9564
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Orientando-se no espaço

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre orientar-se no espaço, empregando os conceitos de paralelas e perpendiculares.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Pereira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Adriane Pereira

Mentora: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF04MA16) Paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial.

Objetivos específicos

Orientar-se no espaço, empregando os conceitos de paralelas e perpendiculares.

Conceito-chave

Localização e Movimentação, retas paralelas e perpendiculares.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Multimídia (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie sua aula, fazendo os questionamentos do slide. Você pode projetá-lo, ou escrever as questões no quadro. Ouça as respostas sem interferir. Depois retome os conceitos de retas paralelas e retas perpendiculares. Em seguida, faça as perguntas do discuta com a turma, logo abaixo.

Propósito: Relembrar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem apontar pelo menos cinco objetos presentes em nossa sala de aula, em que encontramos retas paralelas?
  • E retas perpendiculares? Onde as encontramos em nossa sala?
  • Partindo da localização de nossa escola, quais ruas próximas à ela são paralelas? E perpendiculares?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Professor, para esta atividade você poderá reproduzir o mapa em multimídia ou imprimir uma cópia para os alunos. Sugere-se que esta atividade seja feita em duplas, para que os alunos possam discutir os possíveis trajetos que a pessoa poderá fazer para chegar ao seu destino. Acompanhe as duplas, para tirar as possíveis dúvidas que podem surgir em relação à lateralidade e ao conceito de retas paralelas e retas perpendiculares. Use o guia e faça as intervenções de acordo com a necessidade. Depois, proponha as sugestões abaixo, no discuta com a turma. A ideia é que os alunos entendam a movimentação pelas ruas, apropriando-se dos conceitos de retas.

Propósito: Aprimorar os conceitos de retas paralelas e retas perpendiculares, colocando em práticas conceitos relacionados à localização espacial.

Discuta com a turma:

  • Vamos mudar o trajeto. Suponha que agora estamos na rua Doce e queremos chegar no metrô. Qual caminho será mais rápido?
  • Você está no metrô e precisa ir até o posto de gasolina, porém a Rua da Magia está fechada por causa de obras. Qual caminho você poderá fazer?
  • Você está saindo da escola e precisa chegar na Rua das Oliveiras, porém, a Rua do Tomate está com muito trânsito. Qual trajeto você poderá fazer para chegar ao seu destino?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Você pode acessar o Vídeo “Elaborando itinerários”, disponível em revista https://novaescola.org.br/conteudo/3698/elaborando-itinerarios para tirar possíveis dúvidas em relação a elaboração de percursos (itinerários).

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: A atividade principal abre um leque de possibilidades de percursos. Agora é o momento para discutir as estratégias que os alunos utilizaram para chegar ao destino. Observe se eles citaram em seus percursos as ruas paralelas e perpendiculares. Oriente-os a se expressar de forma clara, para que quem leiam o percurso, consigam entender o trajeto que deve fazer para chegar ao destino. Monte um painel de soluções com os diferentes percursos feitos pelos alunos. Escolha junto com eles, o percurso que ficou mais claro e que chega ao destino de forma mais rápida.

Propósito: Discutir as diversas possibilidades de percursos feitos pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Dos percursos feitos, qual vocês consideram mais fácil de entender?
  • Que itens se fazem necessários na hora de produzir um percurso?
  • Qual a maior dificuldade encontrada para fazer o percurso?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Retome os principais conceitos aprendidos na aula, reforçando a importância de dominar os conceitos de lateralidade, para produzir percursos e orientar-se no espaço.

Propósito: Relembrar os principais conceitos aprendidos nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quais conhecimentos você precisou aplicar na hora de montar o seu percurso?
  • Ele ficou claro?
  • Há outras maneiras de se chegar ao destino?

Raio - X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete esta imagem através do multimídia, ou entregue em folha impressa para seus alunos. Deixe que resolvam a atividade sozinhos. Este momento é para verificar se houve aprendizagem. Enquanto eles fazem, circule pela sala para observar o desempenho de cada um. Quando todos terminarem, faça questionamentos coletivos para garantir que todos tenham se apropriado da aprendizagem.

Propósito: Realizar o percurso mentalmente, verificando as ruas paralelas e perpendiculares.

Discuta com a turma:

  • Quais ruas são paralelas entre si?
  • Quais ruas são perpendiculares à Z?
  • Quais ruas são perpendiculares à W?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:


  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autora: Adriane Pereira

    Mentora: Daniela Pannuti

    Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

    Especialista de área: Pricilla Cerqueira

    Habilidade da BNCC

    (EF04MA16) Paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial.

    Objetivos específicos

    Orientar-se no espaço, empregando os conceitos de paralelas e perpendiculares.

    Conceito-chave

    Localização e Movimentação, retas paralelas e perpendiculares.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
    • Multimídia (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie sua aula, fazendo os questionamentos do slide. Você pode projetá-lo, ou escrever as questões no quadro. Ouça as respostas sem interferir. Depois retome os conceitos de retas paralelas e retas perpendiculares. Em seguida, faça as perguntas do discuta com a turma, logo abaixo.

Propósito: Relembrar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem apontar pelo menos cinco objetos presentes em nossa sala de aula, em que encontramos retas paralelas?
  • E retas perpendiculares? Onde as encontramos em nossa sala?
  • Partindo da localização de nossa escola, quais ruas próximas à ela são paralelas? E perpendiculares?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Professor, para esta atividade você poderá reproduzir o mapa em multimídia ou imprimir uma cópia para os alunos. Sugere-se que esta atividade seja feita em duplas, para que os alunos possam discutir os possíveis trajetos que a pessoa poderá fazer para chegar ao seu destino. Acompanhe as duplas, para tirar as possíveis dúvidas que podem surgir em relação à lateralidade e ao conceito de retas paralelas e retas perpendiculares. Use o guia e faça as intervenções de acordo com a necessidade. Depois, proponha as sugestões abaixo, no discuta com a turma. A ideia é que os alunos entendam a movimentação pelas ruas, apropriando-se dos conceitos de retas.

Propósito: Aprimorar os conceitos de retas paralelas e retas perpendiculares, colocando em práticas conceitos relacionados à localização espacial.

Discuta com a turma:

  • Vamos mudar o trajeto. Suponha que agora estamos na rua Doce e queremos chegar no metrô. Qual caminho será mais rápido?
  • Você está no metrô e precisa ir até o posto de gasolina, porém a Rua da Magia está fechada por causa de obras. Qual caminho você poderá fazer?
  • Você está saindo da escola e precisa chegar na Rua das Oliveiras, porém, a Rua do Tomate está com muito trânsito. Qual trajeto você poderá fazer para chegar ao seu destino?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Você pode acessar o Vídeo “Elaborando itinerários”, disponível em revista https://novaescola.org.br/conteudo/3698/elaborando-itinerarios para tirar possíveis dúvidas em relação a elaboração de percursos (itinerários).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: A atividade principal abre um leque de possibilidades de percursos. Agora é o momento para discutir as estratégias que os alunos utilizaram para chegar ao destino. Observe se eles citaram em seus percursos as ruas paralelas e perpendiculares. Oriente-os a se expressar de forma clara, para que quem leiam o percurso, consigam entender o trajeto que deve fazer para chegar ao destino. Monte um painel de soluções com os diferentes percursos feitos pelos alunos. Escolha junto com eles, o percurso que ficou mais claro e que chega ao destino de forma mais rápida.

Propósito: Discutir as diversas possibilidades de percursos feitos pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Dos percursos feitos, qual vocês consideram mais fácil de entender?
  • Que itens se fazem necessários na hora de produzir um percurso?
  • Qual a maior dificuldade encontrada para fazer o percurso?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Retome os principais conceitos aprendidos na aula, reforçando a importância de dominar os conceitos de lateralidade, para produzir percursos e orientar-se no espaço.

Propósito: Relembrar os principais conceitos aprendidos nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quais conhecimentos você precisou aplicar na hora de montar o seu percurso?
  • Ele ficou claro?
  • Há outras maneiras de se chegar ao destino?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete esta imagem através do multimídia, ou entregue em folha impressa para seus alunos. Deixe que resolvam a atividade sozinhos. Este momento é para verificar se houve aprendizagem. Enquanto eles fazem, circule pela sala para observar o desempenho de cada um. Quando todos terminarem, faça questionamentos coletivos para garantir que todos tenham se apropriado da aprendizagem.

Propósito: Realizar o percurso mentalmente, verificando as ruas paralelas e perpendiculares.

Discuta com a turma:

  • Quais ruas são paralelas entre si?
  • Quais ruas são perpendiculares à Z?
  • Quais ruas são perpendiculares à W?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano