11027
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Quem cria o problema, é você!

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Elaboração de um problema numérico dada uma pergunta.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Esther Maria Freixedelo Martins

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

- Não há.

Objetivos específicos

- Definir o contexto e os dados numéricos do problema, a partir da pergunta apresentada.

- Relacionar os dados numéricos à pergunta de uma forma lógica, que permita sua resolução através de uma ou mais operações numéricas.

- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.

Conceito-chave

Elaboração de um problema numérico dada uma pergunta.

Recursos necessários

Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.


Propósito:

Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.

Leia o objetivo com seus alunos e comente que “elaborar” é inventar e que “problema numérico” é aquele que depende de números para sua resolução. Realize o aquecimento, logo a seguir.

Para saber mais sobre a elaboração de situações-problema pelos alunos, leia:

“Por que formular problemas” - Cristiane H. Chica in “Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática” - Kátia Stoccco Smole, Maria Ignez Diniz (organizadoras) - Porto Alegre: Artmed, 2007.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Levar o aluno a refletir sobre o objetivo da aula.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia os balões em voz alta para seus alunos, dando ritmo e expressividade às quadrinhas. As questões propostas têm o objetivo de levar os alunos a refletir sobre os elementos de um problema e sua estrutura, percebendo que o texto a ser produzido deve conter dados numéricos relacionados à pergunta dada, possibilitando sua resolução.

Para saber mais sobre o desenvolvimento da competência leitora e escritora através da resolução de problemas, acesse:

http://mathema.com.br/reflexoes/aprender-a-ler-problemas-em-matematica/

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Coloque os alunos em duplas ou trios, para que possam discutir suas ideias e elaborar conjuntamente o texto do problema.

Discuta com a turma: Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.

Para saber mais sobre o trabalho com grupos produtivos, acesse:

https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos ou

https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar

Materiais Auxiliares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam verificar sua adequação à pergunta e se é possível resolvê-los ou não.

Orientação: Escolha alguns alunos para que apresentem o problema produzido por sua dupla, registrando o texto na lousa, além de identificar os nomes abaixo dos registros. Pergunte aos demais alunos se o texto está adequado à pergunta dada e se é possível resolver o problema.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los e perceber se podem ser solucionados ou não.

discutir as estratégias utilizadas para elaborar o problema e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?

Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar no tipo de festa e nos dados numéricos: número de adultos e de crianças, número de pessoas por mesa.

- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?

Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema ou não.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los e perceber se podem ser solucionados ou não.

discutir as estratégias utilizadas para elaborar o problema e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?

Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar no tipo de festa e nos dados numéricos: número de adultos e de crianças, número de pessoas por mesa.

- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?

Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema ou não.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los e perceber se podem ser solucionados ou não.

discutir as estratégias utilizadas para elaborar o problema e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?

Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar no tipo de festa e nos dados numéricos: número de adultos e de crianças, número de pessoas por mesa.

- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?

Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema ou não.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los e perceber se podem ser solucionados ou não.

discutir as estratégias utilizadas para elaborar o problema e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?

Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar no tipo de festa e nos dados numéricos: número de adultos e de crianças, número de pessoas por mesa.

- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?

Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema ou não.

select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.

Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, estruturando seu pensamento.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para elaborar o problema?

- Como você se sentiu sendo autor do problema?

- O que você aprendeu na aula de hoje?

Raio-X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.

Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.

Materiais Auxiliares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Propósito:

Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.

Leia o objetivo com seus alunos e comente que “elaborar” é inventar e que “problema numérico” é aquele que depende de números para sua resolução. Realize o aquecimento, logo a seguir.

Para saber mais sobre a elaboração de situações-problema pelos alunos, leia:

“Por que formular problemas” - Cristiane H. Chica in “Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática” - Kátia Stoccco Smole, Maria Ignez Diniz (organizadoras) - Porto Alegre: Artmed, 2007.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

- Não há.

Objetivos específicos

- Definir o contexto e os dados numéricos do problema, a partir da pergunta apresentada.

- Relacionar os dados numéricos à pergunta de uma forma lógica, que permita sua resolução através de uma ou mais operações numéricas.

- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.

Conceito-chave

Elaboração de um problema numérico dada uma pergunta.

Recursos necessários

Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.

Slide Plano Aula

Propósito: Levar o aluno a refletir sobre o objetivo da aula.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia os balões em voz alta para seus alunos, dando ritmo e expressividade às quadrinhas. As questões propostas têm o objetivo de levar os alunos a refletir sobre os elementos de um problema e sua estrutura, percebendo que o texto a ser produzido deve conter dados numéricos relacionados à pergunta dada, possibilitando sua resolução.

Para saber mais sobre o desenvolvimento da competência leitora e escritora através da resolução de problemas, acesse:

http://mathema.com.br/reflexoes/aprender-a-ler-problemas-em-matematica/

Slide Plano Aula

Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Coloque os alunos em duplas ou trios, para que possam discutir suas ideias e elaborar conjuntamente o texto do problema.

Discuta com a turma: Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.

Para saber mais sobre o trabalho com grupos produtivos, acesse:

https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos ou

https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar

Materiais Auxiliares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam verificar sua adequação à pergunta e se é possível resolvê-los ou não.

Orientação: Escolha alguns alunos para que apresentem o problema produzido por sua dupla, registrando o texto na lousa, além de identificar os nomes abaixo dos registros. Pergunte aos demais alunos se o texto está adequado à pergunta dada e se é possível resolver o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los e perceber se podem ser solucionados ou não.

discutir as estratégias utilizadas para elaborar o problema e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?

Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar no tipo de festa e nos dados numéricos: número de adultos e de crianças, número de pessoas por mesa.

- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?

Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los e perceber se podem ser solucionados ou não.

discutir as estratégias utilizadas para elaborar o problema e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?

Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar no tipo de festa e nos dados numéricos: número de adultos e de crianças, número de pessoas por mesa.

- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?

Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los e perceber se podem ser solucionados ou não.

discutir as estratégias utilizadas para elaborar o problema e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?

Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar no tipo de festa e nos dados numéricos: número de adultos e de crianças, número de pessoas por mesa.

- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?

Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los e perceber se podem ser solucionados ou não.

discutir as estratégias utilizadas para elaborar o problema e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?

Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar no tipo de festa e nos dados numéricos: número de adultos e de crianças, número de pessoas por mesa.

- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?

Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.

Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, estruturando seu pensamento.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para elaborar o problema?

- Como você se sentiu sendo autor do problema?

- O que você aprendeu na aula de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.

Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.

Materiais Auxiliares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano