11028
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Construindo planificações

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre identificar as propriedades (características) da pirâmide e\ou prisma escolhido, desenhando sua planificação.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Carolina Nogueira Dias ,,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_20GEO_03

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Geogebra, Google Apresentações, Google Formulários,

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
Você pode usar a imagem do slide desta etapa para discutir com os alunos sobre a diferença entre as figuras tridimensionais e as figuras planas e quais são as percepções deles. Isso pode ser feito em momento síncrono via Google Meet, assíncrono com uma produção coletiva via Google Documentos ou individual por escrito caso a turma não tenha acesso à internet.

Atividade principal
Usando o Geogebra, proponha um sólido para cada aluno, com a descrição específica das indicações a serem usadas no link em questão:
Link para os prismas: https://www.geogebra.org/m/Thh6PfcU
Link para as pirâmides: https://www.geogebra.org/m/zhvJGqb8
As produções dos alunos devem ser feitas via Google Apresentações, cada aluno com um slide específico de uma apresentação compartilhada e pré-determinada pelo professor.
Caso os alunos não tenham acesso à internet, inverta o processo e apresente a planificação em folha impressa e peça para que eles registrem o que imaginam que se tornaria cada um dos moldes.

Discussão das soluções
O professor pode inserir os comentários nas produções dos alunos realizadas via Google Apresentações, para orientar e dar devolutivas. O mesmo pode ser feito no caso das produções em folha impressa.
Neste último caso, é importante que o professor possa fazer um segundo movimento, enviando os moldes para que a turma produza os sólidos e percebam suas diferenças.

Sistematização
Crie uma sequência de slides via Google Apresentações ou um resumo em folha impressa que destaque as principais características dos prismas e das pirâmides, diferenciando-as.

Encerramento
Atendido na etapa anterior (Sistematização).

Raio X
Proponha que os alunos resolvam o problema desta etapa via Google Formulários ou em folha impressa, usando também as questões indicadas no arquivo de atividade complementar.

Convite às famílias
Convide a família do aluno a acompanhar a etapa de Discussão das soluções, com as produções necessárias, seja na proposta digital ou impressa.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_20GEO03

(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas