11003
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Álgebra

Plano de aula - Sequências recursivas com números naturais

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Sequências recursivas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_07ALG04

Recursos
- Necessários: papel, lápis e as imagens das atividades (por meio digital ou impressas).
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as imagens.

Para este plano, a sugestão é que foque na Atividade principal e na discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

Aquecimento
Como não será possível estar presencialmente com os alunos, no lugar de tê-los representando a sequência, mostre o slide e faça a discussão como indicado no plano de aula. Caso sua aula seja assíncrona, pode encaminhar a imagem da sequência, juntamente com as questões do “Discuta com a turma” para que analisem e conversem, se possível, com um familiar.

Atividade principal
A proposta deste plano é a formação de grupos para que analisem e respondam diferentes atividades. Se sua aula for simultânea, a sugestão é que divida a quantidade de alunos em 3 e envie a cada grupo uma atividade. Neste momento da aula, apresente a proposta e peça que cada um responda aquela que recebeu. No caso de uma aula assíncrona, envie todas as atividades e peça ao familiar que puder acompanhar, que leia as comandas juntamente com o aluno. Se não tiverem acesso à impressão, podem somente responder, escrevendo qual a geleia e fazendo a sequência numérica de cada uma, completando o que está sendo solicitado. Oriente as famílias com relação ao propósito e demande que te enviem as respostas.

Discussão das soluções
Discuta com os alunos suas descobertas como indicado no plano de aula. Pode ir apresentando os slides, se desejar. Se tiverem que fazer em casa, como no caso de uma aula assíncrona, mande as perguntas a seguir para que respondam e te enviem juntamente com a atividade:
QUAL O PADRÃO DE REGULARIDADE QUE VOCÊ IDENTIFICOU NAS ANOTAÇÕES DA:
     - GELEIA DE UVA?
     - GELEIA DE LARANJA?
     - GELEIA DE ABACAXI?

Sistematização e Encerramento
Faça em sua aula simultânea ou envie, juntamente com uma devolutiva às atividades dos alunos, um fechamento com a síntese do que os alunos aprenderam com essa aula, de acordo com os slides de Sistematização do conceito e de Encerramento do plano de aula.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide as famílias a acompanharem e conversarem com os alunos sobre as atividades, orientando-se pelas questões que enviou. Com certeza, a atenção dos familiares sempre que possível contribuirá para que os alunos sintam-se incentivados a realizar a atividade e ampliará as possibilidades de aprendizagens. Aproveite para valorizar essa relação.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_07ALG04

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 1º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem investigação de padrões em operações matemáticas e em sequências recursivas figurais, com pessoas ou objetos.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas