11016
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Álgebra

Plano de aula - Regularidades em sequências repetitivas - Dado com figuras

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Sequência, Regularidade e elemento ausente

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gerviz Fernandes de Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_12ALG04

Recursos:
_ Essenciais: Atividade impressa, compartilhada ou enviada pela internet; um meio de comunicação com os alunos (Zoom, Meet, Celular, Google Sala de aula, WhatsApp).
_ Opcionais: Dado de figuras criado pelos alunos; O que são sequências repetitivas e sequências recursivas

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Atividade principal
Para a realização desta atividade os alunos precisam ter acesso ao conteúdo do documento da Atividade principal que está na aba dos Materiais e atividades, ou as imagens dos slides 3, 4 e 5. Caso não tenha acesso a internet, você pode enviar foto pelo WhatsApp e pedir que eles reproduzam os desenhos no caderno.
Se tiver em momento síncrono com seus alunos, compartilhe a tela do seu computador apresentando os slides. Deixe que observem a sequência de figuras. Foque nas perguntas que devem ser feitas à turma, permita que eles troquem informações e discutam as diferentes estratégias para resolução do problema.
     - Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
     - Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
     - Algum elemento que não faz parte da sequência?
Depois os alunos devem jogar o dado três vezes, de forma a construir a sequência incluindo um elemento ausente. Eles podem confeccionar o seu próprio dado com figuras que tenham em casa. Caso o dado não possa ser reproduzido, sugira que recortem de revistas ou criem três figuras, então coloquem viradas para baixo e selecionem aleatoriamente 3 imagens. Assim, podem criar uma sequência com figuras de sua preferência.
Peça que responda também a pergunta;
     - Qual o padrão utilizado na sua sequência?
Você pode enviar as perguntas por meio do whatsApp, ou impressas junto com a atividade. O importante é que eles possam explicar como pensaram para resolver, e no caso de não ser possível fazer a discussão, garantir que você tenha diferentes sequências de figuras para socializar com a turma na hora de dar a devolutiva.

Discussão das soluções
A socialização das sequências criadas por eles é muito importante para a consolidação da aprendizagem valorizando a criatividade de cada um. Mas primeiro realize a discussão da atividade, investigando uma sequência de figuras por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras sequências. Deixe que os alunos compartilhem, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou também eles podem enviar fotos pelo WhatsApp com as sequências de figuras criadas por eles e pedir que os colegas descubram a regularidade. Questione-os:
     - Qual padrão de regularidade podemos identificar nestas sequências?
     - Você pode indicar o elemento faltante dessa sequência?
Você pode reunir as diferentes sequências criadas pelos alunos e encaminhar a imagem junto com a correção da atividade de cada um.

Encerramento
Finalize a atividade retomando a aprendizagem da aula. Esse momento é importante, pois sintetiza e os faz refletir sobre o que aprenderam, ou sobre possíveis dúvidas sobre o assunto. Pergunte:
     - Todos compreenderam como identificamos um elemento ausente em uma sequência repetitiva?
Use o conteúdo e as imagens do slide 8 e compartilhe com seus alunos. Você pode enviar no grupo de whatsApp, ou impresso junto com a devolutiva de cada um.

Raio X
A atividade de raio x serve verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar se conseguem identificar uma regularidade repetitiva na sequência. Eles devem investigar como as frutas estão organizadas, como a sequência está construída, de acordo com o padrão de regularidade apresentada. Envie para eles a atividade impressa ou pela internet, ou compartilhe a imagem do slide 9, e peça que resolvam e devolvam para você.

Convite às famílias
Sugira aos seus alunos que envolvam as pessoas que estão ao seu redor nas discussões das regularidades. Disponibilize o link do vídeo sobre padrões e sequências que está nos recursos para aqueles que tiverem acesso a internet. Eles podem criar padrões de sequências de objetos que têm em casa, por exemplo. Pode ser um momento divertido e de muito aprendizado. Peça apoio aos familiares para a confecção do dado de figuras para a realização da atividade.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_12ALG04

(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 2º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem sequências recursivas e repetitivas e regularidades das sequências, representadas de diversas formas.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas