11001
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Perceba-me se for capaz. Desafios de regularidade

POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO 17/07/2018
Código: MAT1_07ALG05

1º ano / Matemática / Álgebra

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Sequências recursivas

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência  de números naturais.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.



Conceito-chave

Sequências recursivas



Recursos necessários

  • Lápis preto
  • Atividades impressas

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Discuta com a turma:

  • Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Discuta com a turma:

  • Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Discuta com a turma:

  • Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Discuta com a turma:

  • O número 10 mantém a regularidade desta sequência?
  • Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Leia para a turma com um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Esclareça que os monstrinhos novos que surgem não têm esta habilidade especial, apenas os originais. Então, permita que eles trabalhem em duplas e discutam as possibilidades de resolução. Entregue Zecta para uma parte das duplas e Póide para a outra parte.

Propósito: Promover a compreensão em sequências que acrescentamos ou diminuímos, para encontrar o seu padrão.

Material complementar para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Álgebra desde cedo

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Leia para a turma com um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Esclareça que os monstrinhos novos que surgem não têm esta habilidade especial, apenas os originais. Então, permita que eles trabalhem em duplas e discutam as possibilidades de resolução. Entregue Zecta para um aparte das duplas e Póide para a outra parte.

Propósito: Promover a compreensão em sequências que acrescentamos ou diminuímos, para encontrar o seu padrão.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo termo da sequência?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Leia para a turma com um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Esclareça que os monstrinhos novos que surgem não têm esta habilidade especial, apenas os originais. Então, permita que eles trabalhem em duplas e discutam as possibilidades de resolução. Entregue Zecta para um aparte das duplas e Póide para a outra parte.

Propósito: Promover a compreensão em sequências que acrescentamos ou diminuímos, para encontrar o seu padrão.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo termo da sequência?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 12 e 13)

Orientações: Chame uma dupla de alunos e peça que demonstrem como descobriram o padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame uma segunda dupla que resolveu a mesma questão sobre o monstrinho Zecta.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 12 e 13)

Orientações: Chame uma dupla de alunos e peça que demonstrem como descobriram o padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame uma segunda dupla que resolveu a mesma questão sobre o monstrinho Póide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula. Refaça oralmente a sequência que determinou a quantidade final de monstrinhos.

Propósito: Adquirir vocabulário pertinente às aprendizagens do dia.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Explique com um tom de suspense que o “campo de força” é uma linha em volta e que eles devem traçá-la com lápis a fim de “proteger” a casa. Certifique-se de que eles entenderam a proposta em relação a perceber a sequência das casas sinalizadas como “raios”. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão numérico está apontado com os raios?
  • Qual a relação entre os números das casas marcadas?
  • De acordo com o que você percebeu no padrão numérico, qual será a próxima casa? O que você deve fazer para marcá-la?
  • Você pode explicar como chegou a esta conclusão?

Material complementar para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência  de números naturais.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.



Conceito-chave

Sequências recursivas



Recursos necessários

  • Lápis preto
  • Atividades impressas

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Discuta com a turma:

  • Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Discuta com a turma:

  • Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Discuta com a turma:

  • Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 8)

Orientações: Esta atividade pode ser feita com cartas de um baralho convencional ou cartões com números. O ideal é dispor a carteira dos alunos em “U” ou fazer um círculo para que todos observem e participem da dinâmica do jogo. Proponha à turma um jogo de cartas. A cada Slide pergunte qual o próximo número da sequência até chegar ao número 10.

Propósito: Introduzir ludicamente a habilidade de análise numérica para descobrir um padrão.

Discuta com a turma:

  • O número 10 mantém a regularidade desta sequência?
  • Esse número se encaixa no padrão apresentado nas cartas?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Leia para a turma com um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Esclareça que os monstrinhos novos que surgem não têm esta habilidade especial, apenas os originais. Então, permita que eles trabalhem em duplas e discutam as possibilidades de resolução. Entregue Zecta para uma parte das duplas e Póide para a outra parte.

Propósito: Promover a compreensão em sequências que acrescentamos ou diminuímos, para encontrar o seu padrão.

Material complementar para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Álgebra desde cedo

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Leia para a turma com um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Esclareça que os monstrinhos novos que surgem não têm esta habilidade especial, apenas os originais. Então, permita que eles trabalhem em duplas e discutam as possibilidades de resolução. Entregue Zecta para um aparte das duplas e Póide para a outra parte.

Propósito: Promover a compreensão em sequências que acrescentamos ou diminuímos, para encontrar o seu padrão.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo termo da sequência?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Leia para a turma com um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Esclareça que os monstrinhos novos que surgem não têm esta habilidade especial, apenas os originais. Então, permita que eles trabalhem em duplas e discutam as possibilidades de resolução. Entregue Zecta para um aparte das duplas e Póide para a outra parte.

Propósito: Promover a compreensão em sequências que acrescentamos ou diminuímos, para encontrar o seu padrão.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo termo da sequência?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 12 e 13)

Orientações: Chame uma dupla de alunos e peça que demonstrem como descobriram o padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame uma segunda dupla que resolveu a mesma questão sobre o monstrinho Zecta.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 12 e 13)

Orientações: Chame uma dupla de alunos e peça que demonstrem como descobriram o padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame uma segunda dupla que resolveu a mesma questão sobre o monstrinho Póide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula. Refaça oralmente a sequência que determinou a quantidade final de monstrinhos.

Propósito: Adquirir vocabulário pertinente às aprendizagens do dia.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Explique com um tom de suspense que o “campo de força” é uma linha em volta e que eles devem traçá-la com lápis a fim de “proteger” a casa. Certifique-se de que eles entenderam a proposta em relação a perceber a sequência das casas sinalizadas como “raios”. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão numérico está apontado com os raios?
  • Qual a relação entre os números das casas marcadas?
  • De acordo com o que você percebeu no padrão numérico, qual será a próxima casa? O que você deve fazer para marcá-la?
  • Você pode explicar como chegou a esta conclusão?

Material complementar para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência  de números naturais.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.



Conceito-chave

Sequências recursivas



Recursos necessários

  • Lápis preto
  • Atividades impressas

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes