Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_15ALG_04
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Apresentações, Google Formulários, Google Planilhas.
Para este plano, foque na etapa Discussão das soluções.
Retomada
Pedir aos alunos que criem outras situações que sejam resolvidas tanto pela multiplicação quanto pela operação de divisão, registrando no caderno ou socializando via Google Documentos, em arquivo único para toda a turma, colocando também as duas resoluções possíveis para a situação (tanto por multiplicação quanto pela divisão).
Atividade principal
Propor aos alunos que resolvam usando o Google Planilhas quando possível o acesso ao recurso. Caso contrário, resolver por escrito no caderno.
Discussão das soluções
O professor pode organizar as diferentes soluções em slides pelo Google Apresentações para os alunos, após a resolução de proposta, levando a eles as questões presentes nesta etapa (incluindo o que estiver nas orientações ao professor), seja por escrito ou via Google Formulários.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Os alunos podem redigir um parágrafo no caderno sobre o que aprenderam das relações entre multiplicação e divisão nas situações apresentadas nesta aula.
Raio X
Pedir aos alunos que resolvam as questões no caderno, incluindo as questões presentes nas orientações ao professor.
Convite às famílias
Convidar as famílias a criarem um banco de enigmas a serem respondidos diariamente pelos alunos. Essa organização pode ser feita física ou digitalmente, usando o Google Formulários (colocando as questões em modo aleatório), chamando-os de “Desafios Diários”.
Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé
Código: MAT4_15ALG04
(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.
Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes