11018
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Calcular e localizar outras datas no calendário a partir de uma data dada

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Calcular e localizar outras datas no calendário a partir de uma data dada

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_15GRM09

Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.

Retomada
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe uma imagem com o calendário e a situação problema para que resolvam. Mande as questões do Discuta com a turma e dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que é esperado da atividade. Se achar necessário solicite que te enviem as resoluções.

Atividade principal e Discussão das soluções
Em qualquer tipo de aula, esta atividade poderá ser realizada. A sugestão é que altere os calendários dos problemas para o ano atual. Se a aula for síncrona, você pode solicitar que façam antes do momento simultâneo, para isso envie a imagem ou impressão da atividade. Também pode explicar a comanda no final de uma aula anterior. De qualquer forma é necessário orientar as famílias. Mas se desejar realizar no momento simultâneo, apresente os problemas na aula e leia. Utilize as questões do Discuta com a turma, para trazer mais reflexões. Dê um tempo para que realizem, depois faça a discussão das soluções. Se não tiverem a impressão, peça que escrevam somente as respostas. Se sua aula for assíncrona, mande a retomada e a atividade principal. Oriente a família com relação ao acompanhamento e como devem auxiliar, mas sem fazer pelo aluno. Encaminhe as questões do Discuta com a turma, para que conversem com os alunos. Caso não tenham acesso à impressão podem ver a imagem e escrever as respostas. Mande também a tabela abaixo, para que preencham ajudando a refletir sobre a atividade realizada:



Peça que te encaminhem as respostas dos problemas e a tabela. Se não conseguirem imprimir podem copiar a tabela (se necessário um adulto poderá auxiliar).

Encerramento
Aula síncrona: Utilize o slide do Encerramento para fazer o fechamento da aula.

Aula assíncrona: Faça uma devolutiva com alguma intervenção que julgar necessária e faça o encerramento com o passo a passo para se calcular uma data.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles e colaborarem na realização da atividade sobre a localização de datas no calendário. Envie orientações bem claras com relação às comandas e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_15GRM09

(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas