11001
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Álgebra

Plano de aula - Perceba-me se for capaz. Desafios de regularidade

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Sequências recursivas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_07ALG05

Recursos
- Necessários: papel e lápis e as imagens das atividades (por meio digital ou impressas).
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as imagens.

Para este plano, a sugestão é que foque na Atividade principal e na discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Retomada
em sua aula simultânea, apresente cada slide e faça a discussão com seus alunos, como indicado no plano de aula. Caso sua aula seja assíncrona, pode encaminhar instruções para que um familiar construa as cartas ou use cartas de baralho, colocando-as na sequência e que vá virando uma a uma, sempre solicitando que o aluno vá explicando o padrão apresentado. Se achar mais conveniente, faça uma sequência de imagens dos slides e oriente para que o familiar, que puder acompanhar a criança, vá mostrando uma a uma e conversando.

Atividade principal
A proposta deste plano é a formação de duplas para que analisem e respondam um, entre duas atividades diferentes. Se sua aula for simultânea, a sugestão é que divida a quantidade de alunos em 2 e envie a cada metade uma atividade. Neste momento da aula apresente a proposta e peça que cada um responda aquela que recebeu. No caso de uma aula assíncrona, envie todas as atividades, para que discutam com o familiar que puder acompanhar, observando sempre: Qual o padrão de regularidade que está formado? Qual é o próximo termo da sequência? Se não tiverem acesso à impressão, podem somente responder, copiando a sequência numérica de cada monstrinho e completando. Oriente as famílias com relação ao propósito e à utilização das questões para ajudar os alunos a refletirem e buscarem as respostas. Peça que te enviem as resoluções.

Discussão das soluções
Discuta com os alunos suas descobertas como indicado no plano de aula. Pode ir apresentando os slides, se desejar. Se tiverem que fazer em casa, como no caso de uma aula assíncrona, peça que expliquem, por escrito, o padrão de regularidade de cada sequência e te enviem juntamente com a atividade.

Encerramento
Finalize sua aula com o encerramento do plano de aula. Em aulas assíncronas envie uma devolutiva às atividades, contendo as intervenções que julgar necessárias e um fechamento, de acordo com o Encerramento do plano de aula.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide as famílias a acompanharem e conversarem com os alunos sobre as atividades, orientando-se pelas questões que enviou. Com certeza, a atenção dos familiares sempre que possível, contribuirá para que os alunos sintam-se incentivados a realizar a atividade e ampliará as possibilidades de aprendizagens. Aproveite para valorizar essa relação.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_07ALG05

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 1º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem investigação de padrões em operações matemáticas e em sequências recursivas figurais, com pessoas ou objetos.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas