Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cícero Inacio dos Santos
Mentor: Tatiane C Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF09MA20) Análise de gráficos de mídia (gráficos que podem induzir a conclusões erradas e interferir na tomada de decisões; análise da adequação do gráfico ao tipo de variável representada)
Objetivos específicos
Comparar gráficos de barras e colunas a fim de identificar os erros contidos em ambos.
Identificar erros em gráficos apresentados em mídias.
Ler gráficos oriundos de mídias de informação de forma crítica.
Conceito-chave
Erros apresentados em gráficos de mídias.
Recursos necessários
Código: MAT9_22PES01
(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes