Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Aline Florido de Figueiredo
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
Objetivos específicos
- Investigar e justificar a regularidade numa sequência de números naturais.
- Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.
Conceito-chave
Sequências recursivas
Recursos necessários
- Lápis preto
- Atividades impressas
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)
Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.
Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)
Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.
Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)
Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.
Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.
Discuta com a turma:
- Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)
Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.
Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.
Discuta com a turma:
- Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)
Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.
Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.
Discuta com a turma:
- Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)
Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.
Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.
Discuta com a turma:
- O número 10 mantém a regularidade desta sequência?
- Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9, 10 e 11)
Orientações: Leia para a turma com um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Esclareça que os monstrinhos novos que surgem não têm esta habilidade especial, apenas os originais. Então, permita que eles trabalhem em duplas e discutam as possibilidades de resolução. Entregue Zecta para uma parte das duplas e Póide para a outra parte.
Propósito: Promover a compreensão em sequências que acrescentamos ou diminuímos, para encontrar o seu padrão.
Material complementar para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9, 10 e 11)
Orientações: Leia para a turma com um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Esclareça que os monstrinhos novos que surgem não têm esta habilidade especial, apenas os originais. Então, permita que eles trabalhem em duplas e discutam as possibilidades de resolução. Entregue Zecta para um aparte das duplas e Póide para a outra parte.
Propósito: Promover a compreensão em sequências que acrescentamos ou diminuímos, para encontrar o seu padrão.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
- Qual é o próximo termo da sequência?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9, 10 e 11)
Orientações: Leia para a turma com um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Esclareça que os monstrinhos novos que surgem não têm esta habilidade especial, apenas os originais. Então, permita que eles trabalhem em duplas e discutam as possibilidades de resolução. Entregue Zecta para um aparte das duplas e Póide para a outra parte.
Propósito: Promover a compreensão em sequências que acrescentamos ou diminuímos, para encontrar o seu padrão.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
- Qual é o próximo termo da sequência?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 12 e 13)
Orientações: Chame uma dupla de alunos e peça que demonstrem como descobriram o padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame uma segunda dupla que resolveu a mesma questão sobre o monstrinho Zecta.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 12 e 13)
Orientações: Chame uma dupla de alunos e peça que demonstrem como descobriram o padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame uma segunda dupla que resolveu a mesma questão sobre o monstrinho Póide.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula. Refaça oralmente a sequência que determinou a quantidade final de monstrinhos.
Propósito: Adquirir vocabulário pertinente às aprendizagens do dia.
Raio x
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Explique com um tom de suspense que o “campo de força” é uma linha em volta e que eles devem traçá-la com lápis a fim de “proteger” a casa. Certifique-se de que eles entenderam a proposta em relação a perceber a sequência das casas sinalizadas como “raios”. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão numérico está apontado com os raios?
- Qual a relação entre os números das casas marcadas?
- De acordo com o que você percebeu no padrão numérico, qual será a próxima casa? O que você deve fazer para marcá-la?
- Você pode explicar como chegou a esta conclusão?
Material complementar para impressão: