11006
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Analisando as propriedades das figuras planas

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre propriedades das figuras planas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Lavor Dantas

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Graziela Lavor Dantas

Mentora: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência)

Objetivos específicos

Comparar semelhanças e diferenças entre os quadriláteros, triângulos e círculo.

explorar suas propriedades.

Conceito-chave

Propriedades das figuras planas.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Geoplano;
  • Jogo das figuras planas;
  • Folhas A3;
  • Palitos de fósforo, barbante ou arame fino;
  • Datashow ( opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Iniciar a aula, com a sala organizada em grupos. Apresentar o objetivo.

Propósito: Apresentar o objetivo, para que os alunos entendam o que eles desenvolverão na aula.

Discutir com a turma:

  • Pergunte ao grupo se todos reconhecem as formas citadas no objetivo.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organize o material com antecedência. Projete o slide ou desenhe as figuras no quadro. Pergunte se conhecem as formas geométricas apresentadas. Incentive os alunos a participarem do jogo. Entregue o material necessário, explique as regras e objetivos do jogo.

Propósito: A partir do jogo verificar se alunos reconhecem as formas planas.

Materiais Complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 4 a 6)

Orientação: Solicite que os alunos construam com o GEOPLANO as formas planas do jogo. Neste momento ande pela sala e observe o que os alunos conversam entre eles.

Propósito: Construir as formas geométricas planas.

Materiais Complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 4 a 6)

Orientação: Questione os alunos sobre a construção das formas. Explique que as retas que compõem as formas geométricas formam os seus lados, que são chamados de aresta e que quando duas arestas se encontram, elas formam o vértice. Demonstre esses conceitos usando o geoplano e exemplificando. Conclua que o círculo não é possível de fazer no geoplano, já que apresenta curvas e não retas.

Propósito: Compreender que algumas formas são formadas por retas e outras por curvas.

Discuta com a turma:

  • Todas as formas foram construídas?
  • Sim? Não? Como?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 4 a 6)

Orientação: Peça para que os alunos descrevam cada forma, solicitando pelo menos três descrições.

Neste momento também caminhe pelos grupos, observe e interfira se necessário, realizando perguntas que façam eles refletirem e construírem a resposta.

Propósito: Verificar quais são as hipóteses que os alunos levantam sobre as formas.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Neste momento cada grupo apresenta suas descrições. Importante descrever uma forma de cada vez, pois conforme os grupos apresentam, os outros vão dizendo apenas as ideias novas (que ainda não apareceram). Neste momento faça um cartaz e peça para os alunos anotem as suas ideias nele. Assim terá a descrição coletiva de cada forma plana.

Propósito: Compartilhar todas as descrições encontradas.

Materiais Complementares:

Resolução da atividade

Sistematização de Conteúdos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Após as ideias apresentadas, realize uma conclusão sobre as formas e apresente as suas propriedades utilizando as nomeações corretas.Projete este slide, ou escreva no quadro os conceitos e peça que o alunos copiem em seus cadernos.

Propósito: Retomar os conceitos aprendidos durante a aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conclua que as formas planas possuem suas características individuais, mas que aquelas que são formadas por retas, apresentam arestas e vértices. Diga ainda que, as formas recebem o seu nome a partir do seu número de lados.

Propósito: Finalizar a compreensão do conceito.

Raio-X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Momento de verificar se as crianças entenderam as propriedades das formas planas. Disponibilize o material e explique a atividade. Pode ser realizada no caderno ou em um folha maior. Proporcione uma exposição na sala da atividade construída, promovendo o nome dos autores.

Propósito: Verificar se os alunos aprenderam o conceito dado em aula.

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Iniciar a aula, com a sala organizada em grupos. Apresentar o objetivo.

Propósito: Apresentar o objetivo, para que os alunos entendam o que eles desenvolverão na aula.

Discutir com a turma:

  • Pergunte ao grupo se todos reconhecem as formas citadas no objetivo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Graziela Lavor Dantas

Mentora: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência)

Objetivos específicos

Comparar semelhanças e diferenças entre os quadriláteros, triângulos e círculo.

explorar suas propriedades.

Conceito-chave

Propriedades das figuras planas.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Geoplano;
  • Jogo das figuras planas;
  • Folhas A3;
  • Palitos de fósforo, barbante ou arame fino;
  • Datashow ( opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organize o material com antecedência. Projete o slide ou desenhe as figuras no quadro. Pergunte se conhecem as formas geométricas apresentadas. Incentive os alunos a participarem do jogo. Entregue o material necessário, explique as regras e objetivos do jogo.

Propósito: A partir do jogo verificar se alunos reconhecem as formas planas.

Materiais Complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 4 a 6)

Orientação: Solicite que os alunos construam com o GEOPLANO as formas planas do jogo. Neste momento ande pela sala e observe o que os alunos conversam entre eles.

Propósito: Construir as formas geométricas planas.

Materiais Complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 4 a 6)

Orientação: Questione os alunos sobre a construção das formas. Explique que as retas que compõem as formas geométricas formam os seus lados, que são chamados de aresta e que quando duas arestas se encontram, elas formam o vértice. Demonstre esses conceitos usando o geoplano e exemplificando. Conclua que o círculo não é possível de fazer no geoplano, já que apresenta curvas e não retas.

Propósito: Compreender que algumas formas são formadas por retas e outras por curvas.

Discuta com a turma:

  • Todas as formas foram construídas?
  • Sim? Não? Como?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 4 a 6)

Orientação: Peça para que os alunos descrevam cada forma, solicitando pelo menos três descrições.

Neste momento também caminhe pelos grupos, observe e interfira se necessário, realizando perguntas que façam eles refletirem e construírem a resposta.

Propósito: Verificar quais são as hipóteses que os alunos levantam sobre as formas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Neste momento cada grupo apresenta suas descrições. Importante descrever uma forma de cada vez, pois conforme os grupos apresentam, os outros vão dizendo apenas as ideias novas (que ainda não apareceram). Neste momento faça um cartaz e peça para os alunos anotem as suas ideias nele. Assim terá a descrição coletiva de cada forma plana.

Propósito: Compartilhar todas as descrições encontradas.

Materiais Complementares:

Resolução da atividade

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Após as ideias apresentadas, realize uma conclusão sobre as formas e apresente as suas propriedades utilizando as nomeações corretas.Projete este slide, ou escreva no quadro os conceitos e peça que o alunos copiem em seus cadernos.

Propósito: Retomar os conceitos aprendidos durante a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conclua que as formas planas possuem suas características individuais, mas que aquelas que são formadas por retas, apresentam arestas e vértices. Diga ainda que, as formas recebem o seu nome a partir do seu número de lados.

Propósito: Finalizar a compreensão do conceito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Momento de verificar se as crianças entenderam as propriedades das formas planas. Disponibilize o material e explique a atividade. Pode ser realizada no caderno ou em um folha maior. Proporcione uma exposição na sala da atividade construída, promovendo o nome dos autores.

Propósito: Verificar se os alunos aprenderam o conceito dado em aula.

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano