Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Graziela Lavor Dantas
Mentora: Daniella Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência)
Objetivos específicos
Comparar semelhanças e diferenças entre os quadriláteros, triângulos e círculo.
explorar suas propriedades.
Conceito-chave
Propriedades das figuras planas.
Recursos necessários
- Caderno;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Geoplano;
- Jogo das figuras planas;
- Folhas A3;
- Palitos de fósforo, barbante ou arame fino;
- Datashow ( opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Iniciar a aula, com a sala organizada em grupos. Apresentar o objetivo.
Propósito: Apresentar o objetivo, para que os alunos entendam o que eles desenvolverão na aula.
Discutir com a turma:
- Pergunte ao grupo se todos reconhecem as formas citadas no objetivo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Organize o material com antecedência. Projete o slide ou desenhe as figuras no quadro. Pergunte se conhecem as formas geométricas apresentadas. Incentive os alunos a participarem do jogo. Entregue o material necessário, explique as regras e objetivos do jogo.
Propósito: A partir do jogo verificar se alunos reconhecem as formas planas.
Materiais Complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 4 a 6)
Orientação: Solicite que os alunos construam com o GEOPLANO as formas planas do jogo. Neste momento ande pela sala e observe o que os alunos conversam entre eles.
Propósito: Construir as formas geométricas planas.
Materiais Complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 4 a 6)
Orientação: Questione os alunos sobre a construção das formas. Explique que as retas que compõem as formas geométricas formam os seus lados, que são chamados de aresta e que quando duas arestas se encontram, elas formam o vértice. Demonstre esses conceitos usando o geoplano e exemplificando. Conclua que o círculo não é possível de fazer no geoplano, já que apresenta curvas e não retas.
Propósito: Compreender que algumas formas são formadas por retas e outras por curvas.
Discuta com a turma:
- Todas as formas foram construídas?
- Sim? Não? Como?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 4 a 6)
Orientação: Peça para que os alunos descrevam cada forma, solicitando pelo menos três descrições.
Neste momento também caminhe pelos grupos, observe e interfira se necessário, realizando perguntas que façam eles refletirem e construírem a resposta.
Propósito: Verificar quais são as hipóteses que os alunos levantam sobre as formas.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Neste momento cada grupo apresenta suas descrições. Importante descrever uma forma de cada vez, pois conforme os grupos apresentam, os outros vão dizendo apenas as ideias novas (que ainda não apareceram). Neste momento faça um cartaz e peça para os alunos anotem as suas ideias nele. Assim terá a descrição coletiva de cada forma plana.
Propósito: Compartilhar todas as descrições encontradas.
Materiais Complementares:
Sistematização de Conteúdos
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Após as ideias apresentadas, realize uma conclusão sobre as formas e apresente as suas propriedades utilizando as nomeações corretas.Projete este slide, ou escreva no quadro os conceitos e peça que o alunos copiem em seus cadernos.
Propósito: Retomar os conceitos aprendidos durante a aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Conclua que as formas planas possuem suas características individuais, mas que aquelas que são formadas por retas, apresentam arestas e vértices. Diga ainda que, as formas recebem o seu nome a partir do seu número de lados.
Propósito: Finalizar a compreensão do conceito.
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Momento de verificar se as crianças entenderam as propriedades das formas planas. Disponibilize o material e explique a atividade. Pode ser realizada no caderno ou em um folha maior. Proporcione uma exposição na sala da atividade construída, promovendo o nome dos autores.
Propósito: Verificar se os alunos aprenderam o conceito dado em aula.
Materiais Complementares para impressão: