11013
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - O Zero na multiplicação

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre Padrões de regularidade do zero como elemento nulo da multiplicação

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzane Aline Proceke Maiorki

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um  mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Objetivos específicos

  • Identificar o zero como elemento nulo como um padrão de regularidade da multiplicação.
  • Efetuar multiplicações que envolvem o zero como elemento nulo, reconhecendo a regularidade presente nestas situações.

Conceitos-chaves

  • Padrões de regularidade do zero como elemento nulo da multiplicação.

Recursos necessários

  • Data-show;
  • Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
  • Atividades impressas;
  • Lápis, borracha, quadro, giz.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Deixe que os alunos leiam o enunciado da atividade e oriente para que resolvam mentalmente ou utilizando o caderno para fazer os cálculos que julgarem necessários.

Resolução: 7 X 0 = 0 Portanto, ao final da semana não havia nenhum ovo.

Propósito: Verificar os conhecimentos prévios da turma acerca de situações que envolvem multiplicações com o zero.

Discuta com a turma:

  • De que forma podemos resolver essa questão?
  • Expliquem como vocês resolveram.
  • E se tivesse passado mais tempo sem a galinha ter botado nenhum ovo, o resultado do cálculo mudaria?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Apresente a atividade à turma e deixe que os alunos realizem a leitura do enunciado. Se você tiver em sua sala de aula algum cartaz com a tabuada exposta aos alunos, pode utilizá-la para dar suporte. Reúna a turma em equipes de 5 alunos para que consigam juntos, com as mãos, representar a tabuada do zero. Sugira que podem trabalhar com as mãos dos colegas, conforme haja a necessidade de aumentar os fatores que estão multiplicando o zero. Após terem feito as representações, pergunte às equipes se conseguiram representar todos os termos da tabuada e questione se perceberam alguma regularidade nessas representações. Depois, com a ajuda da turma, faça a contagem dos alunos presentes na sala de aula e peça que todos levantem uma mão, como se fossem receber as balas. Discuta com a turma e leve-os a pensar no caso de todos ficarem sem nenhuma bala na mão, qual seria a multiplicação que representaria essa contagem.

Propósito: Realizar a construção da tabuada do zero, associando à ausência de quantidade e proporcionar o reconhecimento da regularidade presente em operações de multiplicação com o zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • Que padrão podemos encontrar nos resultados na tabuada do zero?
  • Vocês conseguiram chegar a alguma conclusão a respeito das multiplicações com o zero?
  • Se cada aluno da turma estivesse sem nenhuma bala na mão, qual multiplicação representaria essa situação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar: Recomendamos a leitura de um artigo da Nova Escola, que traz dicas sobre o trabalho com a multiplicação por 10, 100 e 1000.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Apresente a atividade à turma e deixe que os alunos realizem a leitura do enunciado. Se você tiver em sua sala de aula algum cartaz com a tabuada exposta aos alunos, pode utilizá-la para dar suporte. Reúna a turma em equipes de 5 alunos para que consigam juntos, com as mãos, representar a tabuada do zero. Sugira que podem trabalhar com as mãos dos colegas, conforme haja a necessidade de aumentar os fatores que estão multiplicando o zero. Após terem feito as representações, pergunte às equipes se conseguiram representar todos os termos da tabuada e questione se perceberam alguma regularidade nessas representações. Depois, com a ajuda da turma, faça a contagem dos alunos presentes na sala de aula e peça que todos levantem uma mão, como se fossem receber as balas. Discuta com a turma e leve-os a pensar no caso de todos ficarem sem nenhuma bala na mão, qual seria a multiplicação que representaria essa contagem.

Propósito: Realizar a construção da tabuada do zero, associando à ausência de quantidade e proporcionar o reconhecimento da regularidade presente em operações de multiplicação com o zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • Que padrão podemos encontrar nos resultados na tabuada do zero?
  • Vocês conseguiram chegar a alguma conclusão a respeito das multiplicações com o zero?
  • Se cada aluno da turma estivesse sem nenhuma bala na mão, qual multiplicação representaria essa situação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar: Recomendamos a leitura de um artigo da Nova Escola, que traz dicas sobre o trabalho com a multiplicação por 10, 100 e 1000.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Apresente a atividade à turma e deixe que os alunos realizem a leitura do enunciado. Se você tiver em sua sala de aula algum cartaz com a tabuada exposta aos alunos, pode utilizá-la para dar suporte. Reúna a turma em equipes de 5 alunos para que consigam juntos, com as mãos, representar a tabuada do zero. Sugira que podem trabalhar com as mãos dos colegas, conforme haja a necessidade de aumentar os fatores que estão multiplicando o zero. Após terem feito as representações, pergunte às equipes se conseguiram representar todos os termos da tabuada e questione se perceberam alguma regularidade nessas representações. Depois, com a ajuda da turma, faça a contagem dos alunos presentes na sala de aula e peça que todos levantem uma mão, como se fossem receber as balas. Discuta com a turma e leve-os a pensar no caso de todos ficarem sem nenhuma bala na mão, qual seria a multiplicação que representaria essa contagem.

Propósito: Realizar a construção da tabuada do zero, associando à ausência de quantidade e proporcionar o reconhecimento da regularidade presente em operações de multiplicação com o zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • Que padrão podemos encontrar nos resultados na tabuada do zero?
  • Vocês conseguiram chegar a alguma conclusão a respeito das multiplicações com o zero?
  • Se cada aluno da turma estivesse sem nenhuma bala na mão, qual multiplicação representaria essa situação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar: Recomendamos a leitura de um artigo da Nova Escola, que traz dicas sobre o trabalho com a multiplicação por 10, 100 e 1000.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 11)

Orientação: Na resolução da atividade, verifique se as equipes conseguiram representar as multiplicações da tabuada do zero, utilizando as mãos. Depois de terem representado todos os termos da tabuada do zero, pergunte à turma o que eles puderam concluir através das representações feitas nas equipes.

Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações com zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • O que significa repetir várias vezes as quantidades representadas pelas mãos vazias?
  • Por que os resultados foram sempre os mesmos?
  • E quantas vezes temos o zero representado então, considerando todos os alunos da sala?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 11)

Orientação: Na resolução da atividade, verifique se as equipes conseguiram representar as multiplicações da tabuada do zero, utilizando as mãos. Depois de terem representado todos os termos da tabuada do zero, pergunte à turma o que eles puderam concluir através das representações feitas nas equipes.

Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações com zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • O que significa repetir várias vezes as quantidades representadas pelas mãos vazias?
  • Por que os resultados foram sempre os mesmos?
  • E quantas vezes temos o zero representado então, considerando todos os alunos da sala?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 11)

Orientação: Na resolução da atividade, verifique se as equipes conseguiram representar as multiplicações da tabuada do zero, utilizando as mãos. Depois de terem representado todos os termos da tabuada do zero, pergunte à turma o que eles puderam concluir através das representações feitas nas equipes.

Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações com zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • O que significa repetir várias vezes as quantidades representadas pelas mãos vazias?
  • Por que os resultados foram sempre os mesmos?
  • E quantas vezes temos o zero representado então, considerando todos os alunos da sala?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 11)

Orientação: Na resolução da atividade, verifique se as equipes conseguiram representar as multiplicações da tabuada do zero, utilizando as mãos. Depois de terem representado todos os termos da tabuada do zero, pergunte à turma o que eles puderam concluir através das representações feitas nas equipes.

Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações com zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • O que significa repetir várias vezes as quantidades representadas pelas mãos vazias?
  • Por que os resultados foram sempre os mesmos?
  • E quantas vezes temos o zero representado então, considerando todos os alunos da sala?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 11)

Orientação: Na resolução da atividade, verifique se as equipes conseguiram representar as multiplicações da tabuada do zero, utilizando as mãos. Depois de terem representado todos os termos da tabuada do zero, pergunte à turma o que eles puderam concluir através das representações feitas nas equipes.

Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações com zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • O que significa repetir várias vezes as quantidades representadas pelas mãos vazias?
  • Por que os resultados foram sempre os mesmos?
  • E quantas vezes temos o zero representado então, considerando todos os alunos da sala?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Ler com a turma a sistematização dos conceitos trabalhados nesta aula.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • “Multipliquem qualquer número por zero. Qual será o resultado?”
  • “Isso ocorrerá sempre, com qualquer número multiplicado por zero?”

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ler a aprendizagem da aula e exemplificar os conceitos trabalhados através das multiplicações expostas.

Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura, interpretação e resolução.

Propósito: Avaliar se o aluno atingiu o objetivo proposto para esta aula.

Discuta com a turma:

  • Quantos bombons ele tem nas caixas rosa?
  • Como você calculou a quantidade de bombons que ele tem nas caixas marrons?
  • Explique como você calcularia o total de bombons que ele tem até agora?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um  mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Objetivos específicos

  • Identificar o zero como elemento nulo como um padrão de regularidade da multiplicação.
  • Efetuar multiplicações que envolvem o zero como elemento nulo, reconhecendo a regularidade presente nestas situações.

Conceitos-chaves

  • Padrões de regularidade do zero como elemento nulo da multiplicação.

Recursos necessários

  • Data-show;
  • Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
  • Atividades impressas;
  • Lápis, borracha, quadro, giz.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Deixe que os alunos leiam o enunciado da atividade e oriente para que resolvam mentalmente ou utilizando o caderno para fazer os cálculos que julgarem necessários.

Resolução: 7 X 0 = 0 Portanto, ao final da semana não havia nenhum ovo.

Propósito: Verificar os conhecimentos prévios da turma acerca de situações que envolvem multiplicações com o zero.

Discuta com a turma:

  • De que forma podemos resolver essa questão?
  • Expliquem como vocês resolveram.
  • E se tivesse passado mais tempo sem a galinha ter botado nenhum ovo, o resultado do cálculo mudaria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Apresente a atividade à turma e deixe que os alunos realizem a leitura do enunciado. Se você tiver em sua sala de aula algum cartaz com a tabuada exposta aos alunos, pode utilizá-la para dar suporte. Reúna a turma em equipes de 5 alunos para que consigam juntos, com as mãos, representar a tabuada do zero. Sugira que podem trabalhar com as mãos dos colegas, conforme haja a necessidade de aumentar os fatores que estão multiplicando o zero. Após terem feito as representações, pergunte às equipes se conseguiram representar todos os termos da tabuada e questione se perceberam alguma regularidade nessas representações. Depois, com a ajuda da turma, faça a contagem dos alunos presentes na sala de aula e peça que todos levantem uma mão, como se fossem receber as balas. Discuta com a turma e leve-os a pensar no caso de todos ficarem sem nenhuma bala na mão, qual seria a multiplicação que representaria essa contagem.

Propósito: Realizar a construção da tabuada do zero, associando à ausência de quantidade e proporcionar o reconhecimento da regularidade presente em operações de multiplicação com o zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • Que padrão podemos encontrar nos resultados na tabuada do zero?
  • Vocês conseguiram chegar a alguma conclusão a respeito das multiplicações com o zero?
  • Se cada aluno da turma estivesse sem nenhuma bala na mão, qual multiplicação representaria essa situação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar: Recomendamos a leitura de um artigo da Nova Escola, que traz dicas sobre o trabalho com a multiplicação por 10, 100 e 1000.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Apresente a atividade à turma e deixe que os alunos realizem a leitura do enunciado. Se você tiver em sua sala de aula algum cartaz com a tabuada exposta aos alunos, pode utilizá-la para dar suporte. Reúna a turma em equipes de 5 alunos para que consigam juntos, com as mãos, representar a tabuada do zero. Sugira que podem trabalhar com as mãos dos colegas, conforme haja a necessidade de aumentar os fatores que estão multiplicando o zero. Após terem feito as representações, pergunte às equipes se conseguiram representar todos os termos da tabuada e questione se perceberam alguma regularidade nessas representações. Depois, com a ajuda da turma, faça a contagem dos alunos presentes na sala de aula e peça que todos levantem uma mão, como se fossem receber as balas. Discuta com a turma e leve-os a pensar no caso de todos ficarem sem nenhuma bala na mão, qual seria a multiplicação que representaria essa contagem.

Propósito: Realizar a construção da tabuada do zero, associando à ausência de quantidade e proporcionar o reconhecimento da regularidade presente em operações de multiplicação com o zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • Que padrão podemos encontrar nos resultados na tabuada do zero?
  • Vocês conseguiram chegar a alguma conclusão a respeito das multiplicações com o zero?
  • Se cada aluno da turma estivesse sem nenhuma bala na mão, qual multiplicação representaria essa situação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar: Recomendamos a leitura de um artigo da Nova Escola, que traz dicas sobre o trabalho com a multiplicação por 10, 100 e 1000.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Apresente a atividade à turma e deixe que os alunos realizem a leitura do enunciado. Se você tiver em sua sala de aula algum cartaz com a tabuada exposta aos alunos, pode utilizá-la para dar suporte. Reúna a turma em equipes de 5 alunos para que consigam juntos, com as mãos, representar a tabuada do zero. Sugira que podem trabalhar com as mãos dos colegas, conforme haja a necessidade de aumentar os fatores que estão multiplicando o zero. Após terem feito as representações, pergunte às equipes se conseguiram representar todos os termos da tabuada e questione se perceberam alguma regularidade nessas representações. Depois, com a ajuda da turma, faça a contagem dos alunos presentes na sala de aula e peça que todos levantem uma mão, como se fossem receber as balas. Discuta com a turma e leve-os a pensar no caso de todos ficarem sem nenhuma bala na mão, qual seria a multiplicação que representaria essa contagem.

Propósito: Realizar a construção da tabuada do zero, associando à ausência de quantidade e proporcionar o reconhecimento da regularidade presente em operações de multiplicação com o zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • Que padrão podemos encontrar nos resultados na tabuada do zero?
  • Vocês conseguiram chegar a alguma conclusão a respeito das multiplicações com o zero?
  • Se cada aluno da turma estivesse sem nenhuma bala na mão, qual multiplicação representaria essa situação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar: Recomendamos a leitura de um artigo da Nova Escola, que traz dicas sobre o trabalho com a multiplicação por 10, 100 e 1000.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 11)

Orientação: Na resolução da atividade, verifique se as equipes conseguiram representar as multiplicações da tabuada do zero, utilizando as mãos. Depois de terem representado todos os termos da tabuada do zero, pergunte à turma o que eles puderam concluir através das representações feitas nas equipes.

Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações com zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • O que significa repetir várias vezes as quantidades representadas pelas mãos vazias?
  • Por que os resultados foram sempre os mesmos?
  • E quantas vezes temos o zero representado então, considerando todos os alunos da sala?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 11)

Orientação: Na resolução da atividade, verifique se as equipes conseguiram representar as multiplicações da tabuada do zero, utilizando as mãos. Depois de terem representado todos os termos da tabuada do zero, pergunte à turma o que eles puderam concluir através das representações feitas nas equipes.

Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações com zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • O que significa repetir várias vezes as quantidades representadas pelas mãos vazias?
  • Por que os resultados foram sempre os mesmos?
  • E quantas vezes temos o zero representado então, considerando todos os alunos da sala?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 11)

Orientação: Na resolução da atividade, verifique se as equipes conseguiram representar as multiplicações da tabuada do zero, utilizando as mãos. Depois de terem representado todos os termos da tabuada do zero, pergunte à turma o que eles puderam concluir através das representações feitas nas equipes.

Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações com zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • O que significa repetir várias vezes as quantidades representadas pelas mãos vazias?
  • Por que os resultados foram sempre os mesmos?
  • E quantas vezes temos o zero representado então, considerando todos os alunos da sala?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 11)

Orientação: Na resolução da atividade, verifique se as equipes conseguiram representar as multiplicações da tabuada do zero, utilizando as mãos. Depois de terem representado todos os termos da tabuada do zero, pergunte à turma o que eles puderam concluir através das representações feitas nas equipes.

Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações com zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • O que significa repetir várias vezes as quantidades representadas pelas mãos vazias?
  • Por que os resultados foram sempre os mesmos?
  • E quantas vezes temos o zero representado então, considerando todos os alunos da sala?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 11)

Orientação: Na resolução da atividade, verifique se as equipes conseguiram representar as multiplicações da tabuada do zero, utilizando as mãos. Depois de terem representado todos os termos da tabuada do zero, pergunte à turma o que eles puderam concluir através das representações feitas nas equipes.

Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações com zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • O que significa repetir várias vezes as quantidades representadas pelas mãos vazias?
  • Por que os resultados foram sempre os mesmos?
  • E quantas vezes temos o zero representado então, considerando todos os alunos da sala?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Ler com a turma a sistematização dos conceitos trabalhados nesta aula.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • “Multipliquem qualquer número por zero. Qual será o resultado?”
  • “Isso ocorrerá sempre, com qualquer número multiplicado por zero?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ler a aprendizagem da aula e exemplificar os conceitos trabalhados através das multiplicações expostas.

Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura, interpretação e resolução.

Propósito: Avaliar se o aluno atingiu o objetivo proposto para esta aula.

Discuta com a turma:

  • Quantos bombons ele tem nas caixas rosa?
  • Como você calculou a quantidade de bombons que ele tem nas caixas marrons?
  • Explique como você calcularia o total de bombons que ele tem até agora?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 3º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem regularidade em sequências numéricas ou geométricas, ideia de igualdade e diferença em sentenças relacionadas a adição ou subtração de dois números naturais.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano