Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
- Não há.
Objetivos específicos
- Definir o contexto e os dados numéricos do problema, a partir da pergunta apresentada.
- Relacionar os dados numéricos à pergunta de uma forma lógica, que permita sua resolução através de uma ou mais operações numéricas.
- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.
Conceito-chave
Elaboração de um problema numérico dada uma pergunta.
Recursos necessários
Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.
Propósito:
Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.
Leia o objetivo com seus alunos e comente que “elaborar” é inventar e que “problema numérico” é aquele que depende de números para sua resolução. Realize o aquecimento, logo a seguir.
Para saber mais sobre a elaboração de situações-problema pelos alunos, leia:
“Por que formular problemas” - Cristiane H. Chica in “Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática” - Kátia Stoccco Smole, Maria Ignez Diniz (organizadoras) - Porto Alegre: Artmed, 2007.
Aquecimento
Propósito: Levar o aluno a refletir sobre o objetivo da aula.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Leia os balões em voz alta para seus alunos, dando ritmo e expressividade às quadrinhas. As questões propostas têm o objetivo de levar os alunos a refletir sobre os elementos de um problema e sua estrutura, percebendo que o texto a ser produzido deve conter dados numéricos relacionados à pergunta dada, possibilitando sua resolução.
Para saber mais sobre o desenvolvimento da competência leitora e escritora através da resolução de problemas, acesse:
http://mathema.com.br/reflexoes/aprender-a-ler-problemas-em-matematica/
Atividade Principal
Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Coloque os alunos em duplas ou trios, para que possam discutir suas ideias e elaborar conjuntamente o texto do problema.
Discuta com a turma: Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.
Para saber mais sobre o trabalho com grupos produtivos, acesse:
https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos ou
https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar
Materiais Auxiliares
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam verificar sua adequação à pergunta e se é possível resolvê-los ou não.
Orientação: Escolha alguns alunos para que apresentem o problema produzido por sua dupla, registrando o texto na lousa, além de identificar os nomes abaixo dos registros. Pergunte aos demais alunos se o texto está adequado à pergunta dada e se é possível resolver o problema.
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los e perceber se podem ser solucionados ou não.
discutir as estratégias utilizadas para elaborar o problema e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar no tipo de festa e nos dados numéricos: número de adultos e de crianças, número de pessoas por mesa.
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema ou não.
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los e perceber se podem ser solucionados ou não.
discutir as estratégias utilizadas para elaborar o problema e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar no tipo de festa e nos dados numéricos: número de adultos e de crianças, número de pessoas por mesa.
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema ou não.
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los e perceber se podem ser solucionados ou não.
discutir as estratégias utilizadas para elaborar o problema e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar no tipo de festa e nos dados numéricos: número de adultos e de crianças, número de pessoas por mesa.
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema ou não.
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los e perceber se podem ser solucionados ou não.
discutir as estratégias utilizadas para elaborar o problema e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar no tipo de festa e nos dados numéricos: número de adultos e de crianças, número de pessoas por mesa.
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema ou não.
Tempo sugerido:10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.
Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, estruturando seu pensamento.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para elaborar o problema?
- Como você se sentiu sendo autor do problema?
- O que você aprendeu na aula de hoje?
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.
Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.
Materiais Auxiliares
Resolução da atividade complementar