Objetivos
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Machado Pinheiro
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF06MA14) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
Objetivos específicos
Explorar a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades desiguais.
Conceito-chave
Resolução de problemas, partilha em duas partes desiguais, razão.
Recursos necessários
- Caderno, lápis e borracha;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.
Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete ou leia o slide lembrando a turma os conceitos-chave envolvidos na situação proposta. Converse com os alunos sobre a possibilidade de dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras. Explore as possibilidades indicadas na tabela para a divisão de 60.
Permita que a turma discuta sobre a relação entre as partes e entre as partes e o todo. Participe da discussão, ouvindo e fazendo novas perguntas. Organize a socialização das ideias.
Propósito: Retomar a ideia de que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras, explorando a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades.
Discuta com a turma:
- Vocês se lembram do que aprendemos sobre divisão?
- É possível dividir esta quantidade em duas partes?
- Como vocês fariam para dividir esta quantidade em duas partes iguais?
- Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
- É possível dividir uma quantidade em duas partes desiguais?
- O que significa dizer que uma parte é metade da outra?
- De que outra forma pode ser representada a relação que existe entre as partes?
- O que significa dizer que uma parte é um quarto do todo?
- Há alguma relação entre a outra parte e o todo? Como podemos expressar essa relação?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas. Para motivar os alunos para a atividade, converse com eles sobre o assunto, pergunte quem já fez uma viagem longa, como foi o percurso, se paravam por algum motivo, dê um exemplo de uma possível viagem com a mesma distância… enfim, converse com os alunos para que a compreensão do contexto não seja uma dificuldade. Organize as duplas e peça que leiam a atividade com atenção e procurem responder as três perguntas propostas, usando a estratégia que preferirem para fazer o que está sendo pedido, desenhos, cálculos, esquemas, tabelas. Peça que respondam as perguntas individualmente e depois discutam na dupla, e assim resolvam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Perceber que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras, evidenciando a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades.
Discuta com a turma:
- É possível dividir esta quantidade em duas partes?
- Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
- Em cada caso, as duas partes são iguais? São diferentes? Como é esta diferença?
Materiais complementares
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste, e nos próximos slides, apresentamos passo a passo, uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
- Alguém usou uma estratégia diferente?
Material Complementar:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste, e nos próximos slides, apresentamos passo a passo, uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
- Alguém usou uma estratégia diferente?
Material Complementar:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste, e nos próximos slides, apresentamos passo a passo, uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
- Alguém usou uma estratégia diferente?
Material Complementar:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste, e nos próximos slides, apresentamos passo a passo, uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
- Alguém usou uma estratégia diferente?
Material Complementar:
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando os objetivos propostos para esta aula.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Quando terminarem, faça a correção coletiva.
Propósito: Resolver problema que envolve a ideia de razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha de uma quantidade em duas partes desiguais.
Materiais complementares: