11006
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Geometria

Plano de aula - Analisando as propriedades das figuras planas

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre propriedades das figuras planas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Lavor Dantas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_15GEO02

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (essa deve ser a última opção nesse momento de pandemia).
Atividade principal
Geoplano ou papel quadriculado. Caso o aluno não tenha o geoplano nema papel quadriculado, os alunos podem desenhar o quadriculado no caderno.

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Geoplano virtual
Jogo: Geoplano
Jogo: Formas geométricas
Jogo: Formas e desenhos

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
O foco desta atividade principal é reconhecer as características das figuras geométricas planas. Os alunos precisam ter acesso a um geoplano ou ao papel quadriculado em que possam desenhar as figuras geométricas pedidas. Essa atividade pode ser realizada de forma assíncrona. Você pode passar as instruções em forma de vídeo ou áudio e os alunos podem formar as figuras no geoplano, no geoplano virtual, desenhá-las no papel quadriculado ou no caderno em que tenha feito o quadriculado. Além disso devem descrevê-las, ou seja, escrever as características de cada uma delas. Os alunos devem fotografar as suas produções e compartilhar com os colegas por meio de videoconferência, WhatsApp ou similar. A descrição pode ser realizada por meio de texto, áudio ou mesmo um vídeo. Os alunos podem usar a sua criatividade para apresentar a sua atividade. É importante que os alunos possam ver as atividades dos colegas e compará-las com as suas.

Discussão das soluções
Na discussão das soluções os alunos devem apresentar suas figuras e descrição delas para os colegas. Você pode sortear as figuras entre os alunos de forma que alguns alunos fiquem com a mesma figura e possam compará-las. Peça que os alunos apresentem as figuras com uma legenda em forma de áudio ou texto, ou podem também gravar um vídeo mostrando suas figuras e contando como as realizou. Os alunos podem concordar, discordar ou complementar seus colegas.

Sistematização do conceito
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula e reforce os conceitos de aresta e vértice. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte a eles se gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.

Raio X
A atividade do Raio X retoma a construção de figuras geométricas solicitando que elas sejam formadas com outros materiais. Essa atividade pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode selecionar as atividades que são mais adequadas para a sua turma.

Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos aos alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem de texto, áudio ou vídeo explicando o que você está trabalhando com os alunos e de que forma eles podem ajudar na organização ou discussão da resolução ou incentivar em casa.
A família pode explorar as formas planas geométricas em objetos que há em casa e pedir que as reproduzam com palitos de fósforo, barbante ou linha. Pode também incentivar que os alunos joguem os jogos indicados, se for possível.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_15GEO02

(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas