11001
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Perceba-me se for capaz. Desafios de regularidade

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Sequências recursivas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência  de números naturais.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.



Conceito-chave

Sequências recursivas



Recursos necessários

  • Lápis preto
  • Atividades impressas

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Discuta com a turma:

  • Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Discuta com a turma:

  • Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Discuta com a turma:

  • Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Discuta com a turma:

  • O número 10 mantém a regularidade desta sequência?
  • Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Leia para a turma com um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Esclareça que os monstrinhos novos que surgem não têm esta habilidade especial, apenas os originais. Então, permita que eles trabalhem em duplas e discutam as possibilidades de resolução. Entregue Zecta para uma parte das duplas e Póide para a outra parte.

Propósito: Promover a compreensão em sequências que acrescentamos ou diminuímos, para encontrar o seu padrão.

Material complementar para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Álgebra desde cedo

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Leia para a turma com um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Esclareça que os monstrinhos novos que surgem não têm esta habilidade especial, apenas os originais. Então, permita que eles trabalhem em duplas e discutam as possibilidades de resolução. Entregue Zecta para um aparte das duplas e Póide para a outra parte.

Propósito: Promover a compreensão em sequências que acrescentamos ou diminuímos, para encontrar o seu padrão.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo termo da sequência?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Leia para a turma com um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Esclareça que os monstrinhos novos que surgem não têm esta habilidade especial, apenas os originais. Então, permita que eles trabalhem em duplas e discutam as possibilidades de resolução. Entregue Zecta para um aparte das duplas e Póide para a outra parte.

Propósito: Promover a compreensão em sequências que acrescentamos ou diminuímos, para encontrar o seu padrão.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo termo da sequência?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 12 e 13)

Orientações: Chame uma dupla de alunos e peça que demonstrem como descobriram o padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame uma segunda dupla que resolveu a mesma questão sobre o monstrinho Zecta.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 12 e 13)

Orientações: Chame uma dupla de alunos e peça que demonstrem como descobriram o padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame uma segunda dupla que resolveu a mesma questão sobre o monstrinho Póide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula. Refaça oralmente a sequência que determinou a quantidade final de monstrinhos.

Propósito: Adquirir vocabulário pertinente às aprendizagens do dia.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Explique com um tom de suspense que o “campo de força” é uma linha em volta e que eles devem traçá-la com lápis a fim de “proteger” a casa. Certifique-se de que eles entenderam a proposta em relação a perceber a sequência das casas sinalizadas como “raios”. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão numérico está apontado com os raios?
  • Qual a relação entre os números das casas marcadas?
  • De acordo com o que você percebeu no padrão numérico, qual será a próxima casa? O que você deve fazer para marcá-la?
  • Você pode explicar como chegou a esta conclusão?

Material complementar para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência  de números naturais.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.



Conceito-chave

Sequências recursivas



Recursos necessários

  • Lápis preto
  • Atividades impressas

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Discuta com a turma:

  • Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Discuta com a turma:

  • Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Discuta com a turma:

  • Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Discuta com a turma:

  • O número 10 mantém a regularidade desta sequência?
  • Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Leia para a turma com um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Esclareça que os monstrinhos novos que surgem não têm esta habilidade especial, apenas os originais. Então, permita que eles trabalhem em duplas e discutam as possibilidades de resolução. Entregue Zecta para uma parte das duplas e Póide para a outra parte.

Propósito: Promover a compreensão em sequências que acrescentamos ou diminuímos, para encontrar o seu padrão.

Material complementar para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Álgebra desde cedo

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Leia para a turma com um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Esclareça que os monstrinhos novos que surgem não têm esta habilidade especial, apenas os originais. Então, permita que eles trabalhem em duplas e discutam as possibilidades de resolução. Entregue Zecta para um aparte das duplas e Póide para a outra parte.

Propósito: Promover a compreensão em sequências que acrescentamos ou diminuímos, para encontrar o seu padrão.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo termo da sequência?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Leia para a turma com um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Esclareça que os monstrinhos novos que surgem não têm esta habilidade especial, apenas os originais. Então, permita que eles trabalhem em duplas e discutam as possibilidades de resolução. Entregue Zecta para um aparte das duplas e Póide para a outra parte.

Propósito: Promover a compreensão em sequências que acrescentamos ou diminuímos, para encontrar o seu padrão.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo termo da sequência?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 12 e 13)

Orientações: Chame uma dupla de alunos e peça que demonstrem como descobriram o padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame uma segunda dupla que resolveu a mesma questão sobre o monstrinho Zecta.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 12 e 13)

Orientações: Chame uma dupla de alunos e peça que demonstrem como descobriram o padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame uma segunda dupla que resolveu a mesma questão sobre o monstrinho Póide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula. Refaça oralmente a sequência que determinou a quantidade final de monstrinhos.

Propósito: Adquirir vocabulário pertinente às aprendizagens do dia.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Explique com um tom de suspense que o “campo de força” é uma linha em volta e que eles devem traçá-la com lápis a fim de “proteger” a casa. Certifique-se de que eles entenderam a proposta em relação a perceber a sequência das casas sinalizadas como “raios”. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão numérico está apontado com os raios?
  • Qual a relação entre os números das casas marcadas?
  • De acordo com o que você percebeu no padrão numérico, qual será a próxima casa? O que você deve fazer para marcá-la?
  • Você pode explicar como chegou a esta conclusão?

Material complementar para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 1º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem investigação de padrões em operações matemáticas e em sequências recursivas figurais, com pessoas ou objetos.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano