11021
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Divisão Desigual

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Divisão desigual proporcional

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_14ALG04

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade Principal e Sistematização

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe o problema proposto na atividade com os estudante. Você pode enviar em formato de texto ou enviar o slide como imagem. As perguntas do “Discuta com a turma” também podem ser enviadas em formato de texto e você pode solicitar que os alunos enviem suas respostas. Caso a aula estiver ocorrendo de forma síncrona você pode verbalizar os questionamentos e permitir que os alunos também verbalizem suas respostas.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o problema proposto nesta etapa do plano. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos discutam e socializem seus pensamentos. Posteriormente proponha que seja pensada uma resolução conjunta e use o conteúdo presente na “Discussão das soluções” para fomentar e instigar o debate. Solicite que os alunos registrem a solução encontrada em seus cadernos e posteriormente a compartilhe como imagem. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona envie para os alunos as questões presentes no “Discuta com a turma” e solicite que além de tentarem encontrar uma solução para o problema também respondam os questionamentos. Eles podem gravar áudios ou vídeos como forma de compartilhar a resolução e seus pensamento.

Discussão das soluções
Professor(a), nesse momento de aulas remotas, talvez, não seja a melhor estratégia compartilhar com os alunos os slides da “Discussão das soluções”. Como possui muita informação os alunos podem ficar confusos caso a resolução não seja comentada. Sugerimos que você grave um vídeo explicando as soluções e nele apresente os slides, caso considere adequado. Você pode enviar as questões presentes no “Discuta com a turma” aos alunos em formato de texto e solicitar que eles também respondam em formato de texto, articulando as ideias que tiveram para a resolução do problema.

Sistematização
Professor(a), compartilhe com a turma a conclusão presente nesta etapa do plano e solicite que os alunos sistematizem a ideia de divisão em partes proporcionais utilizando um exemplo diferente do proposto na atividade realizada.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula. Os estudantes podem propor a seus familiares de dividirem, de forma proporcional, uma barra de chocolate utilizando um determinado critério ser escolhido e justificado.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_14ALG04

(EF05MA13) Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 5º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas