OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leandro Vitoriano da Silva
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF01MA20) Noção de aleatório - Classificar eventos envolvendo a aleatoriedade, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível de acontecer”
Objetivos específicos
Identificar se um evento é provável ou improvável de acontecer discutindo as possibilidades.
Conceito-chave
Probabilidade; aleatoriedade.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Escreva na lousa o objetivo da aula, em seguida leia para os alunos, questionando quais as expectativas deles sobre o que está proposto para a aula;
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem o significado das palavras da frase que li para vocês?
- O que vocês acham que vão aprender hoje?
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Leia com a turma as três perguntas do slide e discuta com os alunos o que eles acham que significa a palavra “provável” e “improvável” , anote as respostas das crianças em uma lista na lousa, em seguida, leia em um dicionário o significado destas palavras e peça que elas tentem descrever situações que são prováveis/improváveis de acontecer. No “Discuta com a turma” tem algumas situações prováveis que você poderá propor às crianças. O que precisa ficar claro a professor e alunos é que quanto mais são as possibilidades de ocorrer determinado evento, mais provável ele será, e, quanto menor a possibilidade de um evento ocorrer, mais improvável ele será.
Propósito: Fazer uma introdução ao conceito trabalhado na aula.
Discuta com a turma:
- O que quer dizer a palavra provável? E a palavra improvável?
- Onde já ouviram esta palavra?
- Vamos pensar em situações prováveis de acontecer hoje:
É provável ou improvável que hoje chova? E se chover é provável que tenha raios e trovões?
É provável ou improvável que eu fique suado na aula de Educação Física?
É provável que tenha salada na merenda da escola?
É provável que eu ganhe presentes no meu aniversário?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Organize as crianças em duplas, entregue uma cópia da atividade a elas. Leia para os alunos e peçam que eles marquem com um “X” se a situação é provável ou improvável. Peça ainda que discutam o porquê daquela situação ser provável ou improvável. Ao perceber que todas as crianças terminaram de anotar, peça que os alunos ditem suas justificativas para cada situação analisada, registrando-as na lousa e discutindo outras situações do cotidiano das crianças que também são prováveis ou improváveis.
Propósito: Mostrar situações do cotidiano prováveis/improváveis de acontecer.
Discuta com a turma:
São situações prováveis de acontecer no cotidiano das crianças (fora outras categorias levantadas pelas próprias crianças):
- Sentir sede após uma corrida;
- Chover se estiver muitas nuvens no céu;
- Ser mordido por um cãozinho desconhecido se mexer com ele, etc.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Para saber mais leia o texto “Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios”
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Releia cada situação para os alunos, releia a justificativa anotada no quadro e pergunte se alguém tem uma resposta diferente, valorize as diferentes formas de pensamento das crianças.
Discuta com a turma:
- Quais situações prováveis vocês conheceram hoje?
- Alguma situação era improvável?
- Quais outras situações vocês conhecem que também são prováveis?
- O que é uma situação provável?
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Leia para os alunos o conceito trabalhado nesta aula, peça que, eles tentem explicar novamente com nas palavras deles, solicite também que eles deem exemplos sobre situações prováveis ou improváveis.
Propósito: Sistematizar o conceito trabalhado na aula.
Discuta com a turma:
- Vocês entenderam a ideia principal da aula de hoje?
- Expliquem para a professora o que vocês entenderam?
- Tem mais algum exemplo que queiram mostrar?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Leia o encerramento da aula ministrada para os alunos, pergunte o que acharam da aula de modo a perceber qual a percepção deles sobre o conteúdo ministrado
Propósito: Fazer o encerramento da aula do dia.
Discuta com a turma:
- Vocês gostaram desta aula?
- O que aprenderam com ela?
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Entregue uma cópia da atividade para os alunos, leia para eles o problema proposto, faça o momento de reflexão com eles, e explique a pergunta da atividade. Durante a aplicação da atividade transite pela classe para ver como eles estão respondendo, e quantos respondem corretamente. Ao final quando todos já tiverem respondido, faça a correção com eles, se possível, leve um saquinho com balas e faça a simulação da situação com as crianças.
Propósito: Avaliar os conteúdos aprendidos.
Discuta com a turma:
- Vocês entenderam o que é para ser feito?
- Qual cor de bala vocês marcaram?
- Alguém marcou diferente?
- Por que vocês marcaram esta cor?
Materiais complementares para impressão: