11002
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Ângulos e frações de giro. Conhecendo e aplicando.

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre Ângulos, frações de giro.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_18GEO_02

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Geogebra, Google Formulários, Google Apresentações.

Para este plano, foque na etapa Aquecimento.

Aquecimento
Para resolver a atividade, propor que os alunos explorem o recurso do relógio via Geogebra presente neste link: https://www.geogebra.org/m/GPdTVKMp
Tanto as questões dos slides quanto aquelas presentes nas orientações ao professor devem ser propostas aos alunos.
Caso não tenham acesso ao recurso digital, o professor pode enviar o modelo dos relógios para produção em folha impressa.

Atividade principal
Manter o uso do relógio de ponteiros indicado na atividade de aquecimento via Geogebra para as problematizações a seguir em relação ao ponteiro dos minutos:
     - Das 12h até às 13h, qual foi o movimento do ponteiro em relação a uma volta completa?
     - Das 12h até às 12h15min, qual foi o movimento do ponteiro em relação a uma volta completa?
     - E das 12h até às 12h30min?
     - E das 12h até às 12h45min?
Peça que os alunos façam os registros das respostas no caderno para que sejam usadas na próxima etapa (Discussão das soluções).

Discussão das soluções
O professor pode organizar uma sequência de slides via Google Apresentações para mostrar as soluções aos alunos e questioná-los sobre elas. Pedir que a turma registre suas respostas no caderno ou pelo Google Formulários, lembrando de inserir as problematizações presentes nas orientações ao professor.

Sistematização
Pedir que os alunos retomem o relógio indicado na etapa de Aquecimento para sistematizarem os conceitos em seus cadernos.

Encerramento
Pedir que registrem no caderno o que aprenderam nesta aula. Você pode propor que esta etapa seja feita em conjunto com a etapa anterior (Sistematização).

Raio X
Pedir que os alunos resolvam a atividade proposta no slide e utilizem o relógio da etapa de Aquecimento apenas para conferência das respostas.
Os registros podem ser feitos em papel ou virtualmente com o auxílio do Google Formulários.

Convite às famílias
Convide a família a experimentarem o relógio proposto na etapa de Aquecimento para pensarem juntos sobre os ângulos que podemos encontrar em um relógio analógico.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_18GEO02

(EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas