Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernando César Escobar
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista da área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;
(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.
Objetivos Específicos
Conceito-chave
Volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo
Recursos Necessários
- Lápis, borracha, papel,
- Caixas de sapato (de preferência sem tampa, caixas que tem forma de paralelepípedo) ou caixas de outros produtos como cereais, ou sucos ou leite. Na falta de caixas, uma folha de A4 (podendo ser rascunho) para cada par de alunos.
Código: MAT8_19GRM01
(EF08MA20) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.
(EF08MA21) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.
AULA 02
AULA 03
AULA 04
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo e suas aplicações (unidades de medida de capacidade e volume), círculo e circunferência, área de triângulos e quadriláteros e suas aplicações.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes