11015
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Ideias de igualdade em diferentes sentenças de adições

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Conceitos de igualdade e diferença

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paulo César da Silva Rocha

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor/Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Revisora pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

EF03MA11 - Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.



Objetivos específicos

Escrever diferentes sentenças de adições com ideias de igualdade.

Conceitos-chave

Conceitos de igualdade e diferença

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow( opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo da aula para ops alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Comece a aula questionando os alunos sobre os conceitos de igualdade e diferença. Peça para que pensem sobre o que já sabem e se têm algum exemplo para justificar suas ideias. Explore a ideia de igualdade e diferença e reveja os conceitos com a tuma.

Propósito:Resgatar o que os alunos já sabem sobre igualdade e diferença, de forma que possa atingir o objetivo desta aula.

Discuta com a turma:

  • O que significa igualdade? E diferença?
  • Este conceito é novo pra você?
  • Você consegue escrever exemplos de igualdade e de diferença?
  • De que forma podemos descobrir se uma sentença é igual a outra?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5).

Orientação: Entregue as fichas impressas para os alunos ou projete este slide. Eles devem somar os números das sentenças e chegar à conclusão se as sentenças têm relação de igualdade ou diferença. A quantidade de ambas devem ser o mesmo para serem definidas como iguais, caso contrário, serão definidas como diferentes. Estimule os alunos a pensarem sobre a ideia de igualdade x diferença, através de questionamentos que os façam pensar e refletir em como podemos chegar a essa conclusão.

Propósito: Chegar a resultado iguais ou diferentes e compreendê-los.

Discuta com a turma:

  • Como podemos proceder para encontrar a relação de igualdade ou diferenças entre as sentenças?
  • O que é necessário para que as sentenças tenham relação de igualdade?
  • Quais fichas possuem sentenças com relação de igualdade? E relação de diferença? Como chegou a esse resultado?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5).

Orientação: Leia a atividade para os alunos, ou peça que leiam individualmente. A ideia é que os alunos sejam capazes de escrever diferentes sentenças de adições de dois números. Por isso, leve em consideração a atividade de aquecimento como modelo. Os alunos devem escrever duas sentenças que tenham relação de igualdade e duas sentenças com relação de diferença.

Propósito: Exercitar a compreensão das ideias de igualdade e diferença para escrever diferentes adições.

Discuta com a turma:

  • Como devemos proceder para encontrar uma relação entre as duas sentenças?
  • Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slide 6 e 7).

Orientação:Convide alguns alunos a compartilharem suas resoluções no quadro. É possível diversas formas deles resolverem: somando as duas primeiras parcelas e em seguida a terceira, ou somando as três parcelas em um único cálculo. Estimule as ideias de adição e demonstre as possibilidades.

Propósito: Possibilitar o compartilhamento de ideias, pensamentos e resoluções dos alunos. Este momento é propício para intervir e fazer boas perguntas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos chegar à conclusão de que estas sentenças tem sentido de igualdade ou de diferença?
  • Que conceitos vocês mobilizou para realizar esta atividade?
  • De que forma você realizou a adição? Ela foi necessária para chegar ao resultado final?
  • É possível estabelecer uma relação de igualdade ou diferença por meio de outras maneiras?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slide 6 e 7).

Orientação:Convide alguns alunos a compartilharem suas resoluções no quadro. É possível diversas formas deles resolverem: somando as duas primeiras parcelas e em seguida a terceira, ou somando as três parcelas em um único cálculo. Estimule as ideias de adição e demonstre as possibilidades.

Propósito: Possibilitar o compartilhamento de ideias, pensamentos e resoluções dos alunos. Este momento é propício para intervir e fazer boas perguntas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos chegar à conclusão de que estas sentenças tem sentido de igualdade ou de diferença?
  • Que conceitos vocês mobilizou para realizar esta atividade?
  • De que forma você realizou a adição? Ela foi necessária para chegar ao resultado final?
  • É possível estabelecer uma relação de igualdade ou diferença por meio de outras maneiras?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a relação entre as sentenças, que pode ser de igualdade ou de diferença. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula.

Propósito: Sistematizar os conceitos aprendidos nesta aula, conceitos de igualdade em operações numéricas envolvendo adição.

Discuta com a turma:

  • Sobre o que foi o grande debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade resumindo a relação entre o sentido de igualdade e diferença.

Propósito: Encerrar a atividade da aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Título: Raio X

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o exercício acima ou entregue folhas impressas.

Propósito: Exercitar as aprendizagens da aula e verificar se os alunos atingiram o objetivo proposto.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo da aula para ops alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor/Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Revisora pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

EF03MA11 - Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.



Objetivos específicos

Escrever diferentes sentenças de adições com ideias de igualdade.

Conceitos-chave

Conceitos de igualdade e diferença

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow( opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Comece a aula questionando os alunos sobre os conceitos de igualdade e diferença. Peça para que pensem sobre o que já sabem e se têm algum exemplo para justificar suas ideias. Explore a ideia de igualdade e diferença e reveja os conceitos com a tuma.

Propósito:Resgatar o que os alunos já sabem sobre igualdade e diferença, de forma que possa atingir o objetivo desta aula.

Discuta com a turma:

  • O que significa igualdade? E diferença?
  • Este conceito é novo pra você?
  • Você consegue escrever exemplos de igualdade e de diferença?
  • De que forma podemos descobrir se uma sentença é igual a outra?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5).

Orientação: Entregue as fichas impressas para os alunos ou projete este slide. Eles devem somar os números das sentenças e chegar à conclusão se as sentenças têm relação de igualdade ou diferença. A quantidade de ambas devem ser o mesmo para serem definidas como iguais, caso contrário, serão definidas como diferentes. Estimule os alunos a pensarem sobre a ideia de igualdade x diferença, através de questionamentos que os façam pensar e refletir em como podemos chegar a essa conclusão.

Propósito: Chegar a resultado iguais ou diferentes e compreendê-los.

Discuta com a turma:

  • Como podemos proceder para encontrar a relação de igualdade ou diferenças entre as sentenças?
  • O que é necessário para que as sentenças tenham relação de igualdade?
  • Quais fichas possuem sentenças com relação de igualdade? E relação de diferença? Como chegou a esse resultado?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5).

Orientação: Leia a atividade para os alunos, ou peça que leiam individualmente. A ideia é que os alunos sejam capazes de escrever diferentes sentenças de adições de dois números. Por isso, leve em consideração a atividade de aquecimento como modelo. Os alunos devem escrever duas sentenças que tenham relação de igualdade e duas sentenças com relação de diferença.

Propósito: Exercitar a compreensão das ideias de igualdade e diferença para escrever diferentes adições.

Discuta com a turma:

  • Como devemos proceder para encontrar uma relação entre as duas sentenças?
  • Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slide 6 e 7).

Orientação:Convide alguns alunos a compartilharem suas resoluções no quadro. É possível diversas formas deles resolverem: somando as duas primeiras parcelas e em seguida a terceira, ou somando as três parcelas em um único cálculo. Estimule as ideias de adição e demonstre as possibilidades.

Propósito: Possibilitar o compartilhamento de ideias, pensamentos e resoluções dos alunos. Este momento é propício para intervir e fazer boas perguntas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos chegar à conclusão de que estas sentenças tem sentido de igualdade ou de diferença?
  • Que conceitos vocês mobilizou para realizar esta atividade?
  • De que forma você realizou a adição? Ela foi necessária para chegar ao resultado final?
  • É possível estabelecer uma relação de igualdade ou diferença por meio de outras maneiras?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slide 6 e 7).

Orientação:Convide alguns alunos a compartilharem suas resoluções no quadro. É possível diversas formas deles resolverem: somando as duas primeiras parcelas e em seguida a terceira, ou somando as três parcelas em um único cálculo. Estimule as ideias de adição e demonstre as possibilidades.

Propósito: Possibilitar o compartilhamento de ideias, pensamentos e resoluções dos alunos. Este momento é propício para intervir e fazer boas perguntas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos chegar à conclusão de que estas sentenças tem sentido de igualdade ou de diferença?
  • Que conceitos vocês mobilizou para realizar esta atividade?
  • De que forma você realizou a adição? Ela foi necessária para chegar ao resultado final?
  • É possível estabelecer uma relação de igualdade ou diferença por meio de outras maneiras?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a relação entre as sentenças, que pode ser de igualdade ou de diferença. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula.

Propósito: Sistematizar os conceitos aprendidos nesta aula, conceitos de igualdade em operações numéricas envolvendo adição.

Discuta com a turma:

  • Sobre o que foi o grande debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade resumindo a relação entre o sentido de igualdade e diferença.

Propósito: Encerrar a atividade da aula.

Slide Plano Aula

Título: Raio X

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o exercício acima ou entregue folhas impressas.

Propósito: Exercitar as aprendizagens da aula e verificar se os alunos atingiram o objetivo proposto.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 3º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem regularidade em sequências numéricas ou geométricas, ideia de igualdade e diferença em sentenças relacionadas a adição ou subtração de dois números naturais.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano