11028
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Construindo planificações

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre identificar as propriedades (características) da pirâmide e\ou prisma escolhido, desenhando sua planificação.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Carolina Nogueira Dias ,,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Carolina Taurisano

Mentor: Paula Massi Reis Pires Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.



Objetivos específicos

Identificar as propriedades (características) da pirâmide e\ou prisma escolhido, desenhando sua planificação.

Conceito-chave

Planificação de prismas e pirâmides

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Régua;
  • Caixas (embalagens) ou prismas e pirâmides confeccionados de papel cartão;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Título: OBJETIVO

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.

Discuta com a turma

  • É importante se certificar de que os alunos reconheçam os termos tridimensional e planificado; prismas e pirâmides neste momento é importante para que os alunos pensem sobre, porém no decorrer das atividades terão oportunidade de conceituarem.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: AQUECIMENTO.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Descrever as propriedades da embalagem escolhida.

Orientações: Comunique aos alunos a formação das duplas e em seguida apresente a bancada dos tridimensionais para que juntos escolham a embalagem e descrevam as suas propriedades. A descrição será feita oralmente para otimizar o tempo.

Antes da aplicação da aula você pode combinar com os alunos de levarem caixas de produtos para a sala de aula (hidratantes, pasta de dente). Como é difícil caixas com formato de pirâmides você pode construí-las com os alunos anteriormente em papel cartão ou encartes destacáveis para montagem ou mesmo solicitar a tarefa como lição de casa. Lembre-se que este preparo deve ser feito antecipadamente para que o planejamento seja eficaz;

Pense no agrupamento produtivo. Ele é peça fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos na interação com o outro;

No momento em que os alunos descrevem as propriedades das figuras é possível identificar por meio das observações realizadas o que os alunos sabem sobre prismas e pirâmides.

Material complementar:

Caixas (embalagens) no formato de prismas e pirâmides;

Papel cartão para a construção de prismas e pirâmides para deixar a disposição dos alunos;

Obs.: Caso haja tempo o professor poderá propor o registro da listagem de propriedades do prisma ou pirâmide escolhida no caderno ou folha avulsa.

Discuta com a turma:

  • Conhecem estas formas tridimensionais?
  • Quem pode me dizer como elas são formadas?
  • Alguém sabe o nome da forma que pegou?

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: ATIVIDADE PRINCIPAL

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Abrir a caixa escolhida e desenhar sua planificação.

Orientações: Nesta atividade os alunos abrirão a caixa obtendo a planificação do poliedro escolhido. No registro é importante que oriente os alunos quanto a utilização da régua para que a planificação represente a forma esperada. Neste momento, poderá retomar o resultado das discussões e orientações do aquecimento quanto às características das formas tridimensionais, pois na planificação é possível reconhecê-las.

Obs.: Caso perceba dificuldade nos alunos quanto a formas de planificação oriente-os a recortar o desenho em faces, testando possibilidades de planificação como um “quebra-cabeça”

Discuta com a turma

  • Neste momento é importante discutir com os alunos se há outras formas de planificação da mesma caixa. Essa discussão será importante para que elaborem estratégias na atividade posterior.
  • É possível mudar uma das faces de lugar e ainda assim montar a caixa?

Material Complementar:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: ATIVIDADE PRINCIPAL

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Representar outra forma de planificação.

Orientação: Nesta atividade é importante que os alunos testem outra forma de planificação do objeto, pois existem mais de uma planificação. Se necessário, os alunos podem recortar as partes como um quebra cabeça para testar as hipóteses. O registro pode ser feito em folha avulsa ou caderno, a critério do professor.

Material complementar:

Caderno ou folha avulsa para registro.

Discuta com a turma

Neste momento faz-se necessário discutir com os alunos as possibilidades e estratégias de planificações.

  • A partir desta planificação é possível montar a caixa? Como chegou a esta conclusão?
  • Algum teste foi realizado anteriormente para se chegar a esta planificação? Como fizeram?

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Diferenciar pirâmides e prismas tendo por base a listagem das propriedades do objeto de estudo.

Orientações: MURAL DAS PLANIFICAÇÕES

Cada dupla deve:

  • Colar no mural a figura tridimensional planificada (aberta);
  • Colar uma planificação diferente da mesma forma tridimensional;

Neste momento poderá propor uma discussão das diferenças e semelhanças entre as pirâmides e prismas e as duplas podem retomar as características discutidas no início da aula como referência.

Discuta com a turma

Faz-se necessário discutir com os alunos as possíveis formas de identificação de prismas e pirâmides.

  • Observando o mural de planificações, é possível sabermos quais são os prismas e as pirâmides? Quais características diferenciam um do outro?

.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO

Tempo previsto: 3 minutos

Propósito: Sistematizar o aprendizado vivenciado no decorrer das atividades.

Orientações: Resgatando as informações vivenciadas e aprendidas em sala de aula os alunos lerão as definições identificando e nomeando o conceito estudado.

Discuta com a turma:

  • Neste momento vale a pena discutir pontos fundamentais da aula com os alunos resgatando nomenclaturas importantes como base, aresta, face, lateral, entre outros que surgirem.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Encerramento

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Sistematizar o conhecimento visto na aula.

Orientações: É importante apresentar este slide aos alunos para que compreendam a sequência do aprendizado e percebam as propriedades dos poliedros apresentados.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: RAIO X

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre o conceito de planificação dos poliedros.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base todo o conceito construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam o conceito de planificação, identificando as faces que a compõem. Caso algum aluno apresente dificuldade tente intervir para que relembre momentos importantes de aprendizagem em sala de aula.

Reserve um tempo posterior para socializar as respostas com toda a turma e assim poder ampliar o conhecimento dos alunos. Abaixo segue os links das atividades do RAIO X e atividades complementares para impressão.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre figura tridimensional e figura plana?
  • Quais as características mais importantes que diferenciam prismas de pirâmides?

Material complementar:

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: RAIO X

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre o conceito de planificação dos poliedros.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base todo o conceito construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam o conceito de planificação, identificando as faces que a compõem. Caso algum aluno apresente dificuldade tente intervir para que relembre momentos importantes de aprendizagem em sala de aula.

Reserve um tempo posterior para socializar as respostas com toda a turma e assim poder ampliar o conhecimento dos alunos. Abaixo segue os links das atividades do RAIO X e atividades complementares para impressão.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre figura tridimensional e figura plana?
  • Quais as características mais importantes que diferenciam prismas de pirâmides?

Resumo da aula

download Baixar plano

Título: OBJETIVO

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.

Discuta com a turma

  • É importante se certificar de que os alunos reconheçam os termos tridimensional e planificado; prismas e pirâmides neste momento é importante para que os alunos pensem sobre, porém no decorrer das atividades terão oportunidade de conceituarem.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Carolina Taurisano

Mentor: Paula Massi Reis Pires Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.



Objetivos específicos

Identificar as propriedades (características) da pirâmide e\ou prisma escolhido, desenhando sua planificação.

Conceito-chave

Planificação de prismas e pirâmides

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Régua;
  • Caixas (embalagens) ou prismas e pirâmides confeccionados de papel cartão;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Título: AQUECIMENTO.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Descrever as propriedades da embalagem escolhida.

Orientações: Comunique aos alunos a formação das duplas e em seguida apresente a bancada dos tridimensionais para que juntos escolham a embalagem e descrevam as suas propriedades. A descrição será feita oralmente para otimizar o tempo.

Antes da aplicação da aula você pode combinar com os alunos de levarem caixas de produtos para a sala de aula (hidratantes, pasta de dente). Como é difícil caixas com formato de pirâmides você pode construí-las com os alunos anteriormente em papel cartão ou encartes destacáveis para montagem ou mesmo solicitar a tarefa como lição de casa. Lembre-se que este preparo deve ser feito antecipadamente para que o planejamento seja eficaz;

Pense no agrupamento produtivo. Ele é peça fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos na interação com o outro;

No momento em que os alunos descrevem as propriedades das figuras é possível identificar por meio das observações realizadas o que os alunos sabem sobre prismas e pirâmides.

Material complementar:

Caixas (embalagens) no formato de prismas e pirâmides;

Papel cartão para a construção de prismas e pirâmides para deixar a disposição dos alunos;

Obs.: Caso haja tempo o professor poderá propor o registro da listagem de propriedades do prisma ou pirâmide escolhida no caderno ou folha avulsa.

Discuta com a turma:

  • Conhecem estas formas tridimensionais?
  • Quem pode me dizer como elas são formadas?
  • Alguém sabe o nome da forma que pegou?

Slide Plano Aula

Título: ATIVIDADE PRINCIPAL

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Abrir a caixa escolhida e desenhar sua planificação.

Orientações: Nesta atividade os alunos abrirão a caixa obtendo a planificação do poliedro escolhido. No registro é importante que oriente os alunos quanto a utilização da régua para que a planificação represente a forma esperada. Neste momento, poderá retomar o resultado das discussões e orientações do aquecimento quanto às características das formas tridimensionais, pois na planificação é possível reconhecê-las.

Obs.: Caso perceba dificuldade nos alunos quanto a formas de planificação oriente-os a recortar o desenho em faces, testando possibilidades de planificação como um “quebra-cabeça”

Discuta com a turma

  • Neste momento é importante discutir com os alunos se há outras formas de planificação da mesma caixa. Essa discussão será importante para que elaborem estratégias na atividade posterior.
  • É possível mudar uma das faces de lugar e ainda assim montar a caixa?

Material Complementar:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Título: ATIVIDADE PRINCIPAL

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Representar outra forma de planificação.

Orientação: Nesta atividade é importante que os alunos testem outra forma de planificação do objeto, pois existem mais de uma planificação. Se necessário, os alunos podem recortar as partes como um quebra cabeça para testar as hipóteses. O registro pode ser feito em folha avulsa ou caderno, a critério do professor.

Material complementar:

Caderno ou folha avulsa para registro.

Discuta com a turma

Neste momento faz-se necessário discutir com os alunos as possibilidades e estratégias de planificações.

  • A partir desta planificação é possível montar a caixa? Como chegou a esta conclusão?
  • Algum teste foi realizado anteriormente para se chegar a esta planificação? Como fizeram?

Slide Plano Aula

Título: DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Diferenciar pirâmides e prismas tendo por base a listagem das propriedades do objeto de estudo.

Orientações: MURAL DAS PLANIFICAÇÕES

Cada dupla deve:

  • Colar no mural a figura tridimensional planificada (aberta);
  • Colar uma planificação diferente da mesma forma tridimensional;

Neste momento poderá propor uma discussão das diferenças e semelhanças entre as pirâmides e prismas e as duplas podem retomar as características discutidas no início da aula como referência.

Discuta com a turma

Faz-se necessário discutir com os alunos as possíveis formas de identificação de prismas e pirâmides.

  • Observando o mural de planificações, é possível sabermos quais são os prismas e as pirâmides? Quais características diferenciam um do outro?

.

Slide Plano Aula

Título: SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO

Tempo previsto: 3 minutos

Propósito: Sistematizar o aprendizado vivenciado no decorrer das atividades.

Orientações: Resgatando as informações vivenciadas e aprendidas em sala de aula os alunos lerão as definições identificando e nomeando o conceito estudado.

Discuta com a turma:

  • Neste momento vale a pena discutir pontos fundamentais da aula com os alunos resgatando nomenclaturas importantes como base, aresta, face, lateral, entre outros que surgirem.

Slide Plano Aula

Título: Encerramento

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Sistematizar o conhecimento visto na aula.

Orientações: É importante apresentar este slide aos alunos para que compreendam a sequência do aprendizado e percebam as propriedades dos poliedros apresentados.

Slide Plano Aula

Título: RAIO X

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre o conceito de planificação dos poliedros.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base todo o conceito construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam o conceito de planificação, identificando as faces que a compõem. Caso algum aluno apresente dificuldade tente intervir para que relembre momentos importantes de aprendizagem em sala de aula.

Reserve um tempo posterior para socializar as respostas com toda a turma e assim poder ampliar o conhecimento dos alunos. Abaixo segue os links das atividades do RAIO X e atividades complementares para impressão.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre figura tridimensional e figura plana?
  • Quais as características mais importantes que diferenciam prismas de pirâmides?

Material complementar:

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Título: RAIO X

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre o conceito de planificação dos poliedros.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base todo o conceito construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam o conceito de planificação, identificando as faces que a compõem. Caso algum aluno apresente dificuldade tente intervir para que relembre momentos importantes de aprendizagem em sala de aula.

Reserve um tempo posterior para socializar as respostas com toda a turma e assim poder ampliar o conhecimento dos alunos. Abaixo segue os links das atividades do RAIO X e atividades complementares para impressão.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre figura tridimensional e figura plana?
  • Quais as características mais importantes que diferenciam prismas de pirâmides?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano