9563
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Brincando com as figuras não planas: esfera e cilindro

POR: Mariana Conceição Nery da Silva 16/07/2018
Código: MAT2_16GEO01

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

Plano de aula de matemática com atividades para 2 do Fundamental sobre explorar, comparar e caracterizar a esfera e o cilindro.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia e explique o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Discuta com a turma: Vocês sabem o que vamos trabalhar hoje?

Atenção ao objetivo da nossa aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

Objetivos específicos

Explorar, comparar e caracterizar a esfera e o cilindro.

Conceito-chave

Figuras geométricas não planas: esfera e cilindro.

Recursos necessários

  • Para realização dessa aula o professor deve organizar, com antecedência, alguns objetos que lembrem a esfera e o cilindro. Ele pode solicitar que os alunos levem esses objetos  para sala de aula e também complementar com alguns outros.
  • O professor  deve separar três grandes caixas, que podem ser reutilizadas (caixa de papelão) com o foco na sustentabilidade.
  • Para a realização da atividade de raio x, que tem o objetivo de avaliar a aprendizagem dos conteúdos trabalhados em aula,  o professor deverá ter disponível para os alunos massa de modelar. Caso haja a necessidade, essa massa pode ser produzida com materiais simples.  Clique e veja como fazer a massinha:  Receita de massa de modelar

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Convide seu aluno a ler e interpretar a poesia sugerida. Ela traz, de maneira lúdica, a ideia de esfera e de cilindro.

Se seus alunos já estiverem alfabéticos, peça que eles leiam em voz alta, caso haja a necessidade, leia você mesmo usando a entonação adequada.

Propósito: Ler o poema e refletir sobre as figuras trabalhadas.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem os objetos citados na poesia?
  • Já viram a imagem do Sol? Ele também tem a forma de esfera.
  • Pensem em outros objetos que tenham a forma de esfera e a forma do cilindro.

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Peça com antecedência, que os alunos tragam diferentes objetos redondos para organizar uma “caixa das descobertas”. Essa caixa deverá conter objetos que lembrem a esfera ou o cilindro, ex: bolas, rolinhos de papel higiênico, rolinhos de papel toalha, lata de refrigerante, pacote de batata frita em lata, etc. O professor também deve levar alguns objetos para completar a caixa.

O professor deve recolher os objetos e organizá-los dentro da caixa antes de iniciar a aula. As mesas ou carteiras devem estar organizadas em meia lua (metade do círculo) para que a atividade seja realizada coletivamente.

Propósito: Identificar os objetos que lembrem a esfera e o cilindro.

Discuta com a turma:

  • Peça que os alunos observem cuidadosamente os objetos contidos na "caixa das descobertas". Incentive-os a falarem sobre os objetos ressaltando as características de cada um deles. Estimule-os a compará-los.
  • Traga mais duas caixas, uma deve conter uma etiqueta escrito: ESFERA e a outra CILINDRO. Proponha que a turma divida os objetos da “Caixa de descobertas” entre essas duas outras caixas. Os alunos devem observar as etiquetas e ir distribuindo os objetos de acordo com elas.

O professor deve levantar as seguintes questões:

  • Quais objetos lembram a esfera?
  • Quais são as características dessa forma?
  • E os cilindros, vocês lembram como são?

Depois de discutir com os alunos as características dos objetos, peça que eles os separem nas caixas adequadas.

Materiais complementares:

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Incentive seu aluno a realizar a tarefa. Faça perguntas que estimulem o raciocínio dos alunos.

Propósito: Problematizar a atividade principal e atentar para as características das figuras não planas trabalhadas.

Discuta com a turma:

  • Alguém pode me explicar porque colocou esse objeto nessa caixa?

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Professor, exponha a situação para turma e questione a ação de Marina. Problematize a solução dela. Estimule que eles analisem a atividade realizada pela menina e aos poucos verbalizem suas conclusões. Use o exemplo do slide para favorecer a discussão com a turma, mas não deixe de discutir algumas ações realizadas pelos próprio alunos. Caso hajam erros, utilize-os para favorecer a reflexão e o aprendizado.

Propósito: Discutir diferentes resoluções da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Como ela deve ter pensado?
  • A resolução de Marina está correta?
  • O que ela errou? Como deveria fazer?

Materiais complementares:

Resolução da atividade principal

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Estimule seus alunos a responderem a pergunta do slide.

Propósito: Problematizar a situação exposta no painel de soluções.

Discuta com a turma:

  • Agora, responda você: Onde Marina deve colocar a lata?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente aos alunos a sistematização da aula. Mostre a parte conceitual do que foi trabalhado durante as atividades.

Propósito: Apresentar para os alunos o conceito trabalhado.

Discuta com a turma:

  • Agora, vamos retomar o que aprendemos na aula de hoje!

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Retome com sua turma a ideia principal da aula e leia coletivamente o resumo.

Propósito: Encerrar a aula fazendo uma breve retomada dos conceitos trabalhados.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje? Vamos ler o resumo da nossa aula?

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Explique a atividade para turma. Distribua a massinha e peça que eles realizem a tarefa individualmente. Dessa forma você irá perceber se o objetivo da aula foi alcançado com eficácia.

Propósito: Verificar se os objetivos para a aula foram alcançados e proporcionar dados para novas estratégias de trabalho.

Discuta com a turma: Vamos construir uma esfera e um cilindro? Pegue a massinha e coloque mão na massa!

Materiais complementares:

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

Objetivos específicos

Explorar, comparar e caracterizar a esfera e o cilindro.

Conceito-chave

Figuras geométricas não planas: esfera e cilindro.

Recursos necessários

  • Para realização dessa aula o professor deve organizar, com antecedência, alguns objetos que lembrem a esfera e o cilindro. Ele pode solicitar que os alunos levem esses objetos  para sala de aula e também complementar com alguns outros.
  • O professor  deve separar três grandes caixas, que podem ser reutilizadas (caixa de papelão) com o foco na sustentabilidade.
  • Para a realização da atividade de raio x, que tem o objetivo de avaliar a aprendizagem dos conteúdos trabalhados em aula,  o professor deverá ter disponível para os alunos massa de modelar. Caso haja a necessidade, essa massa pode ser produzida com materiais simples.  Clique e veja como fazer a massinha:  Receita de massa de modelar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes