11023
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Problematizando com as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero com os números naturais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_15ALG_04

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Apresentações, Google Formulários, Google Planilhas.

Para este plano, foque na etapa Discussão das soluções.

Retomada
Pedir que os alunos criem outras situações que sejam resolvidas tanto pela multiplicação quanto pela operação de divisão, registrando no caderno ou socializando via Google Documentos, em arquivo único para toda a turma, colocando também as duas resoluções possíveis para a situação (tanto por multiplicação quanto pela divisão).

Atividade principal
Propor aos alunos que resolvam usando o Google Planilhas quando possível acesso ao recurso. Caso contrário, resolver por escrito no caderno.

Discussão das soluções
O professor pode organizar as diferentes soluções em slides pelo Google Apresentações para os alunos, após a resolução de proposta, levando a eles as questões presentes nesta etapa (incluindo o que estiver nas orientações ao professor), seja por escrito ou via Google Formulários.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Os alunos podem redigir um parágrafo no caderno sobre o que aprenderam das relações entre multiplicação e divisão nas situações apresentadas nesta aula.

Raio X
Pedir que os alunos resolvam as questões no caderno, incluindo as questões presentes nas orientações ao professor.

Convite às famílias
Convidar as famílias a criarem um banco de enigmas a serem respondidos diariamente pelos alunos. Essa organização pode ser feita física ou digitalmente, usando o Google Formulários (colocando as questões em modo aleatório), chamando-os de “Desafios Diários”.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_15ALG04

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas