Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel e lápis, cartas com números e dado (que podem ser confeccionados).
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares.
Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, para que os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Retomada
Se for dar uma aula simultânea, apresente a atividade de aquecimento aos alunos e siga as orientações que estão no plano de aula. No caso de uma aula assíncrona, grave um vídeo e, após a apresentação da situação-problema, dê um tempo para que os alunos pensem e registrem sua solução. Então, vá realizando as questões presentes na orientação ao professor no plano de aula para que reflitam. Outra forma, de acordo com as oportunidades que tiverem, é que você envie a atividade (por meio digital ou impressa) para que façam em casa e te retornem os registros das resoluções. Em ambos os casos, solicite, então o acompanhamento de um familiar. Oriente as famílias para que estimulem os alunos a fazerem contagens, comparações, explorando a representação das quantidades de diferentes formas, estimulando o cálculo mental para chegarem ao resultado dos problemas, assim como o registro. Envie as questões para que as famílias orientem a realização e reflexão sobre a atividade:
- O que você fez para descobrir a resposta do primeiro problema?
- O que você fez para descobrir a resposta do segundo problema?
- O que você fez para descobrir a resposta do terceiro problema?
- Os números que usamos em cada problema foram os mesmos?
- Que resultado encontramos em cada problema?
- Como podemos registrar o que fizemos para descobrir o resultado?
Atividade principal
Independente do formato de aula que tenha possibilidade de realizar, envie as imagens ou impressões para que os alunos, juntamente com um familiar, possam preparar os materiais para o jogo. As cartas podem ser facilmente construídas e, se não tiverem um dado e não for viável confeccionar, pode ser substituído por cartõezinhos com os números, colocados num saquinho, por exemplo, para que façam o sorteio. Você também deve encaminhar as regras. Solicite que o aluno jogue com um familiar, antes da aula.
Discussão das soluções
Se não tiver encontrado uma maneira síncrona de se comunicar com os alunos, envie as questões abaixo para que conversem em casa. No caso de uma aula simultânea, discuta com os alunos as jogadas que eles registraram. Faça uma discussão adaptando as questões de acordo com o que os alunos apresentarem:
- Saiu 6 na carta. Se sair 6 no dado, o que acontece?
- Um colega pegou a carta 7. No dado saiu 3. O resto foi 4. Quanto deveria ter saído no dado para o resto ser 5?
- Outro colega tirou 9 na carta e 4 no dado. O resto foi 5. E, se no dado saísse um número diferente de 4, será que o resto seria 5? Por quê?
Encerramento
Envie a imagem ou impressão da tabela de registros do jogo preenchida com algumas possibilidades (modelo do slide de encerramento). Se estiver com os alunos simultaneamente, siga as orientações do plano de aula para esse slide. Caso a aula seja assíncrona, peça que preencham e te retornem.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, mas é importante que de alguma forma você tenha acesso à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos um momento de aprendizagem de forma divertida. Explique o objetivo do jogo para que fique claro para os familiares. É importante salientar que devem encorajar os alunos a realizarem as contagens, registros e comparações das quantidades de maneira mais independente possível. Proponha que auxiliem na confecção das cartas e na leitura e compreensão das regras da brincadeira.