11022
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Jogando no plano cartesiano

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre realizar o jogo Campo Minado para auxiliar na compreensão do Plano Cartesiano

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciene Vaz de Brito Vargas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano - MAT5_15GEO03 - Jogando no plano cartesiano

Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF05MA14; Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.

EF05MA15; Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos, no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros

Objetivos específicos

Realizar o jogo Campo Minado para auxiliar na compreensão do Plano Cartesiano.

Conceito-chave

Plano cartesiano

Coordenadas cartesianas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis, borracha, régua.


Tempo previsto: 2 minutos.

Orientação ao Professor: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Professor(a) peça que cada aluno diga ou escreva no papel as coordenadas de cada mina. O aluno deverá indicar primeiramente a abscissa olhando no eixo horizontal e, em seguida, indicar a ordenada observando no eixo vertical. É importante verificar se o aluno responde ambas coordenadas e na ordem solicitada. Também verifique se todas as minas foram localizadas pelo aluno. As coordenadas de cada mina são (C,4); (C,7); (G,1); (F,10); (I,8); (K,5).

Propósito: Retomar as coordenadas cartesianas para a localização no plano.

Discuta com a turma:

  • Com apenas uma coordenada é possível localizar uma mina? Por quê isto não seria possível?
  • Posso inverter a ordem das coordenadas para localizar a mina? Isto sempre daria certo?

Atividade Principal (Slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 25 minutos.

Orientação ao Professor: Professor(a) nesse momento leia as regras do jogo Campo Minado. Verifique se todos compreenderam as regras e faça os agrupamentos produtivos caso seja necessário. Verifique como os grupos escolherão o artilheiro também.

O jogo consiste em cruzar um campo minado representado por uma matriz de linhas e colunas cujas coordenadas podem conter uma "mina". Caso o grupo faça tentativa de travessia e passe por uma posição que contenha uma mina, será informada pelo artilheiro e deverá retornar ao ponto de partida. O jogo termina quando o grupo descobrir o caminho correto e conseguir efetuar a travessia com segurança, ou seja, sem pisar em nenhuma mina.

Caso haja possibilidade use fita crepe ou giz branco para montar uma matriz com linhas e colunas no chão. Na parte inferior indique as letras e na lateral os números. O artilheiro e o grupo deverão usar uma folha quadriculada para indicar as minas e a trajetória.

Para indicar o caminho desejado haverá a necessidade do uso da Rosa-dos-Ventos. Verifique se todos os alunos estão familiarizados com a notações E (leste), W (oeste), N (norte) e S (sul).

Propósito: Usar o jogo Campo Minado para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.

Discuta com a turma:

  • Por quê você acha que este jogo é chamado de Campo Minado? Você conhece algum jogo parecido com este?
  • Como a Rosa-dos-Ventos ajudou vocês durante o jogo?
  • Quantas informações no mínimo são necessárias para localizar uma mina neste jogo? Por quê há esta necessidade?

Materiais para Impressão:

a href="https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZzQ8qxPEjbNAy76c63GyZG3Fzn6Bk6QEuySEFthAh3qJQTUy28G5UWZ9zauH/ativaula-mat5-15geo03.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Atividade principal');">Atividade principal

a href="https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RgfMsnKMPhjFUfWqWkYtzAjkqQD4GxuK7gJfKjD5TztK7fyw7hhQ7A3Gt69J/resolativaula-mat5-15geo03.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Resolução do atividade principal');">Resolução do atividade principal

a href="https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/azFxPdvX5Jucc285eXVmPBhmREWhPHrvfgGbSwRKcwfAErXfe2kMCZHtDzZy/guiadeinterv-mat5-15geo03.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Guia de intervenção');">Guia de intervenção

Caso queira saber mais sobre a Rosa-dos-Ventos acesse: http://escolakids.uol.com.br/rosa-dos-ventos.htm

Atividade Principal (Slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 25 minutos.

Orientação ao Professor: Professor(a) nesse momento leia as regras do jogo Campo Minado. Verifique se todos compreenderam as regras e faça os agrupamentos produtivos caso seja necessário. Verifique como os grupos escolherão o artilheiro também.

O jogo consiste em cruzar um campo minado representado por uma matriz de linhas e colunas cujas coordenadas podem conter uma "mina". Caso o grupo faça tentativa de travessia e passe por uma posição que contenha uma mina, será informada pelo artilheiro e deverá retornar ao ponto de partida. O jogo termina quando o grupo descobrir o caminho correto e conseguir efetuar a travessia com segurança, ou seja, sem pisar em nenhuma mina.

Caso haja possibilidade use fita crepe ou giz branco para montar uma matriz com linhas e colunas no chão. Na parte inferior indique as letras e na lateral os números. O artilheiro e o grupo deverão usar uma folha quadriculada para indicar as minas e a trajetória.

Para indicar o caminho desejado haverá a necessidade do uso da Rosa-dos-Ventos. Verifique se todos os alunos estão familiarizados com a notações E (leste), W (oeste), N (norte) e S (sul).

Propósito: Usar o jogo Campo Minado para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.

Discuta com a turma:

  • Por quê você acha que este jogo é chamado de Campo Minado? Você conhece algum jogo parecido com este?
  • Como a Rosa-dos-Ventos ajudou vocês durante o jogo?
  • Quantas informações no mínimo são necessárias para localizar uma mina neste jogo? Por quê há esta necessidade?

Caso queira saber mais sobre a Rosa-dos-Ventos acesse: http://escolakids.uol.com.br/rosa-dos-ventos.htm

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que observem individualmente seu desenvolvimento e analise seu desempenho, buscando responder às questões propostas abaixo. Projete ou reproduza no quadro o plano cartesiano com um exemplo do campo com resultados escolhidos pelos próprios alunos. Este é um momento de ouvir as estratégias dos alunos, suas respostas e como acertaram ou erraram durante o jogo.

Propósito: Socializar as produções elaboradas pelos grupos indicando seus erros e acertos.

Discuta com a turma:

  • Você acha que a estratégia do artilheiro do slide foi boa? Por quê?
  • Qual deveria ser a ‘segunda jogada’ indicada pela menina do slide?
  • A estratégia usada pelo grupo do menino do slide foi boa em sua opinião? Justifique sua resposta.
  • Na próxima vez que for jogar Campo Minado quais dicas você daria para um artilheiro? E para um grupo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientação ao Professor: Feche a atividade lendo o conteúdo do slide ou deixando que os alunos leiam sobre os principais pontos desenvolvidos ao longo da aula. Complemente a lista daquilo que foi preciso para se sair bem no jogo com outras dicas levantadas pela turma.

Propósito: Sintetizar os principais conceitos abordados ao longo da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 8 e 9)

Orientação ao Professor: Professor distribua para os alunos a situação problema e permita um tempo para os alunos a respondam. Em seguida faça a correção coletiva e veja o desempenho dos alunos. Peça para que os alunos façam comentários dos resultados apresentados.

Propósito: Verificar a aprendizagem do objetivo principal da aula desenvolvida.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiu identificar todas as casa desenhadas? Teve alguma mais difícil de ser localizada?
  • Como a Rosa-dos-Ventos contribuiu para localizar as casas? Sem o auxílio dela seria possível localizar todas as casas?

Materiais para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 8 e 9)

Orientação ao Professor: Professor distribua para os alunos a situação problema e permita um tempo para os alunos a respondam. Em seguida faça a correção coletiva e veja o desempenho dos alunos. Peça para que os alunos façam comentários dos resultados apresentados.

Propósito: Verificar a aprendizagem do objetivo principal da aula desenvolvida.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiu identificar todas as casa desenhadas? Teve alguma mais difícil de ser localizada?
  • Como a Rosa-dos-Ventos contribuiu para localizar as casas? Sem o auxílio dela seria possível localizar todas as casas?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo previsto: 2 minutos.

Orientação ao Professor: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Sobre o plano - MAT5_15GEO03 - Jogando no plano cartesiano

Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF05MA14; Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.

EF05MA15; Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos, no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros

Objetivos específicos

Realizar o jogo Campo Minado para auxiliar na compreensão do Plano Cartesiano.

Conceito-chave

Plano cartesiano

Coordenadas cartesianas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis, borracha, régua.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Professor(a) peça que cada aluno diga ou escreva no papel as coordenadas de cada mina. O aluno deverá indicar primeiramente a abscissa olhando no eixo horizontal e, em seguida, indicar a ordenada observando no eixo vertical. É importante verificar se o aluno responde ambas coordenadas e na ordem solicitada. Também verifique se todas as minas foram localizadas pelo aluno. As coordenadas de cada mina são (C,4); (C,7); (G,1); (F,10); (I,8); (K,5).

Propósito: Retomar as coordenadas cartesianas para a localização no plano.

Discuta com a turma:

  • Com apenas uma coordenada é possível localizar uma mina? Por quê isto não seria possível?
  • Posso inverter a ordem das coordenadas para localizar a mina? Isto sempre daria certo?
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 25 minutos.

Orientação ao Professor: Professor(a) nesse momento leia as regras do jogo Campo Minado. Verifique se todos compreenderam as regras e faça os agrupamentos produtivos caso seja necessário. Verifique como os grupos escolherão o artilheiro também.

O jogo consiste em cruzar um campo minado representado por uma matriz de linhas e colunas cujas coordenadas podem conter uma "mina". Caso o grupo faça tentativa de travessia e passe por uma posição que contenha uma mina, será informada pelo artilheiro e deverá retornar ao ponto de partida. O jogo termina quando o grupo descobrir o caminho correto e conseguir efetuar a travessia com segurança, ou seja, sem pisar em nenhuma mina.

Caso haja possibilidade use fita crepe ou giz branco para montar uma matriz com linhas e colunas no chão. Na parte inferior indique as letras e na lateral os números. O artilheiro e o grupo deverão usar uma folha quadriculada para indicar as minas e a trajetória.

Para indicar o caminho desejado haverá a necessidade do uso da Rosa-dos-Ventos. Verifique se todos os alunos estão familiarizados com a notações E (leste), W (oeste), N (norte) e S (sul).

Propósito: Usar o jogo Campo Minado para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.

Discuta com a turma:

  • Por quê você acha que este jogo é chamado de Campo Minado? Você conhece algum jogo parecido com este?
  • Como a Rosa-dos-Ventos ajudou vocês durante o jogo?
  • Quantas informações no mínimo são necessárias para localizar uma mina neste jogo? Por quê há esta necessidade?

Materiais para Impressão:

a href="https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZzQ8qxPEjbNAy76c63GyZG3Fzn6Bk6QEuySEFthAh3qJQTUy28G5UWZ9zauH/ativaula-mat5-15geo03.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Atividade principal');">Atividade principal

a href="https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RgfMsnKMPhjFUfWqWkYtzAjkqQD4GxuK7gJfKjD5TztK7fyw7hhQ7A3Gt69J/resolativaula-mat5-15geo03.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Resolução do atividade principal');">Resolução do atividade principal

a href="https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/azFxPdvX5Jucc285eXVmPBhmREWhPHrvfgGbSwRKcwfAErXfe2kMCZHtDzZy/guiadeinterv-mat5-15geo03.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Guia de intervenção');">Guia de intervenção

Caso queira saber mais sobre a Rosa-dos-Ventos acesse: http://escolakids.uol.com.br/rosa-dos-ventos.htm

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 25 minutos.

Orientação ao Professor: Professor(a) nesse momento leia as regras do jogo Campo Minado. Verifique se todos compreenderam as regras e faça os agrupamentos produtivos caso seja necessário. Verifique como os grupos escolherão o artilheiro também.

O jogo consiste em cruzar um campo minado representado por uma matriz de linhas e colunas cujas coordenadas podem conter uma "mina". Caso o grupo faça tentativa de travessia e passe por uma posição que contenha uma mina, será informada pelo artilheiro e deverá retornar ao ponto de partida. O jogo termina quando o grupo descobrir o caminho correto e conseguir efetuar a travessia com segurança, ou seja, sem pisar em nenhuma mina.

Caso haja possibilidade use fita crepe ou giz branco para montar uma matriz com linhas e colunas no chão. Na parte inferior indique as letras e na lateral os números. O artilheiro e o grupo deverão usar uma folha quadriculada para indicar as minas e a trajetória.

Para indicar o caminho desejado haverá a necessidade do uso da Rosa-dos-Ventos. Verifique se todos os alunos estão familiarizados com a notações E (leste), W (oeste), N (norte) e S (sul).

Propósito: Usar o jogo Campo Minado para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.

Discuta com a turma:

  • Por quê você acha que este jogo é chamado de Campo Minado? Você conhece algum jogo parecido com este?
  • Como a Rosa-dos-Ventos ajudou vocês durante o jogo?
  • Quantas informações no mínimo são necessárias para localizar uma mina neste jogo? Por quê há esta necessidade?

Caso queira saber mais sobre a Rosa-dos-Ventos acesse: http://escolakids.uol.com.br/rosa-dos-ventos.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que observem individualmente seu desenvolvimento e analise seu desempenho, buscando responder às questões propostas abaixo. Projete ou reproduza no quadro o plano cartesiano com um exemplo do campo com resultados escolhidos pelos próprios alunos. Este é um momento de ouvir as estratégias dos alunos, suas respostas e como acertaram ou erraram durante o jogo.

Propósito: Socializar as produções elaboradas pelos grupos indicando seus erros e acertos.

Discuta com a turma:

  • Você acha que a estratégia do artilheiro do slide foi boa? Por quê?
  • Qual deveria ser a ‘segunda jogada’ indicada pela menina do slide?
  • A estratégia usada pelo grupo do menino do slide foi boa em sua opinião? Justifique sua resposta.
  • Na próxima vez que for jogar Campo Minado quais dicas você daria para um artilheiro? E para um grupo?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientação ao Professor: Feche a atividade lendo o conteúdo do slide ou deixando que os alunos leiam sobre os principais pontos desenvolvidos ao longo da aula. Complemente a lista daquilo que foi preciso para se sair bem no jogo com outras dicas levantadas pela turma.

Propósito: Sintetizar os principais conceitos abordados ao longo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 8 e 9)

Orientação ao Professor: Professor distribua para os alunos a situação problema e permita um tempo para os alunos a respondam. Em seguida faça a correção coletiva e veja o desempenho dos alunos. Peça para que os alunos façam comentários dos resultados apresentados.

Propósito: Verificar a aprendizagem do objetivo principal da aula desenvolvida.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiu identificar todas as casa desenhadas? Teve alguma mais difícil de ser localizada?
  • Como a Rosa-dos-Ventos contribuiu para localizar as casas? Sem o auxílio dela seria possível localizar todas as casas?

Materiais para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 8 e 9)

Orientação ao Professor: Professor distribua para os alunos a situação problema e permita um tempo para os alunos a respondam. Em seguida faça a correção coletiva e veja o desempenho dos alunos. Peça para que os alunos façam comentários dos resultados apresentados.

Propósito: Verificar a aprendizagem do objetivo principal da aula desenvolvida.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiu identificar todas as casa desenhadas? Teve alguma mais difícil de ser localizada?
  • Como a Rosa-dos-Ventos contribuiu para localizar as casas? Sem o auxílio dela seria possível localizar todas as casas?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA14 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano