Resumo da Aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”
Objetivo
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Deixe bem claro que os números estão presentes no nosso cotidiano de uma forma tão natural, que nem percebemos os diferentes significados que eles representam. Dê exemplos desses significados como em contar as velinhas de um aniversário, medir a nossa altura ou pesar (medir a massa) de alimentos no supermercado ou ainda a distância percorrida por um automóvel, ordenar os alunos em fileiras ou a classificação da posição em um campeonato (1º, 2º e 3º lugar), codificar quando falamos do número da nossa casa, ou da placa do carro. A habilidade de escrever e ler números se torna mais significativa quando identificamos o seu uso.
Propósito: Identificar situações em que os números estão presentes em nossa vida. Nesse momento, exploramos a utilização social do número estimulando o aluno a pensar e relatar quaisquer números do dia-a-dia.
Sondar os conhecimentos prévios do sistema de numeração decimal até a ordem das centenas, formando estratégias sobre a escrita numérica pela identificação da posição ocupada pelos algarismos.
Materiais Complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Relembre com os alunos o que eles já aprenderam sobre o sistema de numeração decimal. Essa atividade de aquecimento, limita-se aos números até 999 para que o aluno seja levado a fazer a distinção entre o conhecimento social do número e a apropriação do significado do conceito de número que até então já havia aprendido nos anos escolares anteriores, ou seja, até a unidade das centenas.
Pode ser que alguma criança inicie o número com 0 (zero). Lembre-as o conceito de centena quando há três algarismos.
Propósito: Identificar situações em que os números estão presentes em nossa vida. Nesse momento, exploramos a utilização social do número estimulando o aluno a pensar e relatar quaisquer números do dia-a-dia.
Sondar os conhecimentos prévios do sistema de numeração decimal até a ordem das centenas, formando estratégias sobre a escrita numérica pela identificação da posição ocupada pelos algarismos.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Deixe que individualmente pensem na questão. Explique aos alunos que os números são separados em ordens e classes para que seu significado possa ser melhor compreendido. Preste atenção se algum aluno colocar o zero na quarta ordem. No momento da discussão lembre que o zero a esquerda não tem valor. Questione se então é mesmo possível o número da casa ter somente 3 algarismos. Espera-se que a resposta seja não, pois se o zero faz parte da composição do número ele não poderá estar à esquerda. Mostre que cada algarismo corresponde a uma ordem e que as ordens são numeradas da direita para a esquerda.
Propósito: Introdução da classes de milhar (quarta ordem) do sistema de numeração decimal.
Materiais Complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da Atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides de 6 a 8)
Orientações: Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as crianças compartilhem o que descobriram. Você pode ir anotando todas as sugestões no quadro ou em um cartaz. Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’.
Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.
Discuta com a turma:
- Quem conseguiu formar um número com os quatro algarismos?
- Alguém representou de outra forma?
- O que há de novo nesse numeral?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides de 6 a 8)
Orientações: Enfatize aos alunos que usamos duas maneiras para representar os números: o ábaco e as fichas sobrepostas. É importante você ter esses materiais a disposição na sala de aula para também formar concretamente as outras hipóteses de solução relatadas pelos alunos.
O ábaco e as fichas sobrepostas, assim como também o material dourado ajudam muito na significação da aprendizagem do princípio posicional dos números. Através do manuseio desses materiais, o educando perceberá melhor o sistema de numeração e suas técnicas operatórias.
Caso algum desses materiais seja novo para a criança, explique-o antes de mostrar a solução. Explique que estes são baseados no nosso sistema de numeração com base 10.
Nem sempre as soluções aqui apresentadas, precisarão serem mostradas para os alunos. Use-as se necessário, para complementar às estratégias dos estudantes.
Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides de 6 a 8)
Orientações: Explique que o Quadro Valor Lugar possui grande importância para garantir o entendimento do lugar que o algarismo ocupa e qual o seu valor. No Quadro Valor Lugar eles percebem a construção dos agrupamentos e trocas para formar as dezenas e centenas concretamente. Agora vamos expandir para a classe dos milhares. Você pode fazer com os alunos o próprio Quadro Valor Lugar usando palitos de cores diferentes para as trocas.
Nem sempre as soluções aqui apresentadas, precisarão serem mostradas para os alunos. Use-as se necessário, para complementar as estratégias dos estudantes.
Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Peça que registrem com você todas as formas de representação que aprenderam hoje. Essa sistematização pode ser feita no quadro, caderno ou mesmo em um cartaz. Mostre para eles as formas de representar um número e o valor posicional dos algarismos que exploramos nesta aula. Se surgir, trazida pelos alunos, outra forma de representação que seja coerente não esqueça de incluí-la na sistematização.
Propósito: Sistematizar o aprendizado para leitura e escrita dos números até a quarta ordem.
Discuta com a turma:
- Quais as formas que podemos representar um número?
- Como a ordem dos algarismos no número pode influenciar o seu valor?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Comente com os alunos que desde o início da humanidade, o ser humano usa os números para diversas ações como contar, medir, comparar, ordenar etc. e o que mudou foi o modo de representá-los. Hoje em dia os números são lidos da esquerda para a direita e podem ser representados por letras ou algarismos. Quando aprendermos o conteúdo referente aos números, utilizamos inicialmente a memorização para identificar os dez termos numéricos que são usados para formar qualquer número (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Então, Para representar todas as quantidades com apenas esses dez dígitos atribuímos valor de acordo com a posição de onde eles estão, é por isso que chamamos de valores posicionais.
Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Verifique se ao resolver o desafio o aluno utilizou a regularidade do sistema de numeração decimal. Atente-se a todas as estratégias usadas pelos alunos para resolver o problema.
Escolha uma criança para anotar mostrar e contar sua estratégia de resolução. Pergunte quem teve estratégias igual a apresentada. Peça mais alguns registros.
Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem na leitura e escrita do sistema de numeração decimal.
Materiais Complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar