Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Brincando com pipas… elaborando problema a partir de dados apresentados
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos matemáticos: problemas não convencionais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.
Objetivos específicos
- Ser capaz de elaborar um problema considerando dados apresentados.
- Estimular a autonomia do aluno.
Conceito-chave
Elaboração de situações-problemas, considerando os dados previamente apresentados.
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas;
- Caixinhas ou outro recipiente contendo os números e sinais de operações, conforme orientações na atividade.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Ser capaz de elaborar um problema considerando dados apresentados.
- Estimular a autonomia do aluno.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.
Discuta com a turma:
- Você sabe o que é um problema em matemática?
- Você acha possível criar um problema partindo somente de dados numéricos ou não?
Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação:
- Organize os alunos em duplas produtivas.
- Realize a leitura do slide e peça que expliquem o que entenderam das orientações.
- Solicite que cada dupla vá até as caixinhas e retire dois números e um sinal de operação, que será de adição ou subtração. A sugestão é que neste primeiro momento, por se tratar de uma atividade de aquecimento em forma de dinâmica, as operações de adição e de subtração são as mais indicadas, por entendermos que já tenham dominado o conceito e a resolução.
- Após o sorteio, peça que realize a atividade, conversando com o colega da dupla e seguindo a orientação apresentada.
- Coletivamente realize a correção da atividade de dinâmica, solicitando a participação dos alunos.
- Solicite aos alunos que exponham, coletivamente, o que pensaram e apresentem as situações que criaram.
- Oriente em relação à adequação das respostas. Em caso de algum equívoco, realize questionamentos para que o aluno compreenda o erro e pense em uma alternativa de resolução. Cuide para que não ocorra constrangimentos.
- Conclua a atividade realizando a leitura do slide coletivamente, com o exemplo de resolução.
Propósito: Que os alunos sejam capazes de criar uma situação matemática, considerando dados numéricos e uma operação apresentada.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
- Ao retirar os números e operações das caixinhas, vocês conseguiram montar uma operação matemática?
- Ao retirar os números e operações das caixinhas, vocês conseguiram imaginar uma situação envolvendo aquela operação para chegar à solução?
- Vocês tiveram dificuldade para imaginar uma situação adequada à operação?
Sugestão: A atividade pode ser ampliada, colocando na caixinha das operações os sinais de multiplicação e divisão, porém precisa selecionar os números para que formem operações que sejam capazes de resolver.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação:
- Organize os alunos em duplas produtivas.
- Realize a leitura do slide e peça que expliquem o que entenderam das orientações.
- Solicite que cada dupla vá até as caixinhas e retire dois números e um sinal de operação, que será de adição ou subtração. A sugestão é que neste primeiro momento, por se tratar de uma atividade de aquecimento em forma de dinâmica, as operações de adição e de subtração são as mais indicadas, por entendermos que já tenham dominado o conceito e a resolução.
- Após o sorteio, peça que realize a atividade, conversando com o colega da dupla e seguindo a orientação apresentada.
- Coletivamente realize a correção da atividade de dinâmica, solicitando a participação dos alunos.
- Solicite aos alunos que exponham, coletivamente, o que pensaram e apresentem as situações que criaram.
- Oriente em relação à adequação das respostas. Em caso de algum equívoco, realize questionamentos para que o aluno compreenda o erro e pense em uma alternativa de resolução. Cuide para que não ocorra constrangimentos.
- Conclua a atividade realizando a leitura do slide coletivamente, com o exemplo de resolução.
Propósito: Que os alunos sejam capazes de criar uma situação matemática, considerando dados numéricos e uma operação apresentada.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
- Ao retirar os números e operações das caixinhas, vocês conseguiram montar uma operação matemática?
- Ao retirar os números e operações das caixinhas, vocês conseguiram imaginar uma situação envolvendo aquela operação para chegar à solução?
- Vocês tiveram dificuldade para imaginar uma situação adequada à operação?
Sugestão: A atividade pode ser ampliada, colocando na caixinha das operações os sinais de multiplicação e divisão, porém precisa selecionar os números para que formem operações que sejam capazes de resolver.
ATIVIDADE PRINCIPAL - INTRODUÇÃO
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).
Orientação:
- Aproveite a mesma organização dos alunos na atividade de aquecimento .
- Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada dupla.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada dupla.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Espere a realização da atividade circulando pelos grupos, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.
Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu da situação descrita?
- Você sabe o que é uma pipa? Já brincou com uma? Confeccionou ou participou da confecção de uma pipa?
- Onde você mora existe o hábitos de brincar com pipas?
- Qual informação foi apresentada?
- O que você consegue imaginar utilizando os números apresentados?
- Você consegue definir uma operação matemática utilizando os números apresentados?
- Você é capaz de pensar em uma pergunta relacionada aos dados numéricos e não numéricos, descritos na introdução da atividade?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
Sugestão de leitura aos alunos:
Livro- Sofi, a pipa bailarina, de Solange Silveira Garcia, Editora Evoluir.
Materiais complementares:
ATIVIDADE PRINCIPAL - INTRODUÇÃO
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).
Orientação:
- Aproveite a mesma organização dos alunos na atividade de aquecimento .
- Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada dupla.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada dupla.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Espere a realização da atividade circulando pelos grupos, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.
Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu da situação descrita?
- Você sabe o que é uma pipa? Já brincou com uma? Confeccionou ou participou da confecção de uma pipa?
- Onde você mora existe o hábitos de brincar com pipas?
- Qual informação foi apresentada?
- O que você consegue imaginar utilizando os números apresentados?
- Você consegue definir uma operação matemática utilizando os números apresentados?
- Você é capaz de pensar em uma pergunta relacionada aos dados numéricos e não numéricos, descritos na introdução da atividade?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
Sugestão de leitura aos alunos:
Livro- Sofi, a pipa bailarina, de Solange Silveira Garcia, Editora Evoluir.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação contendo algum erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar os diferentes modos de pensar, as diferentes estratégias de elaboração e resolução de situação-problema.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para elaborar a situação-problema?
- O que você observou na introdução e nos dados apresentados para ter um ponto de partida?
- Você pensou primeiramente no enunciado ou na pergunta do problema?
- O problema elaborado é coerente com a operação e leva à uma solução possível e adequada?
- Você encontrou alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados trazem exemplos de elaboração e resolução partindo de dados apresentados. Os exemplos deverão ser compartilhados com os alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação contendo algum erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar os diferentes modos de pensar, as diferentes estratégias de elaboração e resolução de situação-problema.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para elaborar a situação-problema?
- O que você observou na introdução e nos dados apresentados para ter um ponto de partida?
- Você pensou primeiramente no enunciado ou na pergunta do problema?
- O problema elaborado é coerente com a operação e leva à uma solução possível e adequada?
- Você encontrou alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados trazem exemplos de elaboração e resolução partindo de dados apresentados. Os exemplos deverão ser compartilhados com os alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade.
Propósito: Destacar os conteúdos tratados e conhecimentos adquiridos na aula.
Indicações para leitura e estudo do professor:
- Aprender a Ler Problemas em Matemática - Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz. http://mathema.com.br/reflexoes/aprender-a-ler-problemas-em-matematica/
- Diferentes caminhos para entender e calcular problemas. - Elisângela Fernandes. https://novaescola.org.br/conteudo/2019/diferentes-caminhos-para-entender-e-calcular-problemas
- Livro: Ler, escrever e resolver problemas - Kátia Cristina Stocoo Smole e Maria Ignez Dinis, Editora Saraiva.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o slide e questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham seus entendimentos em relação ao objetivo proposto.
Propósito: Concluir a aprendizagem proposta pelo objetivo da aula.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando conhecimentos adquiridos. Em seguida, deixe que discutam com um colega sobre sua criação. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação ao objetivo proposto na aula.
Materiais complementares:
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_25RDP_09
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail e documento PowerPoint.
- Duas caixinhas, sacos ou latas e uma tesoura.
Para este plano, a sugestão é que foque no aquecimento, na Atividade principal e na Discussão da solução, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento oportuniza a construção de uma situação matemática, considerando dados não numéricos e uma operação apresentada, dessa forma é totalmente pertinente realizar.
A realização pode ser em aula síncrona ou assíncrona. Entretanto, sugiro adaptação na execução da atividade.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você deve ter preparado com antecedência alguns números e os sinais das operações de adição e subtração. Colocando os números dentro de uma caixinha (saco ou latinha) e os sinais dentro da outra.
Ao início da aula síncrona, você explica que você fará o sorteio de dois números e um sinal das operações de adição ou subtração e um aluno(a) voluntário(a) indicará a operação.
Após ter a operação definida, coletivamente será construído um problema que seja solucionado com esta operação.
Nesse momento, professor, de acordo com as sugestões apresentadas pelos alunos para a construção do problema, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar. (Ressaltando a necessidade de pensar em qual objeto utilizará para registrar a construção do problema, ou seja, lousa, papel kraft,...).
Após concluir a produção dos problemas, provoque reflexões:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
- É possível elaborar outro problema a partir dessa operação?
- Existe uma relação entre as informações dadas e a pergunta realizada?
- É necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
- Qual a dificuldade para elaborar um problema?
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos, a situação apresentada na retomada, via WhatsApp ou e-mail, por meio fotografia ou print da tela, realizando pequenas adaptações.
Atividade do aquecimento adaptada:
1ª - Disponibilize algumas números para o aluno.
2º - Proponha que escolham dois números e formem um operação de adição ou de subtração.
3º - Após operação definida, elabore um problema que seja solucionado com esta operação.
4º - Por último, proponha a resolução da situação elaborada.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a Atividade do aquecimento adaptada, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das atividades. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal sugere a produção de um problema a partir de uma situação apresentada e números informados, assim esta atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Na aula síncrona, sugiro que sejam apresentados os slides 5 e 6 e assim, seja provocada uma conversa com os alunos sobre o contexto apresentado, a construção de uma operação com os números informados e consequentemente a construção coletiva do problema a partir da operação. Nesse momento, professor, de acordo com as ideias dos alunos, você poderá ser o escriba, repetindo os mesmos cuidados que teve na execução da atividade do aquecimento.
Durante a conversa coletiva e a produção do problema, você pode provocar reflexões por meio dos questionamentos do “Discuta com a turma” sugeridos no plano.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 5 e 6, as orientações e os questionamentos pertinentes, para assim compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da produção, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída com a Atividade do aquecimento adaptada.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema elaborado deve ser analisado coletivamente, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a). Nesse momento de discussão, você pode provocar reflexões por meio dos questionamentos do “Discuta com a turma” sugeridos no plano.
Após a discussão do problema elaborado pelos alunos, você pode apresentar os slides 7 e 8, correspondentes à Discussão da solução, possibilitando reflexão quanto às semelhanças e diferenças observadas nas produções.
Na aula assíncrona, as produções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização dos problemas elaborados pelos alunos e dos apresentados na Discussão da solução (slides 7 e 8), através de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física o professor deve organizar as produções e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, favorecer através da discussão das produções apresentadas, o levantamento do que foi aprendido e realizar a leitura do slide 9 que corresponde à sistematização do plano.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 11 pode ser usada para verificar se os alunos elaboram problemas a partir de uma situação apresentada e informação numérica dada.
Dessa forma para os alunos que realizaram as atividades pelo acesso digital, solicite que registrem suas elaborações no documento PowerPoint compartilhado por você (interessante que cada aluno registre em uma lâmina).
Para os demais alunos, receba a devolutiva física e transcreva no PowerPoint. Ressaltando a importância de socializar com todos.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula, apresentando inclusive suas produções.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.
Objetivos específicos
- Ser capaz de elaborar um problema considerando dados apresentados.
- Estimular a autonomia do aluno.
Conceito-chave
Elaboração de situações-problemas, considerando os dados previamente apresentados.
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas;
- Caixinhas ou outro recipiente contendo os números e sinais de operações, conforme orientações na atividade.