11022
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Jogando no plano cartesiano

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre realizar o jogo Campo Minado para auxiliar na compreensão do Plano Cartesiano

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciene Vaz de Brito Vargas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_15GEO03

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: Malha Quadriculada

Para este plano, foque na etapa Retomada e Discussão das soluções

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade, peça que os alunos reproduzam o quadro (eles podem utilizar malha quadriculada caso possuam) e que tentem resolver o problema. Sugerimos que a imagem do slide ou o documento com a atividade seja disponibilizado, visto que possui uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas soluções em formato de texto ou áudio.

Discussão das soluções
Professor(a), como este plano de aula propõe a realização de um jogo, sugerimos que você inicie a aula explicando como ele se constitui mas sem a necessidade de realizá-lo. A partir disso, inicie uma discussão com a turma de algumas possíveis situações de jogo. Independente se a aula estiver ocorrendo de forma síncrona ou assíncrona, compartilhe com a turma o slide presente nesta etapa do plano, seja compartilhando sua tela ou enviando a imagem no ambiente virtual que a aula esteja sendo realizada. Você pode compartilhar também no grupo que talvez possuam nas redes sociais, enviar por email, disponibilizar impressões na escola,...

Expanda as situações de jogo, você pode apresentar uma determinada simulação de posição das bombas e perguntar aos alunos em que caminho seguir. Você pode também realizar uma simulação de jogo online através do link https://rachacuca.com.br/jogos/campo-minado/, compartilhar sua tela com a turma e refletir sobre as jogadas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando a simulação. Proponha uma discussão/reflexão a partir dos questionamentos presentes no “Discuta com a turma” em cada slide. Você pode enviar os questionamentos em formato de texto e solicitar que os alunos escrevam suas respostas e as enviem.

Encerramento
Professor(a), compartilhe com a turma as considerações presentes nesta etapa do plano de aluno. Você pode perguntar aos alunos se eles teriam outras estratégias a serem levadas em consideração em um jogo de campo minado.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Os alunos podem alterar a posição da casa de Fernanda e gerar outras situações de resolução.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre coordenadas no plano cartesiano. Sugira que os alunos questionem os membros de suas famílias se eles conhecem o jogo Campo Minado e proponha que eles tentem jogar juntos. Eles podem imprimir o documento da Atividade Principal (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZzQ8qxPEjbNAy76c63GyZG3Fzn6Bk6QEuySEFthAh3qJQTUy28G5UWZ9zauH/ativaula-mat5-15geo03.pdf)ou então jogar online entrando no link a seguir: https://rachacuca.com.br/jogos/campo-minado/. Uma outra atividade a ser realizada junto a família é reproduzir o Raio X levando em consideração a posição da casa em que moram e a posição de casa de outros familiares ou outros locais que desejarem destacar, como se estivessem criando um mapa.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_15GEO03

(EF05MA14) Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.

(EF05MA15) Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas