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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Gráficos de linhas

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Gráficos de Linhas

Plano 04 de 7 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: CRISTIANO SANTOS RODRIGUES

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiano Santos Rodrigues

Mentora: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF04MA24 -   Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do seu cotidiano, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, inclusive, planilhas eletrônicas.

EF04MA27 -  Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

Objetivo específico

Explorar a leitura de gráficos de linha analisando suas principais características.



Conceito-chave

Gráficos de Linhas.

Recursos necessários

  • Papel
  • Lápis
  • Borracha
  • Régua
  • Lousa
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente aos alunos essa situação inicial, em que teremos um gráfico em linhas representando a previsão de temperatura em duas cidades, para o fim de semana. Deixe os alunos refletirem a situação proposta, e exporem suas opiniões. Espera-se que os alunos indiquem a Cidade A, como melhor opção para Júlia, visto que a temperatura no sábado não está baixa, e sofrerá alta no domingo, já na cidade B terá uma queda de temperatura no domingo.

Propósito: Promover a familiaridade com o gráfico em linhas.

Discuta com a turma:

  • Vocês já viram essa forma de representação?
  • Em qual das cidades a temperatura variou menos no final de semana?
  • Qual a melhor opção para curtir uma praia? Por quê?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente aos alunos essa situação inicial, em que teremos um gráfico em linhas representando a previsão de temperatura em duas cidades, para o fim de semana. Deixe os alunos refletirem a situação proposta, e exporem suas opiniões. Espera-se que os alunos indiquem a Cidade A, como melhor opção para Júlia, visto que a temperatura no sábado não está baixa, e sofrerá alta no domingo, já na cidade B terá uma queda de temperatura no domingo.

Propósito: Promover a familiaridade com o gráfico em linhas.

Discuta com a turma:

  • Vocês já viram essa forma de representação?
  • Em qual das cidades a temperatura variou menos no final de semana?
  • Qual a melhor opção para curtir uma praia? Por quê?

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Na atividade proposta temos a representação de dados através do gráfico em linhas, os alunos devem analisar as informações respondendo às questões propostas. Discuta com a turma sobre essa forma de representação, que indica a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, na situação o gráfico, indica a variação de temperatura registrada ao longo de uma semana em duas cidades. O objetivo é que o aluno leia o gráfico em linhas, construa um gráfico a partir de dados tabelados, comparando as variações de temperatura nas cidades.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos o uso do gráfico de linhas.

Propósito: Apresentar formas de ler o gráfico em linhas.

Discuta com a turma:

  • Que dados estão relacionados neste gráfico?
  • Por que as alunas escolheram esse tipo de gráfico?
  • As temperaturas sofrem variações? De quanto foi a variação da temperatura em cada cidade?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Na atividade proposta temos a representação de dados através do gráfico em linhas, os alunos devem analisar as informações respondendo às questões propostas. Discuta com a turma sobre essa forma de representação, que indica a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, na situação o gráfico, indica a variação de temperatura registrada ao longo de uma semana em duas cidades. O objetivo é que o aluno leia o gráfico em linhas, construa um gráfico a partir de dados tabelados, comparando as variações de temperatura nas cidades.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos o uso do gráfico de linhas.

Propósito: Apresentar formas de ler o gráfico em linhas.

Discuta com a turma:

  • Que dados estão relacionados neste gráfico?
  • Por que as alunas escolheram esse tipo de gráfico?
  • As temperaturas sofrem variações? De quanto foi a variação da temperatura em cada cidade?

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Na atividade proposta temos a representação de dados através do gráfico em linhas, os alunos devem analisar as informações respondendo às questões propostas. Discuta com a turma sobre essa forma de representação, que indica a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, na situação o gráfico, indica a variação de temperatura registrada ao longo de uma semana em duas cidades. O objetivo é que o aluno leia o gráfico em linhas, construa um gráfico a partir de dados tabelados, comparando as variações de temperatura nas cidades.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos o uso do gráfico de linhas.

Propósito: Apresentar formas de ler o gráfico em linhas.

Discuta com a turma:

  • Que dados estão relacionados neste gráfico?
  • Por que as alunas escolheram esse tipo de gráfico?
  • As temperaturas sofrem variações? De quanto foi a variação da temperatura em cada cidade?

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Na atividade proposta temos a representação de dados através do gráfico em linhas, os alunos devem analisar as informações respondendo às questões propostas. Discuta com a turma sobre essa forma de representação, que indica a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, na situação o gráfico, indica a variação de temperatura registrada ao longo de uma semana em duas cidades. O objetivo é que o aluno leia o gráfico em linhas, construa um gráfico a partir de dados tabelados, comparando as variações de temperatura nas cidades.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos o uso do gráfico de linhas.

Propósito: Apresentar formas de ler o gráfico em linhas.

Discuta com a turma:

  • Que dados estão relacionados neste gráfico?
  • Por que as alunas escolheram esse tipo de gráfico?
  • As temperaturas sofrem variações? De quanto foi a variação da temperatura em cada cidade?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções da atividade. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada da encontrada por eles. Na atividade os alunos terão que, a partir de dados tabelados, construir um gráfico em linhas. É importante orientá-los nos elementos essenciais no gráfico, tais como legenda, título, fonte, escala numérica. Deixe que os alunos definam a escala com a sequência numérica, peça que confiram se todos os dias foram representados, e se estão relacionados às temperaturas indicadas. Após a construção, eles terão que fazer a análise gráfica, respondendo às questões propostas, comparando os dados representados. Discuta com os alunos sobre a utilização do gráfico em linhas para representar a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, auxiliando-os na leitura do mesmo, de forma a destacar os períodos de crescimento, decrescimento e estabilização das temperaturas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais informações estão relacionadas no gráfico?
  • O que a linha do gráfico está indicando?
  • A temperatura sempre variou da mesma forma em cada cidade? Explique esta variação com suas palavras.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções da atividade. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada da encontrada por eles. Na atividade os alunos terão que, a partir de dados tabelados, construir um gráfico em linhas. É importante orientá-los nos elementos essenciais no gráfico, tais como legenda, título, fonte, escala numérica. Deixe que os alunos definam a escala com a sequência numérica, peça que confiram se todos os dias foram representados, e se estão relacionados às temperaturas indicadas. Após a construção, eles terão que fazer a análise gráfica, respondendo às questões propostas, comparando os dados representados. Discuta com os alunos sobre a utilização do gráfico em linhas para representar a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, auxiliando-os na leitura do mesmo, de forma a destacar os períodos de crescimento, decrescimento e estabilização das temperaturas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais informações estão relacionadas no gráfico?
  • O que a linha do gráfico está indicando?
  • A temperatura sempre variou da mesma forma em cada cidade? Explique esta variação com suas palavras.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções da atividade. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada da encontrada por eles. Na atividade os alunos terão que, a partir de dados tabelados, construir um gráfico em linhas. É importante orientá-los nos elementos essenciais no gráfico, tais como legenda, título, fonte, escala numérica. Deixe que os alunos definam a escala com a sequência numérica, peça que confiram se todos os dias foram representados, e se estão relacionados às temperaturas indicadas. Após a construção, eles terão que fazer a análise gráfica, respondendo às questões propostas, comparando os dados representados. Discuta com os alunos sobre a utilização do gráfico em linhas para representar a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, auxiliando-os na leitura do mesmo, de forma a destacar os períodos de crescimento, decrescimento e estabilização das temperaturas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais informações estão relacionadas no gráfico?
  • O que a linha do gráfico está indicando?
  • A temperatura sempre variou da mesma forma em cada cidade? Explique esta variação com suas palavras.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções da atividade. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada da encontrada por eles. Na atividade os alunos terão que, a partir de dados tabelados, construir um gráfico em linhas. É importante orientá-los nos elementos essenciais no gráfico, tais como legenda, título, fonte, escala numérica. Deixe que os alunos definam a escala com a sequência numérica, peça que confiram se todos os dias foram representados, e se estão relacionados às temperaturas indicadas. Após a construção, eles terão que fazer a análise gráfica, respondendo às questões propostas, comparando os dados representados. Discuta com os alunos sobre a utilização do gráfico em linhas para representar a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, auxiliando-os na leitura do mesmo, de forma a destacar os períodos de crescimento, decrescimento e estabilização das temperaturas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais informações estão relacionadas no gráfico?
  • O que a linha do gráfico está indicando?
  • A temperatura sempre variou da mesma forma em cada cidade? Explique esta variação com suas palavras.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, é importante que o aluno consiga identificar em um gráfico em linhas quais informações estão sendo representadas, em quais períodos houve acréscimos, reduções, ou manteve-se constante. Destaque que o gráfico em linhas indicam uma sequência numérica de um certo dado em um período de tempo.

Propósito: Sistematizar os conceitos abordados.

Discuta com a turma:

  • Você consegue indicar situações em que podemos utilizar o gráfico em linhas?
  • O que você percebeu sobre esse tipo de gráfico?

Indicações de leitura e estudo ao professor:

Alfabetização estatística (https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica)

ASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277717069_Pacto_Nacional_de_Alfabetizacao_na_Idade_Certa_-_Educacao_Estatistica>

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: O professor realiza aos alunos a leitura do slide, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto, que é o de ler o gráfico em linhas, e analisar sua finalidade.

Propósito: Resumo do que foi explorado na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que os alunos analisem o gráfico dado, e tentem responder os questionamento apresentados. Auxilie na interpretação dos dados através de questionamentos que os impulsionam, de forma que consigam identificar em que momentos ocorre as menores, maiores temperaturas, em que momentos permaneceu constante, etc. Quanto a pergunta proposta em D, espera-se que o aluno consiga expressar a utilização do gráfico em linhas para indicar a variação numérica de um determinado dado ao longo de um período de tempo.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos a análise de um gráfico de linhas.

Propósito: Apresentar formas de ler gráficos em linhas e analisar sua finalidade.

Discuta com a turma:

  • Você consegue identificar qual foi a variação de temperatura sofrida ao longo do dia analisado nesta cidade?
  • Em que momentos a cidade apresentou temperaturas constantes?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que os alunos analisem o gráfico dado, e tentem responder os questionamento apresentados. Auxilie na interpretação dos dados através de questionamentos que os impulsionam, de forma que consigam identificar em que momentos ocorre as menores, maiores temperaturas, em que momentos permaneceu constante, etc. Quanto a pergunta proposta em D, espera-se que o aluno consiga expressar a utilização do gráfico em linhas para indicar a variação numérica de um determinado dado ao longo de um período de tempo.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos a análise de um gráfico de linhas.

Propósito: Apresentar formas de ler gráficos em linhas e analisar sua finalidade.

Discuta com a turma:

  • Você consegue identificar qual foi a variação de temperatura sofrida ao longo do dia analisado nesta cidade?
  • Em que momentos a cidade apresentou temperaturas constantes?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiano Santos Rodrigues

Mentora: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF04MA24 -   Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do seu cotidiano, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, inclusive, planilhas eletrônicas.

EF04MA27 -  Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

Objetivo específico

Explorar a leitura de gráficos de linha analisando suas principais características.



Conceito-chave

Gráficos de Linhas.

Recursos necessários

  • Papel
  • Lápis
  • Borracha
  • Régua
  • Lousa
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Slide Plano Aula

Orientações: Apresente aos alunos essa situação inicial, em que teremos um gráfico em linhas representando a previsão de temperatura em duas cidades, para o fim de semana. Deixe os alunos refletirem a situação proposta, e exporem suas opiniões. Espera-se que os alunos indiquem a Cidade A, como melhor opção para Júlia, visto que a temperatura no sábado não está baixa, e sofrerá alta no domingo, já na cidade B terá uma queda de temperatura no domingo.

Propósito: Promover a familiaridade com o gráfico em linhas.

Discuta com a turma:

  • Vocês já viram essa forma de representação?
  • Em qual das cidades a temperatura variou menos no final de semana?
  • Qual a melhor opção para curtir uma praia? Por quê?
Slide Plano Aula

Orientações: Apresente aos alunos essa situação inicial, em que teremos um gráfico em linhas representando a previsão de temperatura em duas cidades, para o fim de semana. Deixe os alunos refletirem a situação proposta, e exporem suas opiniões. Espera-se que os alunos indiquem a Cidade A, como melhor opção para Júlia, visto que a temperatura no sábado não está baixa, e sofrerá alta no domingo, já na cidade B terá uma queda de temperatura no domingo.

Propósito: Promover a familiaridade com o gráfico em linhas.

Discuta com a turma:

  • Vocês já viram essa forma de representação?
  • Em qual das cidades a temperatura variou menos no final de semana?
  • Qual a melhor opção para curtir uma praia? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Na atividade proposta temos a representação de dados através do gráfico em linhas, os alunos devem analisar as informações respondendo às questões propostas. Discuta com a turma sobre essa forma de representação, que indica a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, na situação o gráfico, indica a variação de temperatura registrada ao longo de uma semana em duas cidades. O objetivo é que o aluno leia o gráfico em linhas, construa um gráfico a partir de dados tabelados, comparando as variações de temperatura nas cidades.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos o uso do gráfico de linhas.

Propósito: Apresentar formas de ler o gráfico em linhas.

Discuta com a turma:

  • Que dados estão relacionados neste gráfico?
  • Por que as alunas escolheram esse tipo de gráfico?
  • As temperaturas sofrem variações? De quanto foi a variação da temperatura em cada cidade?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Na atividade proposta temos a representação de dados através do gráfico em linhas, os alunos devem analisar as informações respondendo às questões propostas. Discuta com a turma sobre essa forma de representação, que indica a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, na situação o gráfico, indica a variação de temperatura registrada ao longo de uma semana em duas cidades. O objetivo é que o aluno leia o gráfico em linhas, construa um gráfico a partir de dados tabelados, comparando as variações de temperatura nas cidades.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos o uso do gráfico de linhas.

Propósito: Apresentar formas de ler o gráfico em linhas.

Discuta com a turma:

  • Que dados estão relacionados neste gráfico?
  • Por que as alunas escolheram esse tipo de gráfico?
  • As temperaturas sofrem variações? De quanto foi a variação da temperatura em cada cidade?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Na atividade proposta temos a representação de dados através do gráfico em linhas, os alunos devem analisar as informações respondendo às questões propostas. Discuta com a turma sobre essa forma de representação, que indica a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, na situação o gráfico, indica a variação de temperatura registrada ao longo de uma semana em duas cidades. O objetivo é que o aluno leia o gráfico em linhas, construa um gráfico a partir de dados tabelados, comparando as variações de temperatura nas cidades.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos o uso do gráfico de linhas.

Propósito: Apresentar formas de ler o gráfico em linhas.

Discuta com a turma:

  • Que dados estão relacionados neste gráfico?
  • Por que as alunas escolheram esse tipo de gráfico?
  • As temperaturas sofrem variações? De quanto foi a variação da temperatura em cada cidade?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Na atividade proposta temos a representação de dados através do gráfico em linhas, os alunos devem analisar as informações respondendo às questões propostas. Discuta com a turma sobre essa forma de representação, que indica a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, na situação o gráfico, indica a variação de temperatura registrada ao longo de uma semana em duas cidades. O objetivo é que o aluno leia o gráfico em linhas, construa um gráfico a partir de dados tabelados, comparando as variações de temperatura nas cidades.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos o uso do gráfico de linhas.

Propósito: Apresentar formas de ler o gráfico em linhas.

Discuta com a turma:

  • Que dados estão relacionados neste gráfico?
  • Por que as alunas escolheram esse tipo de gráfico?
  • As temperaturas sofrem variações? De quanto foi a variação da temperatura em cada cidade?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções da atividade. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada da encontrada por eles. Na atividade os alunos terão que, a partir de dados tabelados, construir um gráfico em linhas. É importante orientá-los nos elementos essenciais no gráfico, tais como legenda, título, fonte, escala numérica. Deixe que os alunos definam a escala com a sequência numérica, peça que confiram se todos os dias foram representados, e se estão relacionados às temperaturas indicadas. Após a construção, eles terão que fazer a análise gráfica, respondendo às questões propostas, comparando os dados representados. Discuta com os alunos sobre a utilização do gráfico em linhas para representar a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, auxiliando-os na leitura do mesmo, de forma a destacar os períodos de crescimento, decrescimento e estabilização das temperaturas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais informações estão relacionadas no gráfico?
  • O que a linha do gráfico está indicando?
  • A temperatura sempre variou da mesma forma em cada cidade? Explique esta variação com suas palavras.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções da atividade. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada da encontrada por eles. Na atividade os alunos terão que, a partir de dados tabelados, construir um gráfico em linhas. É importante orientá-los nos elementos essenciais no gráfico, tais como legenda, título, fonte, escala numérica. Deixe que os alunos definam a escala com a sequência numérica, peça que confiram se todos os dias foram representados, e se estão relacionados às temperaturas indicadas. Após a construção, eles terão que fazer a análise gráfica, respondendo às questões propostas, comparando os dados representados. Discuta com os alunos sobre a utilização do gráfico em linhas para representar a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, auxiliando-os na leitura do mesmo, de forma a destacar os períodos de crescimento, decrescimento e estabilização das temperaturas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais informações estão relacionadas no gráfico?
  • O que a linha do gráfico está indicando?
  • A temperatura sempre variou da mesma forma em cada cidade? Explique esta variação com suas palavras.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções da atividade. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada da encontrada por eles. Na atividade os alunos terão que, a partir de dados tabelados, construir um gráfico em linhas. É importante orientá-los nos elementos essenciais no gráfico, tais como legenda, título, fonte, escala numérica. Deixe que os alunos definam a escala com a sequência numérica, peça que confiram se todos os dias foram representados, e se estão relacionados às temperaturas indicadas. Após a construção, eles terão que fazer a análise gráfica, respondendo às questões propostas, comparando os dados representados. Discuta com os alunos sobre a utilização do gráfico em linhas para representar a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, auxiliando-os na leitura do mesmo, de forma a destacar os períodos de crescimento, decrescimento e estabilização das temperaturas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais informações estão relacionadas no gráfico?
  • O que a linha do gráfico está indicando?
  • A temperatura sempre variou da mesma forma em cada cidade? Explique esta variação com suas palavras.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções da atividade. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada da encontrada por eles. Na atividade os alunos terão que, a partir de dados tabelados, construir um gráfico em linhas. É importante orientá-los nos elementos essenciais no gráfico, tais como legenda, título, fonte, escala numérica. Deixe que os alunos definam a escala com a sequência numérica, peça que confiram se todos os dias foram representados, e se estão relacionados às temperaturas indicadas. Após a construção, eles terão que fazer a análise gráfica, respondendo às questões propostas, comparando os dados representados. Discuta com os alunos sobre a utilização do gráfico em linhas para representar a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, auxiliando-os na leitura do mesmo, de forma a destacar os períodos de crescimento, decrescimento e estabilização das temperaturas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais informações estão relacionadas no gráfico?
  • O que a linha do gráfico está indicando?
  • A temperatura sempre variou da mesma forma em cada cidade? Explique esta variação com suas palavras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, é importante que o aluno consiga identificar em um gráfico em linhas quais informações estão sendo representadas, em quais períodos houve acréscimos, reduções, ou manteve-se constante. Destaque que o gráfico em linhas indicam uma sequência numérica de um certo dado em um período de tempo.

Propósito: Sistematizar os conceitos abordados.

Discuta com a turma:

  • Você consegue indicar situações em que podemos utilizar o gráfico em linhas?
  • O que você percebeu sobre esse tipo de gráfico?

Indicações de leitura e estudo ao professor:

Alfabetização estatística (https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica)

ASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277717069_Pacto_Nacional_de_Alfabetizacao_na_Idade_Certa_-_Educacao_Estatistica>

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: O professor realiza aos alunos a leitura do slide, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto, que é o de ler o gráfico em linhas, e analisar sua finalidade.

Propósito: Resumo do que foi explorado na aula.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que os alunos analisem o gráfico dado, e tentem responder os questionamento apresentados. Auxilie na interpretação dos dados através de questionamentos que os impulsionam, de forma que consigam identificar em que momentos ocorre as menores, maiores temperaturas, em que momentos permaneceu constante, etc. Quanto a pergunta proposta em D, espera-se que o aluno consiga expressar a utilização do gráfico em linhas para indicar a variação numérica de um determinado dado ao longo de um período de tempo.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos a análise de um gráfico de linhas.

Propósito: Apresentar formas de ler gráficos em linhas e analisar sua finalidade.

Discuta com a turma:

  • Você consegue identificar qual foi a variação de temperatura sofrida ao longo do dia analisado nesta cidade?
  • Em que momentos a cidade apresentou temperaturas constantes?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que os alunos analisem o gráfico dado, e tentem responder os questionamento apresentados. Auxilie na interpretação dos dados através de questionamentos que os impulsionam, de forma que consigam identificar em que momentos ocorre as menores, maiores temperaturas, em que momentos permaneceu constante, etc. Quanto a pergunta proposta em D, espera-se que o aluno consiga expressar a utilização do gráfico em linhas para indicar a variação numérica de um determinado dado ao longo de um período de tempo.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos a análise de um gráfico de linhas.

Propósito: Apresentar formas de ler gráficos em linhas e analisar sua finalidade.

Discuta com a turma:

  • Você consegue identificar qual foi a variação de temperatura sofrida ao longo do dia analisado nesta cidade?
  • Em que momentos a cidade apresentou temperaturas constantes?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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