Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_14ALG04
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade Principal e Sistematização
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe o problema proposto na atividade com os estudantes. Você pode enviar em formato de texto ou ainda enviar o slide como imagem. As perguntas do “Discuta com a turma” também podem ser enviadas em formato de texto e você pode solicitar que os alunos enviem suas respostas. Caso a aula estiver ocorrendo de forma síncrona, você pode verbalizar os questionamentos e permitir que os alunos também verbalizem suas respostas.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o problema proposto nesta etapa do plano. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos discutam e socializem seus pensamentos. Posteriormente proponha que seja pensada uma resolução conjunta e use o conteúdo presente na “Discussão das soluções” para fomentar e instigar o debate. Solicite que os alunos registrem a solução encontrada em seus cadernos e posteriormente a compartilhe como imagem. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, envie para os alunos as questões presentes no “Discuta com a turma” e solicite que, além de tentarem encontrar uma solução para o problema, também respondam os questionamentos. Eles podem gravar áudios ou vídeos como forma de compartilhar a resolução e seus pensamentos.
Discussão das soluções
Professor(a), nesse momento de aulas remotas, talvez não seja a melhor estratégia compartilhar com os alunos os slides da “Discussão das soluções”. Como possui muita informação os alunos podem ficar confusos caso a resolução não seja comentada, sugerimos que você grave um vídeo explicando as soluções e nele apresente os slides, caso considere adequado. Você pode enviar as questões presentes no “Discuta com a turma” aos alunos em formato de texto e solicitar que eles também respondam em formato de texto, articulando as ideias que tiveram para a resolução do problema.
Sistematização
Professor(a), compartilhe com a turma a conclusão presente nesta etapa do plano e solicite que os alunos sistematizem a ideia de divisão em partes proporcionais utilizando um exemplo diferente do proposto na atividade realizada.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula. Os estudantes podem propor a seus familiares de dividirem, de forma proporcional, uma barra de chocolate utilizando um determinado critério ser escolhido e justificado.
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_14ALG04
(EF05MA13) Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes