11019
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Reconhecer a ordem na resolução das operações em escritas aritméticas

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Ordem de resolução da operações nas expressões

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

Analisar o papel dos sinais de associação (parênteses) na resolução de expressões aritméticas simples, relacionando a ordem de resolução das operações na expressão.

Objetivo específico

  • Explorar a hierarquia entre as operações em uma escrita aritmética.
  • Relacionar a ordem de resolução das operações na expressão.

Conceito-chave

  • Ordem de resolução da operações nas expressões.

Recursos necessários

  • Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da importância da ordem de resolução das expressões, discutindo a hierarquia das operações matemáticas.

Propósito: Retomar a ordem de resolução das expressões matemáticas.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a expressão quando não inicio a resolução pelas multiplicações ou divisões?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da importância da ordem de resolução das expressões, discutindo a hierarquia das operações matemáticas.

Propósito: Retomar a ordem de resolução das expressões matemáticas.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a expressão quando não inicio a resolução pelas multiplicações ou divisões?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da importância da ordem de resolução das expressões, discutindo a hierarquia das operações matemáticas.

Propósito: Retomar a ordem de resolução das expressões matemáticas.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a expressão quando não inicio a resolução pelas multiplicações ou divisões?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a ordem de resolução da expressão matemática, bem como a importância da hierarquia das operações matemáticas.

Discuta com a turma:

  • Quais as possíveis expressões matemáticas que representam as questões do problema?
  • A resolução das expressões segue alguma ordem hierárquica das operações matemáticas?
  • Qual é a importância da ordem de resolução das expressões?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar as vendas do cinema naquele dia, agrupamos a quantidade de ingressos à sessão? (Ideia de multiplicação quantidade x sessão)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar as vendas do cinema naquele dia, agrupamos a quantidade de ingressos à sessão? (Ideia de multiplicação quantidade x sessão)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar as vendas do cinema naquele dia, agrupamos a quantidade de ingressos à sessão? (Ideia de multiplicação quantidade x sessão)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar as vendas do cinema naquele dia, agrupamos a quantidade de ingressos à sessão? (Ideia de multiplicação quantidade x sessão)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância dos sinais de associação, bem como a ordem da operações matemáticas na resolução das expressões matemáticas.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão, com a utilização do sinal de associação. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

Analisar o papel dos sinais de associação (parênteses) na resolução de expressões aritméticas simples, relacionando a ordem de resolução das operações na expressão.

Objetivo específico

  • Explorar a hierarquia entre as operações em uma escrita aritmética.
  • Relacionar a ordem de resolução das operações na expressão.

Conceito-chave

  • Ordem de resolução da operações nas expressões.

Recursos necessários

  • Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da importância da ordem de resolução das expressões, discutindo a hierarquia das operações matemáticas.

Propósito: Retomar a ordem de resolução das expressões matemáticas.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a expressão quando não inicio a resolução pelas multiplicações ou divisões?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da importância da ordem de resolução das expressões, discutindo a hierarquia das operações matemáticas.

Propósito: Retomar a ordem de resolução das expressões matemáticas.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a expressão quando não inicio a resolução pelas multiplicações ou divisões?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da importância da ordem de resolução das expressões, discutindo a hierarquia das operações matemáticas.

Propósito: Retomar a ordem de resolução das expressões matemáticas.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a expressão quando não inicio a resolução pelas multiplicações ou divisões?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a ordem de resolução da expressão matemática, bem como a importância da hierarquia das operações matemáticas.

Discuta com a turma:

  • Quais as possíveis expressões matemáticas que representam as questões do problema?
  • A resolução das expressões segue alguma ordem hierárquica das operações matemáticas?
  • Qual é a importância da ordem de resolução das expressões?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar as vendas do cinema naquele dia, agrupamos a quantidade de ingressos à sessão? (Ideia de multiplicação quantidade x sessão)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar as vendas do cinema naquele dia, agrupamos a quantidade de ingressos à sessão? (Ideia de multiplicação quantidade x sessão)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar as vendas do cinema naquele dia, agrupamos a quantidade de ingressos à sessão? (Ideia de multiplicação quantidade x sessão)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar as vendas do cinema naquele dia, agrupamos a quantidade de ingressos à sessão? (Ideia de multiplicação quantidade x sessão)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância dos sinais de associação, bem como a ordem da operações matemáticas na resolução das expressões matemáticas.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão, com a utilização do sinal de associação. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 6º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao se operar igualmente os dois membros e a determinar valores desconhecidos na resolução de problemas a partir dessa noção; exploração dos sinais de associação e da ordem de resolução das operações em uma escrita aritmética; exploração de regularidades em sequências; problemas que tratam da divisão em partes proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano