Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Adriane Pereira
Mentora: Daniela Pannuti
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF04MA16) Paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial.
Objetivos específicos
Orientar-se no espaço, empregando os conceitos de paralelas e perpendiculares.
Conceito-chave
Localização e Movimentação, retas paralelas e perpendiculares.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Multimídia (opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Discuta com a turma:
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Inicie sua aula, fazendo os questionamentos do slide. Você pode projetá-lo, ou escrever as questões no quadro. Ouça as respostas sem interferir. Depois retome os conceitos de retas paralelas e retas perpendiculares. Em seguida, faça as perguntas do discuta com a turma, logo abaixo.
Propósito: Relembrar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguem apontar pelo menos cinco objetos presentes em nossa sala de aula, em que encontramos retas paralelas?
- E retas perpendiculares? Onde as encontramos em nossa sala?
- Partindo da localização de nossa escola, quais ruas próximas à ela são paralelas? E perpendiculares?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Professor, para esta atividade você poderá reproduzir o mapa em multimídia ou imprimir uma cópia para os alunos. Sugere-se que esta atividade seja feita em duplas, para que os alunos possam discutir os possíveis trajetos que a pessoa poderá fazer para chegar ao seu destino. Acompanhe as duplas, para tirar as possíveis dúvidas que podem surgir em relação à lateralidade e ao conceito de retas paralelas e retas perpendiculares. Use o guia e faça as intervenções de acordo com a necessidade. Depois, proponha as sugestões abaixo, no discuta com a turma. A ideia é que os alunos entendam a movimentação pelas ruas, apropriando-se dos conceitos de retas.
Propósito: Aprimorar os conceitos de retas paralelas e retas perpendiculares, colocando em práticas conceitos relacionados à localização espacial.
Discuta com a turma:
- Vamos mudar o trajeto. Suponha que agora estamos na rua Doce e queremos chegar no metrô. Qual caminho será mais rápido?
- Você está no metrô e precisa ir até o posto de gasolina, porém a Rua da Magia está fechada por causa de obras. Qual caminho você poderá fazer?
- Você está saindo da escola e precisa chegar na Rua das Oliveiras, porém, a Rua do Tomate está com muito trânsito. Qual trajeto você poderá fazer para chegar ao seu destino?
Materiais Complementares:
Você pode acessar o Vídeo “Elaborando itinerários”, disponível em revista https://novaescola.org.br/conteudo/3698/elaborando-itinerarios para tirar possíveis dúvidas em relação a elaboração de percursos (itinerários).
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: A atividade principal abre um leque de possibilidades de percursos. Agora é o momento para discutir as estratégias que os alunos utilizaram para chegar ao destino. Observe se eles citaram em seus percursos as ruas paralelas e perpendiculares. Oriente-os a se expressar de forma clara, para que quem leiam o percurso, consigam entender o trajeto que deve fazer para chegar ao destino. Monte um painel de soluções com os diferentes percursos feitos pelos alunos. Escolha junto com eles, o percurso que ficou mais claro e que chega ao destino de forma mais rápida.
Propósito: Discutir as diversas possibilidades de percursos feitos pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Dos percursos feitos, qual vocês consideram mais fácil de entender?
- Que itens se fazem necessários na hora de produzir um percurso?
- Qual a maior dificuldade encontrada para fazer o percurso?
Materiais complementares:
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Retome os principais conceitos aprendidos na aula, reforçando a importância de dominar os conceitos de lateralidade, para produzir percursos e orientar-se no espaço.
Propósito: Relembrar os principais conceitos aprendidos nesta aula.
Discuta com a turma:
- Quais conhecimentos você precisou aplicar na hora de montar o seu percurso?
- Ele ficou claro?
- Há outras maneiras de se chegar ao destino?
Raio - X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete esta imagem através do multimídia, ou entregue em folha impressa para seus alunos. Deixe que resolvam a atividade sozinhos. Este momento é para verificar se houve aprendizagem. Enquanto eles fazem, circule pela sala para observar o desempenho de cada um. Quando todos terminarem, faça questionamentos coletivos para garantir que todos tenham se apropriado da aprendizagem.
Propósito: Realizar o percurso mentalmente, verificando as ruas paralelas e perpendiculares.
Discuta com a turma:
- Quais ruas são paralelas entre si?
- Quais ruas são perpendiculares à Z?
- Quais ruas são perpendiculares à W?
Materiais Complementares: