11005
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Conhecendo as formas planas

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre figuras planas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Lavor Dantas

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência)

Objetivos específicos

Identificar, classificar e representar as formas planas.

Comparar semelhanças e diferenças entre os quadriláteros, triângulos e círculo.

Conceito-chave

Figuras planas.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou em uma folha.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar o objetivo a ser desenvolvido na aula.

Propósito: Apresentar o objetivo, para que os alunos entendam o que eles desenvolverão na aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresentar a imagem a turma e pedir que a observem.

Realizar os questionamentos oralmente com o grupo.

Perguntar se eles conhecem outras formas e qual o nome delas.

Propósito: Verificar o que os alunos sabem sobre este conceito.

Discuta com a turma:

  • Como a imagem é formada?
  • Essas imagens são nomeadas de que maneira?
  • Onde vocês já viram essa imagem?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Providenciar as imagens desse slide com antecedência.

Separar a classe em grupos.

Peça para primeiramente observarem as imagens, atentando-se aos seus formatos.

As figuras possuem o formato semelhante às formas geométricas em estudo. Elas não são as formas em si.

As crianças podem usar uma classificação considerando critérios diferentes dos que dizem respeito às semelhanças e diferenças dos formatos. Por exemplo, eles podem classificar em: objetos (moeda, calculadora, dominó, baralho, lupa...), comida (chocolate), figuras (triângulo). Este é um critério válido. Valorize, se as crianças pensarem nesta ou em outra possibilidade semelhante. No entanto, foque no objetivo central que são as formas geométricas.

Propósito: Observar as imagens disponíveis para a próxima etapa da atividade.

Discuta com a turma:

  • Como você organizou as imagens? Quais critérios você utilizou?

Neste momento você pode perguntar aos alunos se eles conhecem ou se na própria sala de aula tem objetos que lembram as formas geométricas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicitar aos alunos que separem as imagens em três grupos, classificando a partir de semelhanças e diferenças apresentadas.

Após, escrever os critérios utilizados para classificação.

Propósito: A partir da visualização das imagens encontrar semelhanças e diferenças.

Discuta com a turma:

  • Durante a atividade passe pelos grupos, observe como foi realizado os agrupamentos e se necessário realize intervenções.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Solicite que cada grupo apresente suas ideias, lembre-se de antes de começar, realizar combinados com o grupo, para que todos respeitem sua vez de falar.

Após cada grupo realizar a sua explicação, questione as crianças quanto às ideias apresentadas, analise os erros e mostre que podemos ter diferentes ideias.

Propósito: Compartilhar as respostas encontradas.

Discuta com a turma:

  • Um relógio e um dominó poderiam estar no mesmo grupo?
  • Por que a carta de baralho e o dominó poderiam ser do mesmo grupo?

Após todo processo distribua três etiquetas para os grupos e solicite que eles dê nomes aos grupos.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Neste slide e nos próximos dois, apresentar o conceito trabalhado, definir o nome de cada forma, relembrar as suas características a partir do que foi discutido no painel de soluções.

Não esquecer de nomear cada forma com o seu nome correto.

Além de explorar no quadro, pode montar um cartaz para deixar exposto na sala para possíveis dúvidas, ou seja revisam o conteúdo estudado.

Propósito: Apresentar o conceito.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Neste slide e nos próximos dois, apresente o conceito trabalhado, definindo o nome de cada forma, relembrando as suas características a partir do que foi discutido no painel de soluções.

Não esqueça de nomear cada forma com o seu nome correto.

Além de explorar no quadro, pode montar um cartaz para deixar exposto na sala para possíveis dúvidas, ou seja revisam o conteúdo estudado.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Neste slide e nos próximos dois, apresente o conceito trabalhado, definindo o nome de cada forma, relembrando as suas características a partir do que foi discutido no painel de soluções.

Não esqueça de nomear cada forma com o seu nome correto.

Além de explorar no quadro, pode montar um cartaz para deixar exposto na sala para possíveis dúvidas, ou seja revisam o conteúdo estudado.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Finalizar o conceito trabalhado, dizer que todas as formas que trabalharam são planas, mas que cada uma tem sua especificidade.

As formas geométricas podem ser planas ou espaciais.

Propósito: Compreender que dentro do conceito formas planas, existe uma subdivisão.

Raio-X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Este é o momento de avaliar a aprendizagem, mostre a imagem e solicite que encontrem a única forma geométrica que foi trabalhada em aula que não está representada na imagem.

O raio-x deve ser e reproduzido com antecedência.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o conceito.

Material complementar para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar o objetivo a ser desenvolvido na aula.

Propósito: Apresentar o objetivo, para que os alunos entendam o que eles desenvolverão na aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência)

Objetivos específicos

Identificar, classificar e representar as formas planas.

Comparar semelhanças e diferenças entre os quadriláteros, triângulos e círculo.

Conceito-chave

Figuras planas.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou em uma folha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresentar a imagem a turma e pedir que a observem.

Realizar os questionamentos oralmente com o grupo.

Perguntar se eles conhecem outras formas e qual o nome delas.

Propósito: Verificar o que os alunos sabem sobre este conceito.

Discuta com a turma:

  • Como a imagem é formada?
  • Essas imagens são nomeadas de que maneira?
  • Onde vocês já viram essa imagem?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Providenciar as imagens desse slide com antecedência.

Separar a classe em grupos.

Peça para primeiramente observarem as imagens, atentando-se aos seus formatos.

As figuras possuem o formato semelhante às formas geométricas em estudo. Elas não são as formas em si.

As crianças podem usar uma classificação considerando critérios diferentes dos que dizem respeito às semelhanças e diferenças dos formatos. Por exemplo, eles podem classificar em: objetos (moeda, calculadora, dominó, baralho, lupa...), comida (chocolate), figuras (triângulo). Este é um critério válido. Valorize, se as crianças pensarem nesta ou em outra possibilidade semelhante. No entanto, foque no objetivo central que são as formas geométricas.

Propósito: Observar as imagens disponíveis para a próxima etapa da atividade.

Discuta com a turma:

  • Como você organizou as imagens? Quais critérios você utilizou?

Neste momento você pode perguntar aos alunos se eles conhecem ou se na própria sala de aula tem objetos que lembram as formas geométricas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicitar aos alunos que separem as imagens em três grupos, classificando a partir de semelhanças e diferenças apresentadas.

Após, escrever os critérios utilizados para classificação.

Propósito: A partir da visualização das imagens encontrar semelhanças e diferenças.

Discuta com a turma:

  • Durante a atividade passe pelos grupos, observe como foi realizado os agrupamentos e se necessário realize intervenções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Solicite que cada grupo apresente suas ideias, lembre-se de antes de começar, realizar combinados com o grupo, para que todos respeitem sua vez de falar.

Após cada grupo realizar a sua explicação, questione as crianças quanto às ideias apresentadas, analise os erros e mostre que podemos ter diferentes ideias.

Propósito: Compartilhar as respostas encontradas.

Discuta com a turma:

  • Um relógio e um dominó poderiam estar no mesmo grupo?
  • Por que a carta de baralho e o dominó poderiam ser do mesmo grupo?

Após todo processo distribua três etiquetas para os grupos e solicite que eles dê nomes aos grupos.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Neste slide e nos próximos dois, apresentar o conceito trabalhado, definir o nome de cada forma, relembrar as suas características a partir do que foi discutido no painel de soluções.

Não esquecer de nomear cada forma com o seu nome correto.

Além de explorar no quadro, pode montar um cartaz para deixar exposto na sala para possíveis dúvidas, ou seja revisam o conteúdo estudado.

Propósito: Apresentar o conceito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Neste slide e nos próximos dois, apresente o conceito trabalhado, definindo o nome de cada forma, relembrando as suas características a partir do que foi discutido no painel de soluções.

Não esqueça de nomear cada forma com o seu nome correto.

Além de explorar no quadro, pode montar um cartaz para deixar exposto na sala para possíveis dúvidas, ou seja revisam o conteúdo estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Neste slide e nos próximos dois, apresente o conceito trabalhado, definindo o nome de cada forma, relembrando as suas características a partir do que foi discutido no painel de soluções.

Não esqueça de nomear cada forma com o seu nome correto.

Além de explorar no quadro, pode montar um cartaz para deixar exposto na sala para possíveis dúvidas, ou seja revisam o conteúdo estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Finalizar o conceito trabalhado, dizer que todas as formas que trabalharam são planas, mas que cada uma tem sua especificidade.

As formas geométricas podem ser planas ou espaciais.

Propósito: Compreender que dentro do conceito formas planas, existe uma subdivisão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Este é o momento de avaliar a aprendizagem, mostre a imagem e solicite que encontrem a única forma geométrica que foi trabalhada em aula que não está representada na imagem.

O raio-x deve ser e reproduzido com antecedência.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o conceito.

Material complementar para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano