Objetivo
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA
Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
Conhecimentos prévios
Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:
- Recitar a série numérica até 15;
- Reconhecer os números do zero ao 15;
- Quantificar até 15;
- Contar quantidades, subtraindo-as;
Objetivos específicos
- Identificar os conhecimentos dos alunos acerca de cálculo subtrativo com resto 5;
- Estimular o cálculo mental por meio do jogo “Resta 5”;
- Estimular as discussões em grupo por meio da verificação das combinações feitas e comparações entre si;
- Socializar nos grupos diferentes possibilidades de obter 5 por meio do jogo “Resta 5”.
Conceito-chave
Cálculo mental com resto 5.
Recursos necessários
- Material de contagem (opcional);
- Material para impressão: cartas numeradas; regras do jogo, tabela de registro das jogadas do jogo “Resta 5”; modelo de dado; atividade do Raio X;
- Cartaz (opcional): tabela de registro das jogadas, atividade do Raio X.
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3, e 4).
Orientação: Não é necessário projetar esse slide. Fale a frase que nele aparece para a turma. Explique que você apresentará três problemas e que o desafio é descobrir a resposta o mais rápido possível. Quem primeiro descobrir a resposta, fala. Estabeleça um critério para que aquele que primeiro descobrir a resposta possa se manifestar: ficar em pé, levantar a mão, ir à frente do quadro etc.
Propósito: Estimular o cálculo mental com resto 5, mobilizando os conhecimentos prévios dos alunos relativos a ação de retirar em contexto de resolução de problemas.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3, e 4).
Orientação: Projete o slide ou faça as perguntas que estão nele diretamente para os alunos. Explore os problemas separadamente. Leia cada problema pelo menos duas vezes. Aguarde as respostas dos alunos antes de passar para o próximo problema. Oriente-os a ficarem atentos à fala do professor, pois, após a segunda leitura de cada problema, quem souber a resposta deve responder logo em seguida, conforme o critério estabelecido no slide anterior. Convide três alunos para explicarem como pensaram para chegar no resultado. Faça as perguntas abaixo ou outras que julgar necessário. Faça perguntas diferentes para cada um dos três alunos.
Discuta com a turma:
- O que você fez para descobrir a resposta do primeiro problema?
- O que você fez para descobrir a resposta do segundo problema?
- O que você fez para descobrir a resposta do terceiro problema?
- Os números que usamos em cada problema foram os mesmos?
- Que resultado encontramos em cada problema?
- Como podemos registrar o que fizemos para descobrir o resultado?
Atividade principal
Tempo previsto: 17 minutos (5, 6, e 7).
Orientação: Organize previamente a turma em grupos de 4 alunos. Projete o slide ou apenas reproduza oralmente a fala que nele aparece.
Propósito: Explicar como se joga “Resta 5” e realizar o jogo.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo previsto: 17 minutos (5, 6, e 7).
Orientação: Projete o slide ou explique para as crianças o que será necessário para o jogo. Distribua previamente em cada grupo o material solicitado para a realização do jogo “Resta 5”:
- Cartas numeradas do 6 ao 11;
- Um dado com as quantidades de 1 a 6;
- Lápis para cada aluno e
- Tabela de registro das jogadas para cada aluno.
- Peça aos alunos que aguardem suas orientações para saber o que fazer com esse material.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo previsto: 17 minutos (5, 6, e 7).
Orientação: Projete o slide ou explique para os alunos as regras do jogo. Certifique-se de que os alunos entenderam como o jogo acontece. Oriente-os quanto à forma de preencher a tabela, explicando que onde estiver o desenho da carta devem escrever o número que saiu na carta que pegaram; no campo onde está o dado devem escrever a quantidade que vão tirar e onde está a frase “Quanto restou?” deve ser preenchido com o resultado do cálculo. Dê início ao jogo. Interaja com os alunos enquanto estão jogando. Passe pelas mesas. Fique atento às estratégias que estão empregando para conferir o resultado.
Observação: Primeiro é feita a verificação pelo grupo da resposta de cada jogador, conforme a vez de participação no jogo, para somente depois ser feito o preenchimento da tabela. Portanto, se algum aluno não conseguir ficar com o resto 5, após a checagem da resposta pelo grupo, não deverá preencher a tabela.
Discuta com a turma: modifique, se necessário, as perguntas de acordo com as jogadas que surgirem na sua turma.
- Saiu 6 na carta. Se sair 6 no dado, o que acontece?
- Um colega pegou a carta 7. No dado saiu 3. O resto foi 4. Quanto deveria ter saído no dado para o resto ser 5?
Outro colega tirou 9 na carta e 4 no dado. O resto foi 5. E, se no dado saísse um número diferente de 4, será que o resto seria 5? Por quê?
Materiais complementares:
As regras do jogo estão disponíveis aqui.
Discussão das soluções
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientação: Escolha alunos de diferentes grupos para socializarem suas jogadas. Convide-os a irem ao quadro mostrar como fizerem ou peça que expliquem como pensaram para descobrir o resultado.
Propósito: Estimular os alunos a explicarem suas estratégias de cálculo, favorecendo a capacidade de pensar sobre as formas de representar seu raciocínio, oportunizando a troca de opiniões, a verificação e a comparação de resultados.
Discuta com a turma:
- Será que todos conseguiram marcar ponto?
- Que jogadas vocês conseguiram fazer?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Projete ou reproduza em cartaz o slide do Encerramento. Faça o fechamento da atividade principal, destacando as jogadas que são possíveis com o jogo “Resta 5”. Estimule os alunos a completarem o quadro, falando o número que falta.
Propósito: Socializar o que foi aprendido com o jogo.
Raio x
Tempo previsto: 7 minutos.
Orientação: Projete ou reproduza no quadro ou em cartaz o problema. Leia a atividade pelo menos duas vezes. Certifique-se de que os alunos a entenderam. Entregue uma atividade para cada aluno e deixe-os trabalhar individualmente.
Propósito: Estimular os alunos a usarem o conhecimento adquirido.
Discuta com a turma:
- Será que todos os números do quadro podem ser usados?
Materiais complementares: