11010
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Situações prováveis e improváveis de ocorrer

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre probabilidade e aleatoriedade

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Vitoriano da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leandro Vitoriano da Silva

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF01MA20) Noção de aleatório - Classificar eventos envolvendo a aleatoriedade, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível de acontecer”

Objetivos específicos

Identificar se um evento é provável ou improvável de acontecer discutindo as possibilidades.

Conceito-chave

Probabilidade; aleatoriedade.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Escreva na lousa o objetivo da aula, em seguida leia para os alunos, questionando quais as expectativas deles sobre o que está proposto para a aula;

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem o significado das palavras da frase que li para vocês?
  • O que vocês acham que vão aprender hoje?

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Leia com a turma as três perguntas do slide e discuta com os alunos o que eles acham que significa a palavra “provável” e “improvável” , anote as respostas das crianças em uma lista na lousa, em seguida, leia em um dicionário o significado destas palavras e peça que elas tentem descrever situações que são prováveis/improváveis de acontecer. No “Discuta com a turma” tem algumas situações prováveis que você poderá propor às crianças. O que precisa ficar claro a professor e alunos é que quanto mais são as possibilidades de ocorrer determinado evento, mais provável ele será, e, quanto menor a possibilidade de um evento ocorrer, mais improvável ele será.

Propósito: Fazer uma introdução ao conceito trabalhado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que quer dizer a palavra provável? E a palavra improvável?
  • Onde já ouviram esta palavra?
  • Vamos pensar em situações prováveis de acontecer hoje:

É provável ou improvável que hoje chova? E se chover é provável que tenha raios e trovões?

É provável ou improvável que eu fique suado na aula de Educação Física?

É provável que tenha salada na merenda da escola?

É provável que eu ganhe presentes no meu aniversário?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Organize as crianças em duplas, entregue uma cópia da atividade a elas. Leia para os alunos e peçam que eles marquem com um “X” se a situação é provável ou improvável. Peça ainda que discutam o porquê daquela situação ser provável ou improvável. Ao perceber que todas as crianças terminaram de anotar, peça que os alunos ditem suas justificativas para cada situação analisada, registrando-as na lousa e discutindo outras situações do cotidiano das crianças que também são prováveis ou improváveis.

Propósito: Mostrar situações do cotidiano prováveis/improváveis de acontecer.

Discuta com a turma:

São situações prováveis de acontecer no cotidiano das crianças (fora outras categorias levantadas pelas próprias crianças):

  • Sentir sede após uma corrida;
  • Chover se estiver muitas nuvens no céu;
  • Ser mordido por um cãozinho desconhecido se mexer com ele, etc.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Para saber mais leia o texto “Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios”

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Releia cada situação para os alunos, releia a justificativa anotada no quadro e pergunte se alguém tem uma resposta diferente, valorize as diferentes formas de pensamento das crianças.

Discuta com a turma:

  • Quais situações prováveis vocês conheceram hoje?
  • Alguma situação era improvável?
  • Quais outras situações vocês conhecem que também são prováveis?
  • O que é uma situação provável?

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia para os alunos o conceito trabalhado nesta aula, peça que, eles tentem explicar novamente com nas palavras deles, solicite também que eles deem exemplos sobre situações prováveis ou improváveis.

Propósito: Sistematizar o conceito trabalhado na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês entenderam a ideia principal da aula de hoje?
  • Expliquem para a professora o que vocês entenderam?
  • Tem mais algum exemplo que queiram mostrar?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o encerramento da aula ministrada para os alunos, pergunte o que acharam da aula de modo a perceber qual a percepção deles sobre o conteúdo ministrado

Propósito: Fazer o encerramento da aula do dia.

Discuta com a turma:

  • Vocês gostaram desta aula?
  • O que aprenderam com ela?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade para os alunos, leia para eles o problema proposto, faça o momento de reflexão com eles, e explique a pergunta da atividade. Durante a aplicação da atividade transite pela classe para ver como eles estão respondendo, e quantos respondem corretamente. Ao final quando todos já tiverem respondido, faça a correção com eles, se possível, leve um saquinho com balas e faça a simulação da situação com as crianças.

Propósito: Avaliar os conteúdos aprendidos.

Discuta com a turma:

  • Vocês entenderam o que é para ser feito?
  • Qual cor de bala vocês marcaram?
  • Alguém marcou diferente?
  • Por que vocês marcaram esta cor?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade de Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Escreva na lousa o objetivo da aula, em seguida leia para os alunos, questionando quais as expectativas deles sobre o que está proposto para a aula;

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem o significado das palavras da frase que li para vocês?
  • O que vocês acham que vão aprender hoje?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Leandro Vitoriano da Silva

    Mentor: Mara Elizabeth Mansani

    Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

    Habilidade da BNCC

    (EF01MA20) Noção de aleatório - Classificar eventos envolvendo a aleatoriedade, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível de acontecer”

    Objetivos específicos

    Identificar se um evento é provável ou improvável de acontecer discutindo as possibilidades.

    Conceito-chave

    Probabilidade; aleatoriedade.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Leia com a turma as três perguntas do slide e discuta com os alunos o que eles acham que significa a palavra “provável” e “improvável” , anote as respostas das crianças em uma lista na lousa, em seguida, leia em um dicionário o significado destas palavras e peça que elas tentem descrever situações que são prováveis/improváveis de acontecer. No “Discuta com a turma” tem algumas situações prováveis que você poderá propor às crianças. O que precisa ficar claro a professor e alunos é que quanto mais são as possibilidades de ocorrer determinado evento, mais provável ele será, e, quanto menor a possibilidade de um evento ocorrer, mais improvável ele será.

Propósito: Fazer uma introdução ao conceito trabalhado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que quer dizer a palavra provável? E a palavra improvável?
  • Onde já ouviram esta palavra?
  • Vamos pensar em situações prováveis de acontecer hoje:

É provável ou improvável que hoje chova? E se chover é provável que tenha raios e trovões?

É provável ou improvável que eu fique suado na aula de Educação Física?

É provável que tenha salada na merenda da escola?

É provável que eu ganhe presentes no meu aniversário?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Organize as crianças em duplas, entregue uma cópia da atividade a elas. Leia para os alunos e peçam que eles marquem com um “X” se a situação é provável ou improvável. Peça ainda que discutam o porquê daquela situação ser provável ou improvável. Ao perceber que todas as crianças terminaram de anotar, peça que os alunos ditem suas justificativas para cada situação analisada, registrando-as na lousa e discutindo outras situações do cotidiano das crianças que também são prováveis ou improváveis.

Propósito: Mostrar situações do cotidiano prováveis/improváveis de acontecer.

Discuta com a turma:

São situações prováveis de acontecer no cotidiano das crianças (fora outras categorias levantadas pelas próprias crianças):

  • Sentir sede após uma corrida;
  • Chover se estiver muitas nuvens no céu;
  • Ser mordido por um cãozinho desconhecido se mexer com ele, etc.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Para saber mais leia o texto “Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Releia cada situação para os alunos, releia a justificativa anotada no quadro e pergunte se alguém tem uma resposta diferente, valorize as diferentes formas de pensamento das crianças.

Discuta com a turma:

  • Quais situações prováveis vocês conheceram hoje?
  • Alguma situação era improvável?
  • Quais outras situações vocês conhecem que também são prováveis?
  • O que é uma situação provável?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia para os alunos o conceito trabalhado nesta aula, peça que, eles tentem explicar novamente com nas palavras deles, solicite também que eles deem exemplos sobre situações prováveis ou improváveis.

Propósito: Sistematizar o conceito trabalhado na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês entenderam a ideia principal da aula de hoje?
  • Expliquem para a professora o que vocês entenderam?
  • Tem mais algum exemplo que queiram mostrar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o encerramento da aula ministrada para os alunos, pergunte o que acharam da aula de modo a perceber qual a percepção deles sobre o conteúdo ministrado

Propósito: Fazer o encerramento da aula do dia.

Discuta com a turma:

  • Vocês gostaram desta aula?
  • O que aprenderam com ela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade para os alunos, leia para eles o problema proposto, faça o momento de reflexão com eles, e explique a pergunta da atividade. Durante a aplicação da atividade transite pela classe para ver como eles estão respondendo, e quantos respondem corretamente. Ao final quando todos já tiverem respondido, faça a correção com eles, se possível, leve um saquinho com balas e faça a simulação da situação com as crianças.

Propósito: Avaliar os conteúdos aprendidos.

Discuta com a turma:

  • Vocês entenderam o que é para ser feito?
  • Qual cor de bala vocês marcaram?
  • Alguém marcou diferente?
  • Por que vocês marcaram esta cor?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade de Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano