Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Mariana Nery
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.
Objetivos específicos
Explorar, comparar e caracterizar a esfera e o cilindro.
Conceito-chave
Figuras geométricas não planas: esfera e cilindro.
Recursos necessários
- Para realização dessa aula o professor deve organizar, com antecedência, alguns objetos que lembrem a esfera e o cilindro. Ele pode solicitar que os alunos levem esses objetos para sala de aula e também complementar com alguns outros.
- O professor deve separar três grandes caixas, que podem ser reutilizadas (caixa de papelão) com o foco na sustentabilidade.
- Para a realização da atividade de raio x, que tem o objetivo de avaliar a aprendizagem dos conteúdos trabalhados em aula, o professor deverá ter disponível para os alunos massa de modelar. Caso haja a necessidade, essa massa pode ser produzida com materiais simples. Clique e veja como fazer a massinha: Receita de massa de modelar
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia e explique o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Discuta com a turma: Vocês sabem o que vamos trabalhar hoje?
Atenção ao objetivo da nossa aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Convide seu aluno a ler e interpretar a poesia sugerida. Ela traz, de maneira lúdica, a ideia de esfera e de cilindro.
Se seus alunos já estiverem alfabéticos, peça que eles leiam em voz alta, caso haja a necessidade, leia você mesmo usando a entonação adequada.
Propósito: Ler o poema e refletir sobre as figuras trabalhadas.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem os objetos citados na poesia?
- Já viram a imagem do Sol? Ele também tem a forma de esfera.
- Pensem em outros objetos que tenham a forma de esfera e a forma do cilindro.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientação: Peça com antecedência, que os alunos tragam diferentes objetos redondos para organizar uma “caixa das descobertas”. Essa caixa deverá conter objetos que lembrem a esfera ou o cilindro, ex: bolas, rolinhos de papel higiênico, rolinhos de papel toalha, lata de refrigerante, pacote de batata frita em lata, etc. O professor também deve levar alguns objetos para completar a caixa.
O professor deve recolher os objetos e organizá-los dentro da caixa antes de iniciar a aula. As mesas ou carteiras devem estar organizadas em meia lua (metade do círculo) para que a atividade seja realizada coletivamente.
Propósito: Identificar os objetos que lembrem a esfera e o cilindro.
Discuta com a turma:
- Peça que os alunos observem cuidadosamente os objetos contidos na "caixa das descobertas". Incentive-os a falarem sobre os objetos ressaltando as características de cada um deles. Estimule-os a compará-los.
- Traga mais duas caixas, uma deve conter uma etiqueta escrito: ESFERA e a outra CILINDRO. Proponha que a turma divida os objetos da “Caixa de descobertas” entre essas duas outras caixas. Os alunos devem observar as etiquetas e ir distribuindo os objetos de acordo com elas.
O professor deve levantar as seguintes questões:
- Quais objetos lembram a esfera?
- Quais são as características dessa forma?
- E os cilindros, vocês lembram como são?
Depois de discutir com os alunos as características dos objetos, peça que eles os separem nas caixas adequadas.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Incentive seu aluno a realizar a tarefa. Faça perguntas que estimulem o raciocínio dos alunos.
Propósito: Problematizar a atividade principal e atentar para as características das figuras não planas trabalhadas.
Discuta com a turma:
- Alguém pode me explicar porque colocou esse objeto nessa caixa?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Professor, exponha a situação para turma e questione a ação de Marina. Problematize a solução dela. Estimule que eles analisem a atividade realizada pela menina e aos poucos verbalizem suas conclusões. Use o exemplo do slide para favorecer a discussão com a turma, mas não deixe de discutir algumas ações realizadas pelos próprio alunos. Caso hajam erros, utilize-os para favorecer a reflexão e o aprendizado.
Propósito: Discutir diferentes resoluções da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Como ela deve ter pensado?
- A resolução de Marina está correta?
- O que ela errou? Como deveria fazer?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Estimule seus alunos a responderem a pergunta do slide.
Propósito: Problematizar a situação exposta no painel de soluções.
Discuta com a turma:
- Agora, responda você: Onde Marina deve colocar a lata?
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Apresente aos alunos a sistematização da aula. Mostre a parte conceitual do que foi trabalhado durante as atividades.
Propósito: Apresentar para os alunos o conceito trabalhado.
Discuta com a turma:
- Agora, vamos retomar o que aprendemos na aula de hoje!
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Retome com sua turma a ideia principal da aula e leia coletivamente o resumo.
Propósito: Encerrar a aula fazendo uma breve retomada dos conceitos trabalhados.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos hoje? Vamos ler o resumo da nossa aula?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Explique a atividade para turma. Distribua a massinha e peça que eles realizem a tarefa individualmente. Dessa forma você irá perceber se o objetivo da aula foi alcançado com eficácia.
Propósito: Verificar se os objetivos para a aula foram alcançados e proporcionar dados para novas estratégias de trabalho.
Discuta com a turma: Vamos construir uma esfera e um cilindro? Pegue a massinha e coloque mão na massa!
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Complementar