteúdo sistematizado com a atividade feita na aula, relembrando-os dos procedimentos usados na resolução.
Propósito: Resumir a aula e reforçar a forma de cálculo do volume do parlalelepípedo
Discuta com a turma:
- Quais as dimensões do paralelepípedo?
- Quais as faces retangulares do paralelepípedo?
- Qual a forma de se calcular o volume?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Deixe os alunos pensarem por 2 minutos marcados no relógio, faça como um “desafio”: “vocês têm 2 minutos para resolver!”. Então, rapidamente, lembre da solução da atividade principal e parta para a solução. Se julgar procedente, faça a primeira pergunta conceitual antes de começar a resolver. A terceira pergunta, se houver tempo, verificará se os alunos compreenderam a multiplicação e já deixará “um gancho” para quando for falado sobre as unidades de medida.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar