11002
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Ângulos e frações de giro. Conhecendo e aplicando.

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre Ângulos, frações de giro.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Pereira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Adriane Pereira

Mentora: Daniela Pannuti

Revisora pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF04MA18) Identificação de ângulos retos e não retos (associação de ângulos com movimentos de giro; relação entre ângulos e frações; associação do ângulo reto com giro de 1/4 de volta).

Objetivos específicos

  • Estabelecer relação entre ângulos e frações.
  • Explorar frações de giro e representações de ângulos.

Conceito-chave

Ângulos, frações de giro.

Recursos necessários

  • Local fora da sala para realizar a atividade prática;
  • Atividades impressas em folha sulfite;
  • Datashow ( opcional);
  • Disco de frações;
  • Relógio pedagógico.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Organize a sala em “U”. Escreva o objetivo no quadro e leia junto com os alunos. Discuta com eles o que se espera que eles aprendam nesta aula. Procure levantar o que os alunos já sabem sobre o assunto. Peça que copiem o objetivo no caderno.

Discuta com a turma:

  • Vamos relembrar: quais tipos de ângulos temos?
  • Quantos graus correspondem ao giro completo ou volta completa?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Desenhe os relógios no quadro ou apresente por meio do datashow. Se tiver um relógio pedagógico, de madeira, E.V.A ou de qualquer outro material, pode utilizá-lo. Explore as horas e minutos com os alunos, tipos de ângulos e frações. Faça as perguntas sugeridas. Chame atenção deles de que uma volta completa corresponde a 60 minutos, ou 4/4,; meia volta, ou metade, 2/4 corresponde 30 minutos da hora; 15 minutos são ¼ da hora e corresponde a 15 minutos. Depois, compare os graus com a posição dos ponteiros. Faça as perguntas do slide 4. Mostre ao alunos que uma volta completa no relógio corresponde a 360 graus, meia volta 180, e ¼ corresponde a 90 graus.

Propósito: Compreender o conceito de ângulos de giros e suas respectivas frações.

Discuta com a turma:

  • No primeiro relógio, vemos que ele foi dividido em 4 partes. Que fração corresponde cada parte?
  • Quantos minutos temos em ¼ de hora?
  • Uma volta completa corresponde a 360 graus. Então, meia volta corresponde a quantos graus?
  • Em 2/4 de hora, temos 30 minutos. Quantos graus correspondem a essa volta?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Desenhe os relógios no quadro ou apresente por meio do datashow. Se tiver um relógio pedagógico, de madeira, E.V.A ou de qualquer outro material, pode utilizá-lo. Explore as horas e minutos com os alunos, tipos de ângulos e frações. Faça as perguntas sugeridas. Chame atenção deles de que uma volta completa corresponde a 60 minutos, ou 4/4,; meia volta, ou metade, 2/4 corresponde 30 minutos da hora; 15 minutos são ¼ da hora e corresponde a 15 minutos. Depois, compare os graus com a posição dos ponteiros. Faça as perguntas do slide 4. Mostre ao alunos que uma volta completa no relógio corresponde a 360 graus, meia volta 180, e ¼ corresponde a 90 graus.

Propósito: Compreender o conceito de ângulos de giros e suas respectivas frações.

Discuta com a turma:

  • No primeiro relógio, vemos que ele foi dividido em 4 partes. Que fração corresponde cada parte?
  • Quantos minutos temos em ¼ de hora?
  • Uma volta completa corresponde a 360 graus. Então, meia volta corresponde a quantos graus?
  • Em 2/4 de hora, temos 30 minutos. Quantos graus correspondem a essa volta?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Essa atividade deve ser realizada no pátio da escola, no primeiro momento. Desenhe no chão uma cruz para cada aluno e coloque-os no centro dele. Posicione-se em frente a eles. Dê os comandos: Dê um quarto de giro pela direita. Retorne a posição inicial. Agora dê um giro de 180 graus. A que ângulo corresponde? Retorne à posição inicial. Agora dê um giro completo. Prossiga assim, explorando ângulos, associando-os com frações. Faça com que respondam usando a nomenclatura correta. Se certifique de que todos vivenciem a atividade. Isso facilitará a compreensão por parte deles. Depois, em sala, entregue aos alunos a atividade em folha impressa. Enquanto eles realizam, circule na sala, use o guia e faça as intervenções quando for necessário.

Propósito: Compreender e identificar a fração de giro e o ângulo correspondente.

Discuta com a turma:

  • Levando em consideração o círculo, quantos graus corresponde a uma volta completa?
  • Qual a fração que corresponde a esta volta completa?
  • Tomando uma parte do círculo, se dividíssemos essa parte ao meio, qual ângulo teríamos? A que fração corresponderia esta parte?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Essa atividade deve ser realizada no pátio da escola, no primeiro momento. Desenhe no chão uma cruz para cada aluno e coloque-os no centro dele. Posicione-se em frente a eles. Dê os comandos: Dê um quarto de giro pela direita. Retorne a posição inicial. Agora dê um giro de 180 graus. A que ângulo corresponde? Retorne à posição inicial. Agora dê um giro completo. Prossiga assim, explorando ângulos, associando-os com frações. Faça com que respondam usando a nomenclatura correta. Se certifique de que todos vivenciem a atividade. Isso facilitará a compreensão por parte deles. Depois, em sala, entregue aos alunos a atividade em folha impressa. Enquanto eles realizam, circule na sala, use o guia e faça as intervenções quando for necessário.

Propósito: Compreender e identificar a fração de giro e o ângulo correspondente.

Discuta com a turma:

  • Levando em consideração o círculo, quantos graus corresponde a uma volta completa?
  • Qual a fração que corresponde a esta volta completa?
  • Tomando uma parte do círculo, se dividíssemos essa parte ao meio, qual ângulo teríamos? A que fração corresponderia esta parte?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Essa atividade deve ser realizada no pátio da escola, no primeiro momento. Desenhe no chão uma cruz para cada aluno e coloque-os no centro dele. Posicione-se em frente a eles. Dê os comandos: Dê um quarto de giro pela direita. Retorne a posição inicial. Agora dê um giro de 180 graus. A que ângulo corresponde? Retorne à posição inicial. Agora dê um giro completo. Prossiga assim, explorando ângulos, associando-os com frações. Faça com que respondam usando a nomenclatura correta. Se certifique de que todos vivenciem a atividade. Isso facilitará a compreensão por parte deles. Depois, em sala, entregue aos alunos a atividade em folha impressa. Enquanto eles realizam, circule na sala, use o guia e faça as intervenções quando for necessário.

Propósito: Compreender e identificar a fração de giro e o ângulo correspondente.

Discuta com a turma:

  • Levando em consideração o círculo, quantos graus corresponde a uma volta completa?
  • Qual a fração que corresponde a esta volta completa?
  • Tomando uma parte do círculo, se dividíssemos essa parte ao meio, qual ângulo teríamos? A que fração corresponderia esta parte?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos as estratégias que utilizaram para resolver a atividade. Aproveite este momento para retomar os pontos que ficaram em dúvida, explorando os possíveis erros e dificuldades encontrados pelos alunos. Monte um painel em cartolina, escolha uma atividade feita por um aluno e cole-a, para futuras consultas, em outras atividades.

Propósito: Discutir as respostas da atividade, reforçando ângulos e frações.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram compreender o conceito de ângulo de giro e sua relação com as frações?
  • Cada vez que o aluno retornava ao ponto de partida, quantos graus de giro ele dava?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 9 e 10)

Orientação: Retome os principais conceitos apresentados nesta aula, por meio de multimídia ou no quadro. Verifique durante esta retomada se os alunos compreenderam o conteúdo da aula. Peça que copiem em seus cadernos.

Propósito: Sistematizar os principais conceitos aprendidos na aula.

Discuta com a turma:

  • Quando no relógio, o ponteiro realiza uma volta completa, que ângulo temos?
  • E quando se passa meia hora, qual o ângulo?
  • Em ¼ de hora temos quantos minutos? Qual ângulo temos?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 9 e 10)

Orientação: Retome os principais conceitos apresentados nesta aula, por meio de multimídia ou no quadro. Verifique durante esta retomada se os alunos compreenderam o conteúdo da aula. Peça que copiem em seus cadernos.

Propósito: Sistematizar os principais conceitos aprendidos na aula.

Discuta com a turma:

  • Quando no relógio, o ponteiro realiza uma volta completa, que ângulo temos?
  • E quando se passa meia hora, qual o ângulo?
  • Em ¼ de hora temos quantos minutos? Qual ângulo temos?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Reforçe os principais conceitos aprendidos, por meio de esquema no quadro, ou se possível, por multimídia.

Propósito: Reforçar os principais conceitos aprendidos.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa e retome com os alunos a relação entre os ângulos e as frações. Deixe que façam sozinhos, pois esta atividade serve para avaliação da aprendizagem. Quando todos tiverem feito, faça a correção e complemente com as questões orais, sugeridas no discuta com a turma.

Propósito: Identificar os ângulos de giro (volta) e suas relações com as frações.

Discuta com a turma:

  • Observando o relógio da nossa sala, que horas ele marca agora? Temos um ângulo de meia volta, ¼ de volta ou menos que ¼ de volta?
  • O ângulo de ¼ de volta corresponde a 90 graus e 2/4 de volta corresponde a quantos graus?
  • E 4/4 de volta a quantos graus corresponde?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Organize a sala em “U”. Escreva o objetivo no quadro e leia junto com os alunos. Discuta com eles o que se espera que eles aprendam nesta aula. Procure levantar o que os alunos já sabem sobre o assunto. Peça que copiem o objetivo no caderno.

Discuta com a turma:

  • Vamos relembrar: quais tipos de ângulos temos?
  • Quantos graus correspondem ao giro completo ou volta completa?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Adriane Pereira

Mentora: Daniela Pannuti

Revisora pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF04MA18) Identificação de ângulos retos e não retos (associação de ângulos com movimentos de giro; relação entre ângulos e frações; associação do ângulo reto com giro de 1/4 de volta).

Objetivos específicos

  • Estabelecer relação entre ângulos e frações.
  • Explorar frações de giro e representações de ângulos.

Conceito-chave

Ângulos, frações de giro.

Recursos necessários

  • Local fora da sala para realizar a atividade prática;
  • Atividades impressas em folha sulfite;
  • Datashow ( opcional);
  • Disco de frações;
  • Relógio pedagógico.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Desenhe os relógios no quadro ou apresente por meio do datashow. Se tiver um relógio pedagógico, de madeira, E.V.A ou de qualquer outro material, pode utilizá-lo. Explore as horas e minutos com os alunos, tipos de ângulos e frações. Faça as perguntas sugeridas. Chame atenção deles de que uma volta completa corresponde a 60 minutos, ou 4/4,; meia volta, ou metade, 2/4 corresponde 30 minutos da hora; 15 minutos são ¼ da hora e corresponde a 15 minutos. Depois, compare os graus com a posição dos ponteiros. Faça as perguntas do slide 4. Mostre ao alunos que uma volta completa no relógio corresponde a 360 graus, meia volta 180, e ¼ corresponde a 90 graus.

Propósito: Compreender o conceito de ângulos de giros e suas respectivas frações.

Discuta com a turma:

  • No primeiro relógio, vemos que ele foi dividido em 4 partes. Que fração corresponde cada parte?
  • Quantos minutos temos em ¼ de hora?
  • Uma volta completa corresponde a 360 graus. Então, meia volta corresponde a quantos graus?
  • Em 2/4 de hora, temos 30 minutos. Quantos graus correspondem a essa volta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Desenhe os relógios no quadro ou apresente por meio do datashow. Se tiver um relógio pedagógico, de madeira, E.V.A ou de qualquer outro material, pode utilizá-lo. Explore as horas e minutos com os alunos, tipos de ângulos e frações. Faça as perguntas sugeridas. Chame atenção deles de que uma volta completa corresponde a 60 minutos, ou 4/4,; meia volta, ou metade, 2/4 corresponde 30 minutos da hora; 15 minutos são ¼ da hora e corresponde a 15 minutos. Depois, compare os graus com a posição dos ponteiros. Faça as perguntas do slide 4. Mostre ao alunos que uma volta completa no relógio corresponde a 360 graus, meia volta 180, e ¼ corresponde a 90 graus.

Propósito: Compreender o conceito de ângulos de giros e suas respectivas frações.

Discuta com a turma:

  • No primeiro relógio, vemos que ele foi dividido em 4 partes. Que fração corresponde cada parte?
  • Quantos minutos temos em ¼ de hora?
  • Uma volta completa corresponde a 360 graus. Então, meia volta corresponde a quantos graus?
  • Em 2/4 de hora, temos 30 minutos. Quantos graus correspondem a essa volta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Essa atividade deve ser realizada no pátio da escola, no primeiro momento. Desenhe no chão uma cruz para cada aluno e coloque-os no centro dele. Posicione-se em frente a eles. Dê os comandos: Dê um quarto de giro pela direita. Retorne a posição inicial. Agora dê um giro de 180 graus. A que ângulo corresponde? Retorne à posição inicial. Agora dê um giro completo. Prossiga assim, explorando ângulos, associando-os com frações. Faça com que respondam usando a nomenclatura correta. Se certifique de que todos vivenciem a atividade. Isso facilitará a compreensão por parte deles. Depois, em sala, entregue aos alunos a atividade em folha impressa. Enquanto eles realizam, circule na sala, use o guia e faça as intervenções quando for necessário.

Propósito: Compreender e identificar a fração de giro e o ângulo correspondente.

Discuta com a turma:

  • Levando em consideração o círculo, quantos graus corresponde a uma volta completa?
  • Qual a fração que corresponde a esta volta completa?
  • Tomando uma parte do círculo, se dividíssemos essa parte ao meio, qual ângulo teríamos? A que fração corresponderia esta parte?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Essa atividade deve ser realizada no pátio da escola, no primeiro momento. Desenhe no chão uma cruz para cada aluno e coloque-os no centro dele. Posicione-se em frente a eles. Dê os comandos: Dê um quarto de giro pela direita. Retorne a posição inicial. Agora dê um giro de 180 graus. A que ângulo corresponde? Retorne à posição inicial. Agora dê um giro completo. Prossiga assim, explorando ângulos, associando-os com frações. Faça com que respondam usando a nomenclatura correta. Se certifique de que todos vivenciem a atividade. Isso facilitará a compreensão por parte deles. Depois, em sala, entregue aos alunos a atividade em folha impressa. Enquanto eles realizam, circule na sala, use o guia e faça as intervenções quando for necessário.

Propósito: Compreender e identificar a fração de giro e o ângulo correspondente.

Discuta com a turma:

  • Levando em consideração o círculo, quantos graus corresponde a uma volta completa?
  • Qual a fração que corresponde a esta volta completa?
  • Tomando uma parte do círculo, se dividíssemos essa parte ao meio, qual ângulo teríamos? A que fração corresponderia esta parte?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Essa atividade deve ser realizada no pátio da escola, no primeiro momento. Desenhe no chão uma cruz para cada aluno e coloque-os no centro dele. Posicione-se em frente a eles. Dê os comandos: Dê um quarto de giro pela direita. Retorne a posição inicial. Agora dê um giro de 180 graus. A que ângulo corresponde? Retorne à posição inicial. Agora dê um giro completo. Prossiga assim, explorando ângulos, associando-os com frações. Faça com que respondam usando a nomenclatura correta. Se certifique de que todos vivenciem a atividade. Isso facilitará a compreensão por parte deles. Depois, em sala, entregue aos alunos a atividade em folha impressa. Enquanto eles realizam, circule na sala, use o guia e faça as intervenções quando for necessário.

Propósito: Compreender e identificar a fração de giro e o ângulo correspondente.

Discuta com a turma:

  • Levando em consideração o círculo, quantos graus corresponde a uma volta completa?
  • Qual a fração que corresponde a esta volta completa?
  • Tomando uma parte do círculo, se dividíssemos essa parte ao meio, qual ângulo teríamos? A que fração corresponderia esta parte?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos as estratégias que utilizaram para resolver a atividade. Aproveite este momento para retomar os pontos que ficaram em dúvida, explorando os possíveis erros e dificuldades encontrados pelos alunos. Monte um painel em cartolina, escolha uma atividade feita por um aluno e cole-a, para futuras consultas, em outras atividades.

Propósito: Discutir as respostas da atividade, reforçando ângulos e frações.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram compreender o conceito de ângulo de giro e sua relação com as frações?
  • Cada vez que o aluno retornava ao ponto de partida, quantos graus de giro ele dava?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 9 e 10)

Orientação: Retome os principais conceitos apresentados nesta aula, por meio de multimídia ou no quadro. Verifique durante esta retomada se os alunos compreenderam o conteúdo da aula. Peça que copiem em seus cadernos.

Propósito: Sistematizar os principais conceitos aprendidos na aula.

Discuta com a turma:

  • Quando no relógio, o ponteiro realiza uma volta completa, que ângulo temos?
  • E quando se passa meia hora, qual o ângulo?
  • Em ¼ de hora temos quantos minutos? Qual ângulo temos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 9 e 10)

Orientação: Retome os principais conceitos apresentados nesta aula, por meio de multimídia ou no quadro. Verifique durante esta retomada se os alunos compreenderam o conteúdo da aula. Peça que copiem em seus cadernos.

Propósito: Sistematizar os principais conceitos aprendidos na aula.

Discuta com a turma:

  • Quando no relógio, o ponteiro realiza uma volta completa, que ângulo temos?
  • E quando se passa meia hora, qual o ângulo?
  • Em ¼ de hora temos quantos minutos? Qual ângulo temos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Reforçe os principais conceitos aprendidos, por meio de esquema no quadro, ou se possível, por multimídia.

Propósito: Reforçar os principais conceitos aprendidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa e retome com os alunos a relação entre os ângulos e as frações. Deixe que façam sozinhos, pois esta atividade serve para avaliação da aprendizagem. Quando todos tiverem feito, faça a correção e complemente com as questões orais, sugeridas no discuta com a turma.

Propósito: Identificar os ângulos de giro (volta) e suas relações com as frações.

Discuta com a turma:

  • Observando o relógio da nossa sala, que horas ele marca agora? Temos um ângulo de meia volta, ¼ de volta ou menos que ¼ de volta?
  • O ângulo de ¼ de volta corresponde a 90 graus e 2/4 de volta corresponde a quantos graus?
  • E 4/4 de volta a quantos graus corresponde?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano