Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Graziela Lavor Dantas
Mentor: Daniella Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência)
Objetivos específicos
Identificar, classificar e representar as formas planas.
Comparar semelhanças e diferenças entre os quadriláteros, triângulos e círculo.
Conceito-chave
Figuras planas.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou em uma folha.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresentar o objetivo a ser desenvolvido na aula.
Propósito: Apresentar o objetivo, para que os alunos entendam o que eles desenvolverão na aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Apresentar a imagem a turma e pedir que a observem.
Realizar os questionamentos oralmente com o grupo.
Perguntar se eles conhecem outras formas e qual o nome delas.
Propósito: Verificar o que os alunos sabem sobre este conceito.
Discuta com a turma:
- Como a imagem é formada?
- Essas imagens são nomeadas de que maneira?
- Onde vocês já viram essa imagem?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Providenciar as imagens desse slide com antecedência.
Separar a classe em grupos.
Peça para primeiramente observarem as imagens, atentando-se aos seus formatos.
As figuras possuem o formato semelhante às formas geométricas em estudo. Elas não são as formas em si.
As crianças podem usar uma classificação considerando critérios diferentes dos que dizem respeito às semelhanças e diferenças dos formatos. Por exemplo, eles podem classificar em: objetos (moeda, calculadora, dominó, baralho, lupa...), comida (chocolate), figuras (triângulo). Este é um critério válido. Valorize, se as crianças pensarem nesta ou em outra possibilidade semelhante. No entanto, foque no objetivo central que são as formas geométricas.
Propósito: Observar as imagens disponíveis para a próxima etapa da atividade.
Discuta com a turma:
- Como você organizou as imagens? Quais critérios você utilizou?
Neste momento você pode perguntar aos alunos se eles conhecem ou se na própria sala de aula tem objetos que lembram as formas geométricas.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicitar aos alunos que separem as imagens em três grupos, classificando a partir de semelhanças e diferenças apresentadas.
Após, escrever os critérios utilizados para classificação.
Propósito: A partir da visualização das imagens encontrar semelhanças e diferenças.
Discuta com a turma:
- Durante a atividade passe pelos grupos, observe como foi realizado os agrupamentos e se necessário realize intervenções.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Solicite que cada grupo apresente suas ideias, lembre-se de antes de começar, realizar combinados com o grupo, para que todos respeitem sua vez de falar.
Após cada grupo realizar a sua explicação, questione as crianças quanto às ideias apresentadas, analise os erros e mostre que podemos ter diferentes ideias.
Propósito: Compartilhar as respostas encontradas.
Discuta com a turma:
- Um relógio e um dominó poderiam estar no mesmo grupo?
- Por que a carta de baralho e o dominó poderiam ser do mesmo grupo?
Após todo processo distribua três etiquetas para os grupos e solicite que eles dê nomes aos grupos.
Materiais complementares:
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Neste slide e nos próximos dois, apresentar o conceito trabalhado, definir o nome de cada forma, relembrar as suas características a partir do que foi discutido no painel de soluções.
Não esquecer de nomear cada forma com o seu nome correto.
Além de explorar no quadro, pode montar um cartaz para deixar exposto na sala para possíveis dúvidas, ou seja revisam o conteúdo estudado.
Propósito: Apresentar o conceito.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Neste slide e nos próximos dois, apresente o conceito trabalhado, definindo o nome de cada forma, relembrando as suas características a partir do que foi discutido no painel de soluções.
Não esqueça de nomear cada forma com o seu nome correto.
Além de explorar no quadro, pode montar um cartaz para deixar exposto na sala para possíveis dúvidas, ou seja revisam o conteúdo estudado.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Neste slide e nos próximos dois, apresente o conceito trabalhado, definindo o nome de cada forma, relembrando as suas características a partir do que foi discutido no painel de soluções.
Não esqueça de nomear cada forma com o seu nome correto.
Além de explorar no quadro, pode montar um cartaz para deixar exposto na sala para possíveis dúvidas, ou seja revisam o conteúdo estudado.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Finalizar o conceito trabalhado, dizer que todas as formas que trabalharam são planas, mas que cada uma tem sua especificidade.
As formas geométricas podem ser planas ou espaciais.
Propósito: Compreender que dentro do conceito formas planas, existe uma subdivisão.
Raio-X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Este é o momento de avaliar a aprendizagem, mostre a imagem e solicite que encontrem a única forma geométrica que foi trabalhada em aula que não está representada na imagem.
O raio-x deve ser e reproduzido com antecedência.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o conceito.
Material complementar para impressão: