Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor/Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Revisora pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
EF03MA11 - Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.
Objetivos específicos
Escrever diferentes sentenças de adições com ideias de igualdade.
Conceitos-chave
Conceitos de igualdade e diferença
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Datashow( opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo da aula para ops alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Comece a aula questionando os alunos sobre os conceitos de igualdade e diferença. Peça para que pensem sobre o que já sabem e se têm algum exemplo para justificar suas ideias. Explore a ideia de igualdade e diferença e reveja os conceitos com a tuma.
Propósito:Resgatar o que os alunos já sabem sobre igualdade e diferença, de forma que possa atingir o objetivo desta aula.
Discuta com a turma:
- O que significa igualdade? E diferença?
- Este conceito é novo pra você?
- Você consegue escrever exemplos de igualdade e de diferença?
- De que forma podemos descobrir se uma sentença é igual a outra?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5).
Orientação: Entregue as fichas impressas para os alunos ou projete este slide. Eles devem somar os números das sentenças e chegar à conclusão se as sentenças têm relação de igualdade ou diferença. A quantidade de ambas devem ser o mesmo para serem definidas como iguais, caso contrário, serão definidas como diferentes. Estimule os alunos a pensarem sobre a ideia de igualdade x diferença, através de questionamentos que os façam pensar e refletir em como podemos chegar a essa conclusão.
Propósito: Chegar a resultado iguais ou diferentes e compreendê-los.
Discuta com a turma:
- Como podemos proceder para encontrar a relação de igualdade ou diferenças entre as sentenças?
- O que é necessário para que as sentenças tenham relação de igualdade?
- Quais fichas possuem sentenças com relação de igualdade? E relação de diferença? Como chegou a esse resultado?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5).
Orientação: Leia a atividade para os alunos, ou peça que leiam individualmente. A ideia é que os alunos sejam capazes de escrever diferentes sentenças de adições de dois números. Por isso, leve em consideração a atividade de aquecimento como modelo. Os alunos devem escrever duas sentenças que tenham relação de igualdade e duas sentenças com relação de diferença.
Propósito: Exercitar a compreensão das ideias de igualdade e diferença para escrever diferentes adições.
Discuta com a turma:
- Como devemos proceder para encontrar uma relação entre as duas sentenças?
- Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slide 6 e 7).
Orientação:Convide alguns alunos a compartilharem suas resoluções no quadro. É possível diversas formas deles resolverem: somando as duas primeiras parcelas e em seguida a terceira, ou somando as três parcelas em um único cálculo. Estimule as ideias de adição e demonstre as possibilidades.
Propósito: Possibilitar o compartilhamento de ideias, pensamentos e resoluções dos alunos. Este momento é propício para intervir e fazer boas perguntas.
Discuta com a turma:
- Como podemos chegar à conclusão de que estas sentenças tem sentido de igualdade ou de diferença?
- Que conceitos vocês mobilizou para realizar esta atividade?
- De que forma você realizou a adição? Ela foi necessária para chegar ao resultado final?
- É possível estabelecer uma relação de igualdade ou diferença por meio de outras maneiras?
Material Complementar:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slide 6 e 7).
Orientação:Convide alguns alunos a compartilharem suas resoluções no quadro. É possível diversas formas deles resolverem: somando as duas primeiras parcelas e em seguida a terceira, ou somando as três parcelas em um único cálculo. Estimule as ideias de adição e demonstre as possibilidades.
Propósito: Possibilitar o compartilhamento de ideias, pensamentos e resoluções dos alunos. Este momento é propício para intervir e fazer boas perguntas.
Discuta com a turma:
- Como podemos chegar à conclusão de que estas sentenças tem sentido de igualdade ou de diferença?
- Que conceitos vocês mobilizou para realizar esta atividade?
- De que forma você realizou a adição? Ela foi necessária para chegar ao resultado final?
- É possível estabelecer uma relação de igualdade ou diferença por meio de outras maneiras?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a relação entre as sentenças, que pode ser de igualdade ou de diferença. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula.
Propósito: Sistematizar os conceitos aprendidos nesta aula, conceitos de igualdade em operações numéricas envolvendo adição.
Discuta com a turma:
- Sobre o que foi o grande debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
- O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade resumindo a relação entre o sentido de igualdade e diferença.
Propósito: Encerrar a atividade da aula.
Slide sem título
Título: Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete o exercício acima ou entregue folhas impressas.
Propósito: Exercitar as aprendizagens da aula e verificar se os alunos atingiram o objetivo proposto.
Materiais complementares: