11010
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Situações prováveis e improváveis de ocorrer

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre probabilidade e aleatoriedade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Vitoriano da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções. Lembre-se da relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.

Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirarem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens, e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

Caso esteja em uma aula síncrona, faça a proposta do plano de aula da maneira como está apresentada, porém, procure organizar momentos com grupos menores para realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). Para a atividade principal, na impossibilidade de fazer as duplas, a sugestão é que realizem as discussões coletivamente. Feche a aula com a sistematização do conceito e o encerramento. Para o Raio X, siga as sugestões abaixo.

Se a aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família para orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas conforme as sugestões a seguir.

Aquecimento
Proponha que um familiar converse com o aluno sobre o que querem dizer as palavras “provável” e “improvável”. Envie as questões e exemplos do Discuta com a turma e do slide do plano de aula. Mande também, nos subsídios às famílias, as definições dessas palavras extraídas de um dicionário. Oriente que primeiro ouçam o que a criança acredita ser e depois leiam os significados. Peça para estimularem a criança a dar exemplos do que considera provável e improvável, usando os exemplos para ajudá-la a pensar em outras situações.

Atividade principal e Discussão das soluções
Envie aos alunos a imagem da atividade, via digital ou impressa, mas inclua uma coluna para escreverem a justificativa (veja no arquivo da resolução da atividade principal), para você ter uma ideia do que o aluno compreendeu. Caso recebam digitalmente e não tenham como imprimir, indique aos familiares que o aluno pode copiar as situações, escrever ao lado se são prováveis ou improváveis e a justificativa (que o adulto poderá ajudar como escriba, se for necessário). Ao final, solicite que conversem com a criança sobre outras situações do cotidiano que são prováveis e improváveis, como:
- Sentir sede após uma corrida.
- Chover se estiver muitas nuvens no céu.
- Ser mordido por um cãozinho desconhecido se mexer com ele, etc.

Também devem discutir as soluções da atividade, com base nas seguintes questões:
- Quais situações prováveis você conheceu hoje?
- Alguma situação era improvável?
- Quais outras situações você conhece que também são prováveis?
- O que é uma situação provável?

Solicite que te encaminhem a atividade realizada.

Sistematização do conceito e Encerramento
Após receber as atividades dos alunos, encaminhe uma devolutiva e apresente as aprendizagens da aula (com base nos slides de Sistematização do conceito e de encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos a realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se isso não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Para esta atividade, o convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_17PES02

(EF01MA20) Classificar eventos envolvendo o acaso, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível acontecer”, em situações do cotidiano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas